Morar perto da praia: quais as vantagens e como encontrar o melhor imóvel?

6 minutos para ler

Morar perto da praia é um sonho de consumo e não é por acaso. Além do privilégio de desfrutar da beleza da paisagem marinha, já existem provas científicas de que viver próximo ao mar traz benefícios à saúde. Essa é a conclusão a que chegaram os pesquisadores em um estudo publicado na revista Science Direct.

Liderado por acadêmicos da Escola de Medicina de Exeter, na Inglaterra, nele ficou constatado que as pessoas que vivem a menos de um quilômetro da costa são 22% menos propensas a desenvolver depressão e ansiedade. Isso em comparação com as que vivem cerca de 30 milhas de distância da água, o que dá cerca de 48 quilômetros.

Embora seja um motivo mais do que suficiente, não é apenas por fazer bem à saúde que viver junto ao mar é uma ótima escolha. Por isso, destacamos outras boas razões para você considerar seriamente a compra de um imóvel costeiro. Vamos ver quais são?

Bons motivos para você morar perto da praia

De forma empírica, ou seja, não comprovada cientificamente, é praticamente unânime que a proximidade do mar acalma e relaxa. No entanto, o bem-estar nem sempre justifica a escolha por uma moradia às margens do oceano. Afinal, há outras questões a serem consideradas quando se toma uma decisão tão séria como a escolha de um lugar para viver. Veja então que outros motivos você pode colocar na sua balança na hora de bater o martelo em relação ao seu próximo lar. 

Comprovados benefícios à saúde 

O estudo destacado na abertura também revelou que, entre as pessoas de baixa renda, a probabilidade de apresentarem doenças mentais é 40% menor quando se mora perto da costa. As evidências científicas dos benefícios à saúde mental não ficam por aí.

Segundo uma outra pesquisa da Universidade de Cambridge, além de ter menos problemas de saúde, as pessoas que vivem próximas do mar praticam esportes com mais frequência. Na amostra pesquisada, verificou-se que, em média, quem vive perto da praia dedica cerca de 5 dias por semana para se exercitar. Então, se você sofre de ansiedade ou gostaria de melhorar sua forma física, certamente morar perto da praia pode ajudar.

Contato com a natureza 

As pesquisas citadas também mostram que a proximidade com o mar e, consequentemente, com os ecossistemas marinhos têm propriedades relaxantes. Ademais, estar em contato com a natureza é, por si só, uma experiência positiva, ainda mais considerando o crescente apelo mundial pela preservação. Nesse aspecto, estar junto ao mar pode ser a melhor forma de desenvolver a consciência ambiental. Os biomas aquáticos e os seres que vivem neles vão agradecer.

Melhor qualidade de vida

Imagine acordar em um feriado ou fim de semana sem ter que se preocupar em fazer malas, pegar trânsito ou preparar o carro para uma longa viagem? Ou, ainda, ter ao lado de casa uma opção de lazer que é sucesso garantido para as crianças? São razões que reforçam ainda mais a ideia de que viver perto da costa traz mais qualidade de vida. 

Além disso, estar perto da praia pode trazer benefícios nesse aspecto se considerarmos, por exemplo, uma alimentação à base de frutos-do-mar. Com a proximidade do oceano, é certo que você poderá comprar alimentos desse tipo muito mais frescos e de qualidade superior, se comparados com os que se compra em locais mais afastados. Não é uma ótima pedida?

Conveniência para o lazer 

Dependendo da praia ou da região, é bastante provável que a oferta em termos de lazer e entretenimento nas imediações seja a melhor possível. Isso porque, geralmente, regiões litorâneas atraem estabelecimentos como quiosques, bares, restaurantes, danceterias e casas de show. Mas não são apenas os adultos que se dão bem nessa história. 

Para as crianças, só o fato de estar perto da água já garante a diversão. Se a praia estiver equipada com brinquedos, playgrounds e espaços de convivência, o que é bom fica ainda melhor. Lembre-se, ainda, de que é no mar que se pode praticar esportes como surf, bodyboard ou dar passeios incríveis de jet ski, ou de lancha.

Dicas para escolher um imóvel

Por outro lado, não é por ser perto do mar que qualquer imóvel vai servir. Como toda compra desse tipo, você precisará colocar na balança certos fatores para que sua escolha seja certeira. Veja então, na sequência, o que considerar antes de decidir por uma moradia perto da praia.

Considerar a localização 

Assim como não há bairros idênticos, o mesmo se aplica às praias. Algumas são mais isoladas, outras mais movimentadas e outras têm mais infraestrutura em termos de comércio e lazer. Por isso, na hora de escolher, procure pesar todos esses elementos e não deixe de considerar tudo que você achar importante. 

Para alguns, não ter bons supermercados por perto não faz diferença, mas para outros isso é prioridade. Viver na praia não significa que você está se isolando do resto da sociedade, então, procure ser estratégico na sua escolha e avalie o conjunto da obra.

Priorizar casa ou apartamento

Seja perto da praia ou não, sempre existirá o dilema entre escolher casa ou apartamento. Na prática, não existe um melhor do que o outro, já que cada um tem gostos e preferências distintas. Para alguns, a existência de portarias em prédios pode significar um incômodo à privacidade, enquanto que para outros é sinônimo de mais segurança

Por outro lado, uma casa pode ser a melhor escolha para quem tem família grande e gosta de receber parentes nos finais de semana ou para celebrar bons momentos. Avalie o que realmente importa e escolha conforme as suas necessidades.

Avaliar o custo-benefício

Pode ser, ainda, que uma casa ou apê perto da praia seja ótimo para melhorar a qualidade de vida, mas será que em termos profissionais é o melhor para você? Morar muito longe do trabalho pode significar ainda mais estresse, já que se leva mais tempo nos deslocamentos casa-trabalho e vice-versa. Ou seja, tudo é uma questão de medir a relação custo-benefício, e isso inclui até mesmo a aparentemente óbvia decisão de ir morar perto da praia.

Para finalizar: procure sempre alugar imóveis com uma imobiliária e evite tratar direto com o proprietário, como destacamos neste conteúdo!

Posts relacionados

Deixe um comentário