Quem paga a manutenção de ar-condicionado em imóvel alugado?

6 minutos para ler

Em muitas partes do Brasil, o calor de algumas épocas do ano é bem maior do que qualquer um consegue suportar. Por isso que muitos imóveis recebem uma instalação de ar-condicionado ou mesmo um split, que é integrado com a estrutura. Alguns proprietários até fazem a instalação e a oferecem como forma de valorização do imóvel.

Porém, junto com esse benefício, também vem uma dúvida: de quem é a responsabilidade de pagar pela manutenção de ar-condicionado no imóvel alugado? É sempre do proprietário ou do inquilino? Ou é algo que depende da situação?

Esclarecer essa dúvida pode poupar uma série de dores de cabeça caso o aparelho apresente algum defeito. Para que você consiga lidar melhor com essa situação, vamos falar um pouco mais sobre a importância da manutenção e como definir quem deve pagar por ela. Acompanhe.

Quem é responsável pela manutenção de ar-condicionado em imóvel alugado?

Quando há qualquer tipo de manutenção ou reforma a ser realizada em um imóvel alugado, sempre há alguma disputa sobre quem deve arcar com os custos. As vezes é uma decisão clara, mas nem sempre esse é o caso.

Para esclarecer, falamos um pouco mais sobre as responsabilidades que cabem ao inquilino, aqueles que cabem ao proprietário e onde o ar-condicionado se encaixa.

Responsabilidades do inquilino

O padrão é que, ao alugar o imóvel, o inquilino se responsabilize por pequenos reparos, os quais geralmente decorrem de seu próprio uso do local. É o caso de retoques na pintura, reparo no gás, troca de lâmpadas etc. Mesmo que você faça uma pintura nova, ainda deve deixar tudo da mesma cor caso ocorra a expiração ou cancelamento do contrato de aluguel.

Isso também significa que qualquer dano causado ao imóvel em sua estadia é de responsabilidade do inquilino. Nesse contexto, há casos em que a manutenção de ar-condicionado será sua responsabilidade, Por exemplo, se você faz a instalação de um aparelho removível, o qual você tem o direito de levar embora quando quiser, então será seu trabalho tomar conta dele.

Responsabilidades do proprietário

O proprietário, por sua vez, fica responsável por tarefas de conservação do imóvel, por restaurações e por reparos em eletrodomésticos que fazem parte da estrutura. Seguindo essa ideia, o ar-condicionado também pode se encaixar entre essas responsabilidades.

Caso haja um problema no aparelho sem qualquer tipo de intervenção por parte do inquilino, então esse passa a contar como um problema estrutural do imóvel, o qual é responsabilidade total do proprietário. O inquilino só teria que pagar algo se o problema fosse resultado de suas ações, como uma reforma sem permissão do proprietário.

Qual é a importância da manutenção de ar-condicionado?

A instalação do ar-condicionado é um grande benefício para quem vai utilizar o imóvel. Porém, além disso, também é necessário fazer uma manutenção regular no aparelho, incluindo uma limpeza e verificação da parte elétrica.

Alguns dos principais motivos para isso estão a seguir.

Evitar o acúmulo de poeira

Dentro do ar condicionado há também um filtro pelo qual o ar passa antes de entrar ou sair do quarto. A função dele é simples: reter a poeira do lado de fora, evitando que ela entre em seu quarto. Sem ele, o aparelho apenas jogaria um monte de poeira do lado de fora para dentro.

Além disso, se o filtro não for trocado ou limpo regularmente, ele também pode ficar entupido, comprometendo a circulação do ar. Por isso é ideal que essa parte da manutenção seja feita com alguma frequência, evitando que a sujeira prejudique seu desempenho ou que cause algum problema de saúde.

Reduzir o desperdício de energia

À medida que o tempo passa, o aparelho de ar-condicionado tende a apresentar um desempenho mais fraco, pois suas peças se desgastam. Uma das consequências disso é que ele consumirá mais energia para obter a mesma performance, podendo puxar mais força mesmo enquanto ainda está desligado. Algo que se reflete diretamente em sua conta de luz.

Investir na melhor manutenção de ar-condicionado é indispensável para reduzir esse desperdício. Além da limpeza, também é ideal conferir a rede elétrica e fazer a troca de fios. E, em casos mais extremos, pode ser melhor fazer a troca completa do aparelho para não causar mais danos.

Garantir o melhor resfriamento

Não há motivo para ter um imóvel com ar-condicionado, se ele não puder resfriar adequadamente seus cômodos. Há sempre alguns exemplos de lugares que têm um aparelho, mas que não apresentam a performance desejada. Mesmo ligados por bastante tempo, a temperatura continua desconfortável.

Uma manutenção de rotina pode encontrar o cerne do problema, seja na forma como o aparelho está instalado, na rede elétrica ou em sua própria estrutura. Se houver algum defeito, ele pode ser corrigido o quanto antes para evitar mais desconforto.

Aumentar a durabilidade do aparelho

Algumas pessoas tendem a trocar qualquer coisa assim que notam o primeiro sinal de defeito ou de perda de performance. Porém, como você deve imaginar, essa não é a melhor atitude na grande maioria dos casos. Quase todo aparelho pode se manter funcionando com alguns reparos, os quais custam bem menos do que uma nova instalação.

A manutenção de ar-condicionado quase sempre é a alternativa mais barata para manter a qualidade do aparelho sem ter que investir em um novo. Essa é a melhor alternativa, independente de quem tenha responsabilidade pelo pagamento. Afinal, o inquilino não quer ficar sem o resfriamento e o proprietário não quer ter que fazer a troca.

Qual é a frequência ideal da manutenção?

Em apartamento ou casa, o tempo de espera entre uma revisão ou outra pode variar dependendo do tipo de manutenção. A limpeza deve ser algo bem mais frequente, podendo ocorrer ao menos uma vez por mês, dependendo do quanto o ar-condicionado é utilizado. Se for algo que fica ligado quase todo o tempo, então ele precisa ser limpo com mais frequência.

Já outras formas de manutenção, principalmente na parte elétrica e estrutural, são mais esporádicas. Uma revisão anual seria o mínimo indicado, além de algumas avaliações em caso de defeito aparente ou problema de funcionamento.

Com essas informações, você já entende um pouco melhor quem deve se responsabilizar pela manutenção de ar-condicionado em um imóvel alugado. E é sempre bom lembrar que ela não deve ser negligenciada, pois pode resultar em outros problemas estruturais.

E se quiser tirar mais dúvidas, veja também nosso artigo sobre reforma e manutenção do imóvel alugado.

Posts relacionados

Deixe um comentário