Restauração de imóveis: o que significa fazer e quais as características?

6 minutos para ler

Há muitos prédios e casas com bastante tempo de vida e de história. Alguns remontam a estilos de arquitetura bem característicos de uma época, enquanto outros têm valor sentimental. Porém, também é muito provável que esses imóveis já estejam em um estado de desgaste mais avançado, especialmente, aqueles mais antigos.

Para manter a qualidade do local e torná-lo utilizável novamente, a melhor solução é investir na restauração de imóveis. Esse é um procedimento bem mais comum hoje em dia, sendo ideal para quem deseja manter o charme de um apartamento ou casa, mas precisa que ele passe por uma modernização em sua infraestrutura.

Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe!

Quais são as diferenças entre reforma e restauração de imóveis?

Algumas pessoas confundem o conceito de restauração com o de reforma, pois ambos têm um entendimento parecido. Porém, tanto na teoria quanto na prática, eles seguem premissas bem diferentes.

Primeiramente, uma reforma é quando você corrige algum problema estrutural, muda as paredes de lugar, entre outras coisas do tipo. O objetivo final é tornar o local o mais bem vivível possível, pensando apenas nas restrições de orçamento. Em alguns casos, a conclusão é de que será melhor reconstruir tudo do zero.

Já a restauração é um pouco mais restrita. O objetivo é preservar o estado atual do imóvel ou devolvê-lo ao estado anterior, com o mínimo necessário de mudanças. A ideia é preservar o charme e o estilo já existentes, não tornar sua arquitetura mais moderna.

Esse tipo de restauração é mais comum em edifícios históricos. Assim como as reformas, o proprietário é quem tem o poder de decisão. Se você alugar o imóvel, é necessário que haja um acordo entre as partes com relação ao processo e aos custos.

Quais são as principais características da restauração de imóveis?

Durante a implementação da restauração, é necessário seguir alguns princípios. Veja quais são os principais deles.

Preservação da história do local

Como já mencionamos, a ideia de restaurar um imóvel é garantir que ele preserve aquilo de que tem de especial. No caso de edifícios históricos, que têm uma arquitetura única e característica de determinada época, a intenção é fazer com que ele pareça novo, como se tivesse acabado de ser construído.

Mesmo que pequenas alterações sejam feitas em alguns pontos, todas elas devem contribuir para a preservação de sua história. Tanto que, em algumas restaurações, certos defeitos podem ser mantidos de propósito.

Mescla de estilos

A base do estilo arquitetônico deve sempre ser preservada na restauração de imóveis. Porém, ela ainda pode ser complementada por pequenas mudanças e toques modernos, os quais não alteram a estrutura em si. Por isso que muitos edifícios que passam por esse processo acabam misturando múltiplos estilos.

Por exemplo, a tinta usada pode ter um tom diferente, que não seria o mesmo da época, mas que carrega o mesmo sentimento. Da mesma forma, a decoração e os móveis podem seguir uma linha um pouco mais moderna.

Adaptação aos padrões modernos de qualidade

Falando nisso, também é bom se lembrar do quanto a arquitetura e a engenharia evoluíram nos últimos anos. Graças a esses avanços, é possível criar imóveis com muito mais segurança e facilidade de manutenção do que antigamente. Isso evita incêndios, preserva a infraestrutura e melhora a qualidade de vida dos moradores.

Durante a restauração, esses aspectos internos são os que mais tendem a sofrer mudanças. Troca do encanamento, da fiação elétrica, entre outras coisas, podem ser feitas sem prejudicar o estilo desejado, mas ainda melhorando o imóvel para seu uso.

Menor liberdade no projeto

Por fim, mas não menos importante, é bom se lembrar de que as opções na hora de fazer uma restauração são mínimas. Por definição, você não pode preservar muito da estrutura ou da estética de um local se realizar alterações muito amplas.

Para algumas pessoas, isso pode ser um pouco problemático. Porém, trata-se de preservar a história de um lugar, sem ter que abandoná-lo nem derrubá-lo.

Quais cuidados devem ser tomados durante a restauração de imóveis?

Durante o processo, é necessário ter atenção redobrada para não cometer algum erro grave. Muitas pessoas fazem planos de restauração e acabam mudando coisas demais, o que vai contra a ideia original. Outras são tão restritivas que acaba não ocorrendo uma restauração efetiva. Veja, aqui, alguns cuidados que você deve tomar e como evitá-los.

Preserve a planta original

Um bom ponto de partida para manter a qualidade e a estética do imóvel é não mudar a planta original. Só de manter o máximo possível de paredes e cômodos no mesmo lugar você já consegue preservar boa parte da sensação de se movimentar pelo local, algo importante na arquitetura.

Além disso, é uma maneira de minimizar custos, já que trocar paredes e outras infraestruturas de posição pode sair bem caro.

Reconheça adaptações necessárias

Claro, também não é uma boa ideia ir para o extremo oposto desse espectro. A restauração de imóveis é necessária quando o local está perdendo seu charme original e/ou quando as condições de uso são menos que ideais.

Algumas alterações, como troca da fiação elétrica, encanamento e afins, podem exigir uma reforma mais ampla de materiais. As alterações no visual ainda serão mínimas, mas algumas podem ser importantes para contribuir com o processo.

Conte com ajuda profissional

Mesmo que você tenha algum entendimento da história do imóvel e de como deseja que ele fique, é bem difícil estabelecer todos os detalhes do que precisa ser preservado, o que deve mudar e como colocar tudo isso em prática. Assim como você faria em qualquer outro procedimento do tipo, a melhor opção é buscar um profissional capacitado para avaliar o imóvel e apontar o melhor caminho para fazer o serviço.

Agora que você entende um pouco mais sobre a restauração de imóveis e suas características, pode começar a se planejar de acordo com o que leu por aqui. Porém, se você é inquilino de um imóvel alugado, precisa ter atenção a alguns outros pontos.

 Para esclarecer melhor isso, leia também nosso artigo sobre reforma em apartamento alugado e descubra exatamente o que deve saber sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário