4 motivos para morar no bairro do Maracanã, uma das regiões mais tradicionais do RJ

6 minutos para ler

O Rio de Janeiro é uma das cidades de maior renome em todo o Brasil, sendo um de seus grandes centros turísticos. Não é a toa que tantas pessoas de dentro e de fora buscam morar em seus bairros mais famosos, tanto pelo seu valor histórico quanto pela excelente infraestrutura. O bairro do Maracanã é um excelente exemplo disso.

Dependendo do tipo de estilo de vida que você busca e dos seus recursos atuais, essa pode ser a localização perfeita para você alugar ou comprar um imóvel para viver com sua família. E se ainda estiver em dúvida, saiba que há muitos benefícios que você pode ganhar ao morar nesse bairro.

Para esclarecer melhor o assunto e tirar suas dúvidas, vamos falar um pouco sobre a história do bairro Maracanã e mostrar os principais motivos para morar nele. Acompanhe.

Conheça mais sobre o bairro do Maracanã

A história desse bairro começa bem antes da cidade, desde o Brasil colônia, quando a área não era nada além de uma região pantanosa que seguia o rio Maracanã. No ano de 1851, o rio foi canalizado, um processo que foi acompanhado do assentamento de casas e urbanização de toda a região.

Na época, a área era conhecida como “freguesia de São Francisco Xavier do Engenho Velho”, sendo usada na cultivação de arroz e de cacau. Na verdade, essa região acoberta vários outros bairros modernos, como Vila Isabel, Andaraí e toda a Grande Tijuca.

Durante a expansão da cidade do Rio de Janeiro, foram criados vários palacetes para receber a população mais abastada no bairro. Daí foi criada a rua São Francisco Xavier para interligar essas propriedades, uma das mais importantes em todo o bairro.

A expansão da urbanização na cidade levou a várias transformações, incluindo a retirada dos engenhos locais. Pouco a pouco, isso ajudou a criar o bairro como ele é visto hoje. Considerado uma área de classe média alta, com boa infraestrutura, várias ruas estritamente comerciais e outras residenciais.

Saiba sobre o estádio do Maracanã

Claro, não há como falar do bairro do Maracanã sem falar do estádio de mesmo nome. Ele foi criado no ano de 1950, como parte das obras para sediar a Copa do Mundo.

Um fato que passa despercebido é que, oficialmente, o Maracanã também é chamado de Estádio Jornalista Mário Filho. Isso por que, antes de sua construção, o vereador Carlos Lacerda queria que o estádio fosse construído em Jacarepaguá, mas, Mário Filho, um jornalista da época, conseguiu convencer ele e toda a população que o melhor lugar para essa construção seria no bairro do Maracanã, onde ficava o antigo Derby Club, que era uma zona desabitada usada para corridas de cavalos.

Além disso, Mário também incentivou que o estádio fosse construído como o maior do mundo de sua época, com capacidade para 150 mil pessoas. Como homenagem para todos os seus esforços, após sua morte, o estádio foi rebatizado com o nome do jornalista, mas o “Maracanã” ainda é o nome mais usado pela população e turistas.

Claro que o estádio e, por consequência, o bairro do Maracanã, foi palco de grandes eventos esportivos, mas ele também foi usado para sediar outros espetáculos, principalmente shows. Ivete Sangalo, Paul Mccartney, The Rolling Stones, Madonna, Kiss, Foo Fighters, entre muitos outros. A estrutura não deixa a desejar na hora de receber esses grandes artistas.

Veja 4 motivos para morar no bairro do Maracanã

Claro, a história é apenas uma das coisas que torna esse bairro um dos mais importantes do Rio de Janeiro. Você ainda tem bons motivos para viver lá nos dias de hoje.

Alguns dos principais motivos que podemos citar para você se mudar para esse local estão a seguir.

1. Acesso aos principais pontos da cidade

Quando você vive em uma cidade tão grande quanto o Rio de Janeiro, sempre há muitos bairros que você quer ou precisa acessar. Para isso, é importante ter boas vias de acesso.

O bairro do Maracanã tem uma posição privilegiada dentro do espaço urbano, com acesso rápido a vias expressas, contando com uma estação de trem e metrô e todo tipo de meio de transporte. Próximo ao centro da cidade, faz com que a mobilidade dos moradores seja bem ampla, tanto para quem usa carro quanto quem prefere o transporte público.

2. Várias opções de lazer e entretenimento

Contar com opções de lazer próximas da sua casa, como bares, cinema, boates, restaurantes, entre outras coisas, é sempre um ponto positivo. Ou, no mínimo, ter acesso fácil a esses espaços.

Como já mencionamos no tópico acima, os moradores do Maracanã podem acessar qualquer parte da cidade sem grande dificuldade. Mas também não é necessário ir muito longe. O bairro tem uma série de opções de entretenimento à sua disposição, seja qual for a sua preferência. Basta caminhar um pouco pelas ruas e você vai encontrar várias opções.

3. Serviços disponíveis nas redondezas

Além do entretenimento, outro fator a ser levado em conta na hora de escolher um bairro para morar é seu acesso a serviços, principalmente escolas e saúde. Esse é um fator muito importante para determinar sua qualidade de vida no local.

Felizmente, isso não é um problema no bairro do Maracanã. Ele também tem uma ampla gama de serviços essenciais, seja no próprio bairro ou em suas proximidades. Basta uma pequena caminhada e você poderá se consultar facilmente.

4. Opções de imóvel para todos os perfis

Por fim, mas não menos importante, você deve saber se o bairro em si tem o tipo de casa onde você deseja morar. Isso inclui o tamanho da propriedade, se é uma casa ou apartamento, localização, entre outras coisas.

Felizmente, esse bairro possui uma grande variedade de opções. Há ruas tranquilas, com pouca movimentação, e aquelas mais próximas das áreas comerciais. Também há apartamentos pequenos para solteiros e casas maiores para famílias inteiras. Basta buscar sua opção ideal.

Agora que você conhece melhor o bairro do Maracanã, deve saber se esse é o lugar onde você deseja morar. Basta um pouco de atenção, pesquisa e você encontrará seu imóvel ideal.

Quer ajuda para buscar a melhor oferta? Então, entre em contato com a Conac Imóveis agora mesmo e conheça nosso catálogo.

Posts relacionados

Deixe um comentário