Bairro da Urca: 6 vantagens de morar em uma das regiões mais tradicionais do RJ

6 minutos para ler

Escolher morar no bairro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro, é escolher mais qualidade de vida e se deparar diariamente com paisagens incríveis.

A impressão de quem vive na região é a de estar em uma pequena e paradisíaca cidade dentro da capital, pois é um local predominantemente residencial, com excelente infraestrutura e índices baixíssimos de criminalidade.

Esses motivos fazem com que morar no bairro seja um desejo de muitos, tanto de pessoas de fora quanto das que já moram no Rio. Se você está em busca do local ideal para morar com a família, confira este post e descubra as principais vantagens de morar no bairro da Urca!

1. Localização privilegiada

Situado na zona sul e fazendo limite com o Botafogo e o Leme, o bairro da Urca é uma região cercada pelo mar e pelas águas da Baía de Guanabara, tendo praia em ambos os lados. Assim, conta com cenários deslumbrantes, como a vista para o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. O bairro é nobre, formado por edifícios baixos e muito charmosos.

Além disso, muitos nomes ilustres moram ou já moraram na região, como Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, Lenine e Roberto Carlos. Outros fatores que fazem com que a localização seja privilegiada são as atrações, a segurança e a infraestrutura, como veremos ao longo do post.

Por fim, vale a pena ressaltar que, na região, é possível encontrar uma seleção exclusiva de imóveis tanto para venda quanto para locação

2. Tranquilidade

Cerca de 7 mil pessoas vivem no bairro da Urca, onde, conforme comentamos, prevalecem os imóveis residenciais. Essa é uma região pequena, tranquila e confortável, ideal para quem está em busca de privacidade, conforto e segurança. Isso faz com que seja uma das áreas preferidas dos cariocas, sejam visitantes ou moradores.

Seu ambiente transita entre o boêmio e o bucólico, com trechos bem arborizados e muitas praças e jardins, onde as pessoas podem caminhar tranquilamente e apreciar as paisagens que só o Rio de Janeiro oferece.

3. Segurança

A segurança é um requisito fundamental para quem procura o lugar ideal para morar. Também nesse aspecto, o bairro da Urca é uma excelente opção, pois é considerado um dos mais seguros da capital.

Um dos motivos para isso é a sua posição estratégica: o bairro conta somente com uma entrada. Outro fator que contribui para os índices extremamente baixos de criminalidade é a presença de um quartel do Exército e outras instalações militares, como a Escola de Comando do Exército.

Também por conta da boa segurança, a Urca tem um excelente índice de desenvolvimento humano: seu IDH de 0,952 é o 13° entre os 126 bairros do Rio de Janeiro.

4. Opções de lazer

Engana-se quem pensa que por se tratar de um bairro pequeno e residencial não há muitas opções de lazer na Urca. A região conta com diversas atrações que agradam a todos os perfis. A seguir, confira as principais.

Praia Vermelha

Uma praia pequena e charmosa bastante frequentada pelos moradores que querem fugir do agito. O nome se dá em virtude da cor que a areia adquire em determinadas horas. Com 250 metros de extensão e uma vista impressionante para o Pão de Açúcar, é uma das mais belas praias da zona sul.

Uma curiosidade: nos tempos do Brasil Colônia, a Praia Vermelha foi considerada um ponto estratégico para a defesa da cidade. Por isso, há fortes com canhões em suas extremidades.

Há também o Círculo Militar da Praia Vermelha, uma popular opção de lazer que os moradores adoram, pois o espaço conta com academia, churrasqueiras e piscinas.

Morro da Urca e Pão de Açúcar

Para os amantes da natureza e adeptos de esportes radicais e ao ar livre, há o Morro do Pão de Açúcar, um dos monumentos naturais mais famosos do Brasil e símbolo do Rio.

A vista do alto dos seus 396 metros é uma das mais incríveis da cidade e, para apreciá-la, é possível ir de bondinho ou escalando uma das faces.

O Morro da Urca é o menor do Pão de Açúcar e conta com uma trilha de nível fácil e bem sinalizada, perfeita para um passeio em família. Lá em cima, é possível desfrutar de cafés e restaurantes enquanto se aproveita a vista.

Mureta da Urca

Rodeando a Baía de Guanabara, a Mureta da Urca oferece uma vista única do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. A área é muito gostosa para se aproveitar o entardecer, apreciando o pôr do sol e os cardápios dos cafés, bares e restaurantes do local.

Devido a essa beleza, esse é um ponto de encontro que reúne muitas pessoas em busca de descanso e relaxamento em um ambiente descontraído e com uma vista inigualável.

Outros pontos interessantes são o Instituto Benjamin Constant, o antigo Cassino da Urca, Museu de Ciências da Terra, Iate Clube, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o Forte São João, Praça General Tibúrcio.

Além disso, há diversos bares e restaurantes para apreciar a gastronomia, praças para passeios ao ar livre ou de bicicleta, passeios de helicóptero, aulas de mergulho e pesca, entre tantas outras atividades.

5. Instituições de ensino

Os moradores do bairro da Urca nem precisam se deslocar aos outros bairros para ter acesso a instituições de ensino de referência. Há 8 escolas e dois campi universitários — Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Há, ainda, o Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Benjamin Constant (IBC), Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Isso faz com que a região seja privilegiada também no quesito educação.

6. Locomoção

Não há metrô no bairro da Urca. O transporte público é feito por ônibus, que levam os passageiros principalmente ao centro da cidade e aos bairros de Botafogo, Jardim Botânico e Ipanema.

Entre as avenidas e ruas mais famosas está a Avenida Pasteur, o grande portal de acesso para o bairro e que segue direto até a Praça General Tibúrcio. O trânsito é tranquilo, outro fator que faz com que o bairro seja um dos mais procurados para se morar.

Por fim, se você procura um imóvel na zona sul do Rio de Janeiro, saiba que o bairro da Urca é uma excelente opção para quem busca mais qualidade de vida. Afinal, a região tem os ares de uma cidade pequena, mas com uma infraestrutura de alto padrão, com segurança e inúmeras opções de lazer.

Quer ajuda para encontrar seu imóvel nesse bairro tão querido dos cariocas? Então, entre em contato com a Conac Imóveis para que possamos encontrar a opção perfeita para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário