Bairro de Botafogo: entenda porque ele é um dos mais interessantes para viver

6 minutos para ler

Um dos símbolos de um Rio de Janeiro multicultural, rico e pujante é o sempre simpático bairro de Botafogo. Como muitas localidades cariocas, a história da região começa com o primeiro grande senhor de terras a ocupar seus espaços.

Nesse caso, estamos falando de João Pereira de Sousa, mais conhecido como “Botafogo”, antigo chefe de artilharia no antigo galeão do qual herdou o apelido. Vizinho do não menos famoso bairro do Flamengo, Botafogo reúne tudo o que é preciso em um local bem estruturado, sem perder o charme dos bairros residenciais.

Está em seus planos se mudar para essa joia da Zona Sul do Rio? Então, continue lendo para saber o que há de melhor em um dos locais mais aprazíveis da Cidade Maravilhosa!

Um lugar cheio de história

O marco zero da história do bairro de Botafogo é a cessão das terras, onde hoje se localiza, por Estácio de Sá a Francisco Velho em 1590. Por sua vez, Francisco venderia suas posses para João Pereira de Sousa — que, como vimos, viria a batizar a localidade com o seu próprio apelido.

Após a chegada da família real portuguesa ao Rio, em 1808, Botafogo rapidamente se tornou o refúgio preferido da novíssima nobreza carioca. Foi então que o local deixou de ter cara de fazenda, passando a ser urbanizado e equipado com um nascente comércio.

A partir dos séculos XX e XXI, o bairro viria a sediar importantes escolas, empresas, institutos e órgãos públicos. Alguns dos mais renomados são:

  • Colégio Santo Inácio;
  • Colégio PH;
  • Coca-Cola;
  • Peugeot/Citroen;
  • Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL);
  • Consulado de Portugal no Rio de Janeiro;
  • Clube de Regatas Guanabara;
  • Biblioteca Machado de Assis.

As vantagens de morar em Botafogo

É possível perceber que não faltam alternativas para se viver bem no bairro de Botafogo, certo? Tantas opções fizeram com que a localidade — de 82.890 habitantes, segundo o censo 2010 — fosse apontada como a número 1 no Índice de Progresso Social.

O IPS, criado pela Fundação Pereira Passos em 2016, avalia a qualidade de vida a partir de indicadores como degradação de áreas verdes, mobilidade e mortalidade infantil. Nesses quesitos, nenhum outro bairro carioca supera Botafogo, o campeão em bem-estar de acordo com o índice.

As estatísticas apontam e a gente reforça, pois esse bairro de fato é um lugar em que vale a pena viver. Confira!

Comércio diversificado 

Só na região próxima da enseada de Botafogo, o morador encontra dois grandes shoppings centers: o Rio Sul, às portas do Túnel Novo, e o Botafogo Praia Shopping, com uma vista de tirar o fôlego para a enseada de Botafogo, emoldurada pelo espetacular Pão de Açúcar.

Mas não pense que em Botafogo sobrevivem apenas os grandes centros comerciais. Nas ruas Voluntários da Pátria e São Clemente, as principais do bairro, encontra-se um diversificadíssimo comércio de rua. 

Nele, o morador tem acesso a uma enorme variedade de serviços e lojas. Há pet shops, salões de beleza, barber shops e, claro, muitos bares e restaurantes — em especial na sempre badalada Cobal e na rua Nelson Mandela.

Ótimo custo-benefício

Embora tenha um dos metros quadrados mais caros do Rio, Botafogo representa uma ótima opção em termos de custo-benefício. Afinal, pouquíssimas regiões da cidade e até do Brasil reúnem tantos atributos em um só lugar. Trata-se de um bairro urbanizado, mas que ainda preserva recantos como o Largo dos Leões e a própria enseada, com sua vista magnífica e um dos cartões-postais do Rio. 

O local também conta com um comércio extremamente dinâmico e variado, que o torna autossuficiente em todos os quesitos. Ou seja: quem mora em Botafogo não precisa se deslocar para parte alguma quando precisa de algo.

Opções gastronômicas

Além da já destacada Cobal, nos últimos anos o bairro de Botafogo passou por um processo de reinvenção cultural que o levou a ser apelidado de BotaSoho, em referência ao efervescente distrito londrino.

Bares, pubs e muitos restaurantes se multiplicaram no local, tornando-o um dos destinos mais procurados pelos amantes da vida noturna e da boa gastronomia. Nesse contexto, a já destacada rua Nelson Mandela também é o epicentro do agito, pois concentra boa parte da nova safra de estabelecimentos dedicados ao convívio e ao lazer.

Excelente infraestrutura em transporte

Embora haja quem o considere um local de passagem por estar no meio do eixo Barra/Zona Sul — Centro, a verdade é que Botafogo conta com a infraestrutura de um grande bairro. Prova disso é a presença de uma das maiores estações do metrô em volume de passageiros.

Além do transporte sobre trilhos, há diversas linhas de ônibus partindo direto de Botafogo para os principais pontos da cidade. Isso sem contar com a presença marcante de táxis, seja circulando pelas ruas ou em diversos pontos distribuídos entre as vias mais importantes. 

Jeitão de bairro antigo

Para você, um bairro tão bem estruturado quanto Botafogo não atrai por não ser tão sossegado? Sem problemas, pois há alternativas para todos os gostos. Afinal, a região é repleta de vilas fechadas, em que simpáticas casas nos remetem aos bons tempos de um Rio de Janeiro muito mais aconchegante e familiar.

Então, se você quer mesmo é um reduto tranquilo, esteja certo de que, em Botafogo, as chances de encontrar são muito maiores. Além disso, para quem gosta do melhor da cultura carioca, o bairro é uma opção bem interessante, pois é lá que estão a São Clemente, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio, o Museu Machado de Assis e o sempre agitado Teatro Poeira.

A importância de contar com uma imobiliária de qualidade 

Ufa! Dá para ver que esse bairro encantador é uma verdadeira cidade em proporções menores, reunindo em apenas um lugar atributos bastante ecléticos. Com tantas alternativas, a escolha de um imóvel para morar pode ser difícil, considerando ainda o custo elevado de alguns domicílios nessa importante região.

Para acertar em cheio, prefira a Conac, uma imobiliária com experiência desde 1983 em locação e venda no Rio de Janeiro (inclusive no incrível bairro de Botafogo). Seja qual for sua necessidade, tenha a certeza de que encontraremos o imóvel que combina com você e sua família!

E então, gostou do que viu? Não perca tempo: faça contato com a gente. Queremos ajudar você a realizar o sonho de morar bem!

Posts relacionados

Deixe um comentário