5 razões para você morar no Rio de Janeiro

6 minutos para ler

Morar no Rio de Janeiro é e sempre será uma boa opção, desde que a escolha seja criteriosa e considerando as características da cidade. A Cidade Maravilhosa, afinal, é a segunda maior do Brasil e, por seus atributos, é o cartão-postal número um do nosso país.

Além disso, embora seja uma capital, o Rio apresenta um custo de vida atrativo. Existem, ainda, outros fatores que devem ser ponderados, já que não faltam motivos para escolher a capital fluminense como lar.

Veja, nos próximos tópicos, quais são!

5 motivos para morar no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido tanto como um ponto turístico quanto como um excelente lugar para morar. Veja aqui algumas das principais razões para escolher o Rio de Janeiro como a sua cidade.

1. Belezas naturais

jornal Telegraph, da Inglaterra, indica o Rio como um dos mais belos lugares para se conhecer na vida — e isso não é à toa. Se existe um quesito no qual a cidade não tem concorrentes, sem dúvidas, é em belezas naturais. Copacabana, Pão de Açúcar e o Corcovado, com a estátua do Cristo, são apenas os mais conhecidos. 

Além desses incríveis pontos turísticos, vale a pena morar no Rio e desfrutar de algumas belezas, como:

  • Floresta da Tijuca — uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 4,2 mil hectares;
  • Pedra da Gávea — ótima para fazer trilha, escalada e saltar de parapente;
  • Praia da Barra — tradicional point de surfistas (em especial na praia do Pepê) e prática de naturismo, na região da Reserva.

2. Clima

Morar no Rio de Janeiro também é a melhor alternativa para quem prefere um lugar com clima sempre ensolarado. Sendo assim, a Cidade Maravilhosa é perfeita para os amantes do mar e da praia, já que, na maior parte do ano, seus dias são sempre quentes, e o céu, azul.

3. Lazer

Nem só de praia e natureza vive o carioca. Como grande centro urbano, o Rio conta com toda uma rede de equipamentos e de infraestrutura de lazer. No Maracanã, além das partidas de futebol, é possível assistir a grandes shows de artistas internacionais, que se apresentam esporadicamente no maior estádio do Brasil. 

Também há grandes casas de espetáculos, como o Vivo Rio e o Circo Voador. Vale destacar também o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo e 100% carioca.

4. Vida noturna

Outra característica do Rio de Janeiro que o torna um lugar dos mais interessantes é a sua sempre badalada vida noturna. Bairros boêmios, como Tijuca — com destaque para a praça Varnhagem —, Catete, Lapa e, mais recentemente, Botafogo, formam um conjunto perfeito para quem gosta de sair com amigos e se divertir. O simpático bairro da zona sul, inclusive, foi eleito recentemente como um dos 50 bairros mais descolados do mundo.

5. Universidades

O carioca trabalha e estuda, e muito, por sinal. Uma prova disso é que, no Rio, estão quatro das maiores universidades do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha. Nele, figuram em 3º lugar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); em 13º a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); em 17º, a Universidade Federal Fluminense (UFF, em Niterói); e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), em 19º lugar.

Vale, ainda, destacar que algumas regiões, como Zona Sul e Barra, apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos mais elevados do mundo. Só o bairro da Gávea, nesse aspecto, aproxima-se da nota máxima, já que seu IDH, em 2019, era de 0,970.

Dicas para escolher o melhor lugar para morar no Rio de Janeiro

Na escolha do imóvel ou de uma vizinhança, você deve ficar bem atento para decidir onde será seu novo lar no Rio de Janeiro. Confira aqui algumas dicas para tomar sua decisão.

Avalie a infraestrutura

Dentro do imóvel, é importante que a rede elétrica, de água e de telefonia estejam bem instaladas e recebam manutenção regular. Nas ruas, é necessário um bom pavimento, iluminação, acesso a serviços, entre outras coisas para tornar a sua vida mais confortável. Com as necessidades supridas, você poderá aproveitar melhor o Rio de Janeiro.

Confira a acessibilidade do bairro

Ter várias vias de acesso e proximidade com outros bairros é importante para quem pretende morar no Rio de Janeiro. Tanto para quem pretende usar o transporte público quanto para quem vai dirigir. Bons bairros são próximos de vias expressas, com facilidade para se deslocar até outros pontos sem perder muito tempo.

Leve em conta seu estilo de vida e rotina

Se você é o tipo de pessoa que gosta muito de praia, do contato com a natureza ou que precisa estar próxima do trabalho, isso vai afetar sua escolha de localização. É certo que haverá uma opção que atende às suas demandas, mas é sempre uma boa ideia tê-las em mente antes de começar.

4 bairros para morar no Rio de Janeiro

Se você já está pensando em se mudar, mas ainda não decidiu para onde, podemos recomendar alguns dos principais bairros do Rio de Janeiro. Confira.

Ipanema

Um dos bairros mais famosos da cidade, ele é conhecido por receber vários eventos culturais em sua praia, além de ter vários restaurantes, casas de shows e afins. Sem mencionar a famosa Praia do Arpoador, um dos principais pontos de encontro para a população. É o lugar ideal para quem está em busca de mais requinte em seu tempo dentro da cidade maravilhosa.

Barra da Tijuca

Outro excelente exemplo dos bairros próximos à praia, a Barra da Tijuca tem vários condomínios de alto padrão, assim como shopping centers e centros empresariais. Isso significa que, além de estar bem próximo do mar, também é provável que você esteja próximo ao escritório. Também é um bom bairro com acesso a vias expressas e ao centro da cidade.

Copacabana

Sem dúvida, o bairro mais famoso do Rio de Janeiro e um dos que mais atraem turistas. E, de quebra, também é um ótimo ponto para quem deseja aproveitar tudo o que a cidade maravilhosa tem a oferecer. Fácil acesso a vários outros bairros, excelente infraestrutura, comércio e serviços, tudo isso de frente para o calçadão mais famoso do mundo.

Leblon

Se você está em busca do bairro mais nobre do Rio de Janeiro, então está procurando pelo Leblon. Ele faz dupla com Ipanema como um grande polo gastronômico, de cultura e lazer. Não faltam opções aqui!

Então, não parece uma ótima ideia morar no Rio de Janeiro? A Cidade Maravilhosa apresenta, como toda cidade desenvolvida e urbanizada, desafios a superar, mas, de qualquer forma, suas qualidades acabam sempre falando mais alto. Opções não faltam em todos os sentidos!

Que tal foi conhecer mais sobre esses bairros do Rio de Janeiro? Quer mais informações e ajuda para encontrar seu imóvel perfeito? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário