DeCAD 2022: confira as principais informações

3 minutos para ler

Você sabe o que é a DeCad 2022? A Declaração Anual de Dados Cadastrais se tornou uma obrigatoriedade desde 2021 e deve ser feita por todo proprietário de imóvel ou terreno no Rio de Janeiro. Como toda nova exigência, é comum surgirem várias dúvidas sobre o assunto.

O melhor caminho para ficar em dia com o preenchimento e a atualização do cadastro é incluir essa tarefa na lista e se informar com antecedência para evitar a multa cobrada pela Prefeitura. Sendo assim, preparamos este texto com todos os detalhes da DeCad 2022. Boa leitura!

Entenda o que é o DeCad 2022

A DeCad entrou em vigor em 2021 e tem o objetivo de otimizar os cadastros de imóveis em todos os bairros. Assim, com a atualização anual, o cidadão deixa de enfrentar problemas em relação aos seus contratos e registros com a Secretaria da Fazenda.

Outro ponto que é importante ressaltar é que, com a DeCad, a população passa a ter acesso aos carnês de maneira mais simples quando for realizar o pagamento do IPTU.

Saiba quando preencher

O prazo para o preenchimento de 2022 ainda não foi aberto. Fique de olho no site da Prefeitura do Rio de Janeiro para acompanhar as atualizações.

Importância

Além de tornar as etapas menos burocráticas em relação aos contratos e registros, o preenchimento correto da DeCad proporciona alguns benefícios ao proprietário. Por exemplo, o desconto de até 5% no pagamento do IPTU do ano seguinte. No entanto, para que isso seja possível, o dono deve ter o cadastro atualizado e estar em dia com os pagamentos dos tributos do ano vigente.

O cadastro imobiliário atualizado também é fundamental para a boa governança da cidade. Afinal, o documento traz as informações descritivas dos imóveis e serve como ponto de partida para que seja realizada o cálculo de tributos. O gestor pode então, a partir disso, identificar os padrões de uso e ocupação do solo.

Acompanhe o passo a passo da DeCad 2022

Para realizar o preenchimento da DeCad 2022, o proprietário deve seguir algumas etapas simples. Antes de mais nada, reúna os dados que devem ser apresentados na declaração. São eles:

  • endereço da propriedade;
  • número do cadastro municipal;
  • identificação do contribuinte;
  • área edificada;
  • exercício da declaração;
  • utilização que envolve ser não edificado, residencial ou não residencial.

O primeiro passo, a partir disso, é acessar a página do IPTU no Portal Carioca. Depois, informe o número de inscrição do imóvel (presente no carnê do IPTU), clique no guia 00 e siga para escolher a cota. Existe a possibilidade da cota com desconto, o integral sem desconto e parcelado. Clique em gerar boleto e confirme a solicitação.

Gostou dessas informações? Então leia também sobre os 10 fatores que contribuem para a valorização imobiliária.

Posts relacionados

2 thoughts on “DeCAD 2022: confira as principais informações

  1. Boa tarde. Estou fora da cidade do Rio de Janeiro. Estou pedindo a 2a. via do meu condomínio do apt. 402 – vencimento 10-10-2022. Vv Ss sempre me enviaram por e-mail, agora pararam de enviar.

    Fui pedir pelo acesso rápido e aparece um aviso “a solicitação deve ser preenchida” ???!!! Como assim? se eu estava pedindo

Deixe um comentário