Veja 6 melhores práticas para deixar o condomínio sustentável

6 minutos para ler

Tornar um condomínio sustentável vai muito além de contribuir com o meio ambiente. De fato, essas mudanças que envolvem hábitos, serviços e estrutura são fundamentais também na redução de custos e na mudança da convivência entre os moradores. O melhor caminho para que o processo aconteça com sucesso é conscientizar.

Nada adianta inserir diversas mudanças pensadas de maneira ecológica no condomínio, se os moradores não compreenderem sua importância. Dessa forma, busque soluções conforme a dinâmica de consumo e crie um planejamento detalhado para que os serviços sejam cada vez mais valorizados.

Ficou interessado? Confira 6 melhores práticas para deixar o condomínio sustentável. Acompanhe!

1. Aposte em energia renovável

Adotar o conceito sustentável em condomínios é uma forma de reduzir as emissões de C02 e melhorar a qualidade de vida dos moradores. A energia renovável traz muitas facilidades por ser reabastecida naturalmente e pode ser usada de diversas maneiras. Dessa forma, é possível escolher a opção que mais se encaixa com o perfil do condomínio. Veja a seguir os principais exemplos:

  • energia solar;
  • energia eólica;
  • hidrelétricas.

Um dos formatos mais usados é a energia solar. Isso porque além de ser uma energia completamente limpa, ela ainda representa muita economia para o condomínio de maneira geral. Hoje é possível instalar placas fotovoltaicas com o objetivo de usar múltiplas unidades consumidoras e a energia elétrica gerada passa ser compartilhada pelos apartamentos e áreas comuns do condomínio.

2. Reutilize água da chuva

A água da chuva pode ser reutilizada e gerar economia significativa. Isso porque ela tem menor concentração de poluentes quando comparada com outras fontes de água classificadas como urbanas. Uma das principais vantagens está na exigência de sistemas de tratamentos mais simples do que em outras opções disponíveis.

Dentro desse contexto, a reutilização de água também pode ser feita com a chamada água cinza, que é originada dos resíduos de uso doméstico, como a água da lavagem de roupas e outras atividades de limpeza. Como a água da chuva é direcionada para as calçadas ou para as redes fluviais, acontece o desperdício na rede pública de drenagem.

Todos esses fatores que indicam desperdício ficam ainda mais graves quando existem os entupimentos e as enchentes ocasionados pelo funcionamento inadequado do sistema. A partir disso, a água da chuva pode ser misturada com a água dos esgotos e praticamente dobram os volumes de água que precisam de tratamento.

Sistema de captação de água

Basta incliír um sistema de captação de água de chuva para conseguir um reaproveitamento adequado em cada uma das etapas. Vale destacar que adotar uma solução desse tipo não é algo complexo e representa muitos benefícios. Entre os principais componentes estão a captação, a filtração, o transporte e o armazenamento.

3. Substitua peças sanitárias

A substituição de peças sanitárias traz uma série de benefícios nas áreas comuns do condomínio, reduzem a necessidade de manutenção e tornam os apartamentos mais funcionais Nas áreas comuns, por exemplo, se mostra indispensável fazer esse tipo de investimento nas áreas em que acontece um uso mais intenso por moradores, colaboradores ou até mesmo visitantes.

Isso tudo faz parte da estratégia de economia de água, que muda as características do condomínio conforme o alinhamento com o conceito sustentável. Adotar um chuveiro com temporizador no local onde os funcionários tomam banho interfere diretamente no tempo embaixo da água, de acordo com uma programação prévia, por exemplo.

Outra proposta muito interessante está em incluir bacias com descarga reduzida de 3 e 6 litros especialmente em condomínios mais antigos que têm vasos com alto consumo de água. Os moradores entre o segundo e o terceiro andar recebem uma pressão de água muito potente normalmente.

Por este motivo, ao subir nos outros andares a pressão vai diminuindo e quando os moradores adotam esse tipo de equipamento, como torneiras com fechamento automático, as chances de reduzir os gastos com água se tornam uma realidade.

4. Faça uma horta

Ter uma horta no condomínio torna o ambiente muito mais agradável por ser uma excelente área de convivência. Outro benefício está na possibilidade de ajudar na saúde mental dos moradores e ainda servir como incentivo para adotar uma alimentação mais saudável no dia a dia.

Sem contar que embeleza a área em que a horta será plantada no condomínio. O primeiro passo é determinar o espaço de montagem. E saiba que existem hortas que se encaixam conforme as possibilidades de todos os modelos de condomínio, desde os mais compactos até os amplos que suportam uma grande variedade de verduras e legumes.

Além disso, também existe a possibilidade de organizar a horta no formato vertical, em paredes, que é uma das principais tendências dentro do conceito sustentável. A construção pode ser feita com materiais reutilizáveis, como garrafas PET ou caixas no estilo tetra pak.

5. Coloque em prática a coleta seletiva

A coleta seletiva faz a separação correta do lixo dos moradores de acordo com o tipo de resíduo selecionado previamente. Ao adotar essa prática, fica mais simples conscientizar os moradores sobre a importância do seu papel na transformação do espaço em um condomínio sustentável.

Entre os materiais separados estão metais, papéis, papelões e plásticos no setor de recicláveis. Já entre os não recicláveis estão papéis engordurados, etiquetas adesivas, papéis plastificados, entre outros. Apesar de ser um hábito adotado há bastante tempo em praças de alimentação, por exemplo, para implementar uma coleta seletiva em um condomínio é preciso montar um planejamento detalhado.

6. Utilize lâmpadas LED nas áreas comuns

Para focar em economia e eficiência, as lâmpadas LED são ainda melhores do que as fluorescentes. A principal vantagem é que elas têm o diodo que conta com uma capacidade luminosa capaz de produzir mais luz com um consumo menor de energia. O custo de compra é um pouco mais elevado, porém, a necessidade de troca costuma ser muito menor, pois esse tipo de lâmpada tem vida útil de aproximadamente 10 mil horas.

Pronto! Agora você já sabe como tornar um condomínio sustentável e aumentar a qualidade de vida dos moradores, diminuir custos e ainda incentivar bons hábitos. O diferencial, aqui, está em apostar também em projetos de conscientização para que os apartamentos também adotem essas medidas que são cheias de benefícios no convívio social.

Gostou das informações do artigo? Então, aprenda também como reduzir a conta de luz com soluções simples.

Posts relacionados

Deixe um comentário