Quais os maiores benefícios de morar perto do trabalho?

6 minutos para ler

Morar perto do trabalho pode ser a solução ideal para quem vive em grandes metrópoles, principalmente pela exposição a determinados fatores, como trânsito e estresse, entre outros. É o que aponta a pesquisa “Saúde nas Grandes Cidades”, publicada no portal UOL, segundo a qual a exposição à poluição e a má alimentação reduzem a expectativa de vida.

Por outro lado, nem tudo é estresse e risco à saúde nos centros urbanos. Afinal, são neles que estão as principais oportunidades de trabalho e de lazer, sem contar as diversas comodidades que só quem mora na cidade grande tem à disposição. Nesse sentido, mudar de endereço em busca de um local mais próximo do trabalho é uma solução muito bem-vinda por juntar o útil ao agradável.

No entanto, como toda mudança radical, essa precisa ser muito bem pensada. Por isso, neste conteúdo, você vai conhecer o que está em jogo quando se decide morar perto do trabalho. Tenha uma ótima leitura!

Quais são os benefícios de morar perto do trabalho?

Embora a vida nas metrópoles tenha os seus desafios, com algumas medidas é possível aproveitar o que elas têm de melhor, como as praias, os shoppings e a infraestrutura. Uma delas é mudar para um endereço estratégico, onde se possa ficar perto do trabalho e, se possível, da escola dos filhos, da academia e de supermercados.

Entretanto, estar perto de onde são exercidas as atividades profissionais deveria ser prioridade, já que é nesse local que permanecemos a maior parte do nosso tempo, certo? Veja, a seguir, quais vantagens essa escolha representa.

Economia

Um dos maiores impactos de viver próximo de onde se trabalha acontece sobre o orçamento. Nesse caso, vamos considerar que você reside em um local em que se possa chegar ao trabalho caminhando em, no máximo, dez minutos.

A primeira economia gerada é com o transporte. Ao se deslocar a pé ou de bicicleta, por exemplo, o seu orçamento fica livre de despesas com passagens de ônibus, metrô ou combustíveis. Além disso, dependendo da distância para a sua casa, você pode economizar com a alimentação, caso você tenha o hábito de comer fora, sem contar que é uma ótima oportunidade de praticar exercícios. Não parece uma ótima ideia?

Menos estresse

De acordo com o Observatório das Metrópoles, a frota de veículos brasileira aumentou em 77% na década entre 2008 e 2018. A principal consequência desse crescimento foi o aumento nos congestionamentos, principalmente em capitais, como São Paulo, que chegou a registrar incríveis 245 km de trânsito parado em 2012.

Nem precisamos ir muito longe para concluir que se submeter ao trânsito dessa forma é prejudicial à saúde por aumentar o estresse e induzir a problemas, como a ansiedade. Sendo assim, ao morar perto do trabalho, a tendência é de que essa pressão diminua.

Mais tempo com a família

Menos tempo preso nos terríveis congestionamentos significa menos estresse e mais tempo livre para estar com quem amamos. Façamos um cálculo rápido para avaliar essa questão: se uma pessoa perde, por dia, duas horas no trânsito, ao final do ano, passará cerca de 500 horas “enjaulada”. Isso significa aproximadamente 20 dias ao ano longe de casa, do cônjuge e dos filhos. Em dez anos, a pessoa acumulará mais de um ano longe da família!

Aumento da qualidade de vida

Mais economia, mais tempo livre, menos trânsito e menos estresse só podem levar ao aumento na qualidade de vida. A respeito disso, vale destacar que o Brasil é o país líder em número de pessoas diagnosticadas com ansiedade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esse é um transtorno de comportamento que, se não tratado, pode gerar complicações e levar a outros problemas de saúde com o passar do tempo. Assim sendo, toda medida que ajude a reduzir a ansiedade e outros transtornos, como a depressão, é válida para melhorar a qualidade de vida.

Menos tempo no trânsito

Embora haja casos em que se possa adotar algumas medidas para aproveitar o tempo passado no trânsito — a meditação guiada, por exemplo — o ideal mesmo é evitá-lo. Nesse sentido, nada melhor do que mudar para um endereço em que se possa deixar o carro ou a moto na garagem, não é mesmo?

Isso sem contar que, no trânsito, ficamos mais expostos à ação de criminosos, principalmente de ladrões de veículos. No transporte público, por sua vez, nada pior do que ficar preso em um congestionamento dentro de um ônibus, trem ou metrô lotado. Morando perto do trabalho, você “corta o mal pela raiz”.

Mais qualidade de sono

Estresse e ansiedade levam a outros problemas de saúde, como vimos. Um deles é a insônia, uma condição que afeta 65% dos brasileiros, segundo um estudo publicado no Jornal Estado de Minas. Quando se mora próximo do local de trabalho, a tendência é de que esses fatores de risco para a falta de sono sejam minimizados.

Dessa forma, outra tendência é de que não só a quantidade de horas dormidas seja aumentada, mas também de que haja uma melhora da qualidade do sono. Afinal, você terá menos preocupações e pressões com que lidar diariamente.

Aumento da produtividade

Menos estresse, menos ansiedade, mais tempo com a família e sono de qualidade, somados, trazem mais disposição para trabalhar e divertir-se. Assim, naturalmente, você passará a produzir mais, o que, no longo prazo, pode gerar até mais oportunidades na carreira.

Lembre-se de que as grandes empresas, hoje, estão muito atentas à qualidade de vida dos seus colaboradores e uma forma de avaliar isso é pela produtividade.

Existem desvantagens ou “é tudo uma maravilha”?

Por fim, mudar de casa é um processo que demanda muito cuidado, principalmente em relação à escolha do imóvel. Nesse caso, prefira comprar ou alugar com o apoio da Conac, imobiliária com mais de 30 anos no mercado. Assim, morar perto do trabalho será com certeza a melhor decisão que você tomará a favor da sua qualidade de vida e do bem-estar de seus familiares.

Neste artigo, você conheceu as vantagens de se morar perto do trabalho e, de quebra, como se preparar para uma possível mudança. Esperamos que tenha sido uma leitura útil para você. Agora, aproveite e curta também a nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário