5 benefícios de contar com a intermediação imobiliária

6 minutos para ler

Seja para adquirir ou alugar um imóvel, o processo necessário pode ser bem complicado e trazer diversas dúvidas. Entender o preço adequado de compra ou locação, conhecer seus direitos nessa transação e saber como implementá-los pode exigir bastante conhecimento específico dentro da área. E se você não tomar os devidos cuidados, com certeza será bem mais difícil encontrar o imóvel ideal pelo preço certo.

Uma forma de lidar com isso é buscar ajuda profissional de intermediação imobiliária. Para aqueles que não têm muito conhecimento sobre o mercado imobiliário, essa é a melhor alternativa para não fazerem um mau negócio e para facilitar a busca pelo seu imóvel desejado.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a intermediação, como ela funciona e quais são os principais benefícios que ela traz. Acompanhe.

O que é intermediação imobiliária?

Como mencionamos, não é toda pessoa que entende como o mercado imobiliário funciona ou tem tempo para se informar antes de buscar um imóvel. Nesses casos, contar com a ajuda de um especialista na área é muito mais eficiente e seguro do que se aventurar às cegas.

Esse é o papel do intermediador imobiliário, um profissional que entende como este setor funciona e pode te ajudar a encontrar o imóvel que busca com mais segurança. Seu trabalho é atuar como mediador durante a negociação, garantindo que ambas as partes envolvidas terão seus interesses e direitos preservados.

Junto a isso, também vem o trabalho de organizar e solicitar a documentação necessária para validar o contrato de compra ou locação do imóvel — um passo importante para garantir a satisfação de ambas as partes. Como compensação, esse profissional geralmente recebe uma comissão, ou atua como representante de uma imobiliária.

Quais são as 5 vantagens da intermediação imobiliária?

Considerando todas as dificuldades envolvidas no processo de adquirir ou alugar um imóvel, buscar um intermediador pode ser uma excelente escolha. Alguns dos principais benefícios que ele oferece estão a seguir.

Praticidade para lidar com a burocracia

Um dos maiores desafios no mercado imobiliário é lidar corretamente com a parte legal e burocrática do processo de compra ou locação. Há vários documentos que são necessários, além de conferir registros e garantir que o imóvel está em situação regular. Quanto mais desses detalhes estiverem desalinhados na hora de fechar o contrato, mais dor de cabeça você terá com sua nova casa.

O papel do intermediador aqui é acompanhar esse processo burocrático, identificando quais são as exigências envolvidas e como elas devem ser atendidas. Então o intermediador vai repassar as informações necessárias para as partes envolvidas, pedindo os documentos e assinaturas necessárias para validar a negociação e evitar problemas ao longo do caminho.

Elaboração da vistoria ou avaliação imobiliária

Antes de fazer a locação ou compra de um imóvel, um dos processos mais importantes é a vistoria (no caso da locação) ou avaliação imobiliária (em caso de compra). Nesse caso, um profissional fará uma avaliação do imóvel, identificando quais são os principais aspectos, em quais condições ele se encontra e se há algum defeito ou problema estrutural que deve receber atenção. Depois, todos esses fatores são anotados e o comprador ou locador é notificado.

Para um contrato de locação, a vistoria esclarece quais são as condições exatas do imóvel logo antes de o inquilino receber as chaves. No fim do contrato, o morador terá que devolver o apartamento em condições iguais ou melhores que as especificadas na vistoria.

Já para a compra, a avaliação imobiliária também esclarece fatores que são de interesse do comprador. Em alguns casos, isso pode levar a uma desistência da compra. Em outros, pode implicar em um valor de compra mais baixo que o original.

Mais segurança na transação

Assim como ocorre em qualquer outro setor, o mercado imobiliário também possui algumas transações que envolvem mais risco. Se uma das partes envolvidas agir de má fé ou não estiver devidamente qualificada, pode ser difícil assegurar seus direitos durante a negociação. É o caso, por exemplo, de um proprietário que vende um imóvel defeituoso sem o devido registro e depois não pode ser registrado.

Para poder proteger seus direitos, é importante passar por todos os processos legais envolvidos na compra ou na locação de imóveis. Nesse ponto, o intermediador é uma figura ainda mais importante, pois trabalha para garantir que a transação será realizada de forma legal e segura. Dessa forma, você não terá que se preocupar tanto com o risco de perda.

Encontrar o preço certo para sua negociação

Mesmo que um imóvel seja anunciado com um preço pré-determinado ou estimado com base no valor do metro quadrado em um bairro, quase sempre há espaço para negociação entre as partes. Ao levar em conta fatores como as condições do imóvel em si, acesso a serviços ou problemas na propriedade, é possível chegar a um preço mais justo, mas que ainda seja satisfatório para ambas as partes envolvidas.

Outra contribuição que a intermediação imobiliária pode trazer é um entendimento aprofundado sobre o mercado e como cada fator deve determinar o preço final. Com o respaldo de um profissional, é mais fácil alcançar o preço certo para cada imóvel, considerando também a vistoria e outros fatores internos. Além de ser mais fácil chegar a um acordo com o proprietário.

Auxílio na busca por crédito imobiliário

Por último, o intermediador também pode auxiliar o comprador na hora de buscar crédito para financiar a aquisição do imóvel. Uma tarefa que pode ser bem difícil para alguém que não tem um histórico nessa área.

O primeiro passo aqui costuma ser a análise de crédito. O profissional ou a empresa responsável pela mediação deve avaliar os ganhos do comprador nos últimos meses, suas garantias e sua reserva em conta, analisando suas chances de arcar com todas as despesas. Inclusive, a partir dessa análise, isso deve também auxiliar você na hora de buscar um financiamento para seu imóvel, o que inclui conseguir melhores taxas e prazos.

Contar com a intermediação imobiliária é cada vez mais importante, tanto para sua segurança quanto para lidar com a burocracia e complexidade do mercado imobiliário. E se você estiver procurando essa ajuda, a Conac Imóveis está aqui para prestar toda a assistência necessária.

Entre em contato com a Conac e veja como podemos auxiliar.

Posts relacionados

Deixe um comentário