Certidão de Ônus Reais: entenda o que é e como funciona

9 minutos para ler

A compra de um novo imóvel envolve alguns procedimentos administrativos importantes antes de o contrato ser assinado. Essas etapas garantem que toda a situação seja feita dentro dos parâmetros legais adequados, protegendo tanto quem vende quanto quem compra. Um desses documentos indispensáveis é a certidão de ônus reais.

Com validade registrada em cartório e aplicação defendida por lei, ele é a garantia de que o imóvel em questão pode ser alvo de algum tipo de negociação. Por mais que seja uma certidão bem comum, ela ainda deixa muitas dúvidas no momento de fechar algum contrato. Por causa disso, muitos compradores cometem o erro de não levá-la em conta em seu planejamento de aquisição de imóveis.

Neste post, você entenderá melhor o que é a certidão de ônus reais, como obtê-la e qual é a sua importância. Confira!

O que é a certidão de ônus reais?

A certidão de ônus reais é um dos mais importantes documentos exigidos em uma transação de imóveis, mais especificamente, compras. Como o nome mesmo sugere, a intenção é fazer uma busca dos registros de qualquer tipo de ônus que aquele imóvel tenha. Isso garante a proteção do acordo, assegurando que o comprador não terá nenhum problema futuro do qual ele não tinha conhecimento.

O documento traz uma visão geral das condições do imóvel e de quem está o negociando, checando se há algum tipo de pendência no nome dessa pessoa ou quanto ao registro da residência. Entre os principais problemas que a certidão pode detectar, estão:

  • se está registrado como garantia em um financiamento;
  • se está associado a uma promessa de venda ou compra;
  • se está registrado como doação;
  • se tem dívidas de IPTU;
  • se tem alguma ordem de leilão ou penhora.

A certidão de ônus reais também traz informações básicas relacionadas ao registro do seu proprietário, já que alguma pendência relacionada a ele pode gerar problemas com o imóvel. Um bom exemplo é o atraso da taxa de condomínio, que pode, até mesmo, levar residências a leilão.

Quando esse documento é necessário?

A certidão de ônus reais é um documento de extrema importância e de grande interesse para o comprador, que deve evitar qualquer risco, como a necessidade emergencial de ter que desocupar o imóvel por conta de penhora ou leilão.

Dessa maneira, a certidão é indispensável sempre que as partes envolvidas estiverem em negociação para fechar a aquisição de uma residência. Entre os diversos documentos e certidões que são solicitados e exigidos nesse processo, o de ônus reais é um deles, sendo o mais importante para o comprador. É a garantia necessária de que todo o contrato será cumprido, respeitando o tempo estabelecido.

Quem passa a ocupar um novo imóvel tem interesse em saber se está tudo regular com o investimento que pretende fazer. Mesmo adquirindo, qualquer tipo de ônus pré-existente pode gerar problemas futuros de gravidade maior, o que justifica a busca pela certidão.

Como solicitar a certidão de ônus reais?

O procedimento é muito simples, uma vez que a certidão pode ser solicitada diretamente em um cartório de registro de imóveis. É necessário ir àquele em que a residência está registrada, para, então, fazer a consulta e emitir o documento. Não há restrições quanto a quem pode fazer essa solicitação, ou seja, não é só o dono do imóvel que pode fazer essa consulta.

Isso representa um benefício muito importante ao futuro comprador do imóvel, ou até mesmo a um locador, já que também serve para o aluguel. Nessa condição de futuro ocupante da residência, essa pessoa não depende de ninguém para obter o documento. Nenhuma condição de risco pode ser omitida, e o acordo fechado será em termos transparentes, sem riscos de problemas mais à frente

Taxas e requerimento

No cartório, o procedimento é muito simples e rápido. A pessoa interessada precisa apenas fazer um preenchimento do requerimento, o que é obrigatório para dar entrada na solicitação do certificado. Além disso, há também a cobrança de taxas para a emissão desse documento.

Após realizar essas etapas, o consultante terá o resultado por meio da sua certidão, que será negativa em caso de ausência de qualquer problema com o imóvel. Do contrário, a certidão positiva será emitida, com a indicação exata de quais condições estão configurando esse status.

Quais são os benefícios de contar com ela?

A certidão de ônus reais traz benefícios concretos para quem está envolvido em uma negociação de imóvel ou, até mesmo, para quem ainda está considerando uma. A seguir, veja quais são as vantagens de poder contar com esse documento e entenda o nível de segurança que ele proporciona.

Evita a saída repentina do imóvel

Pode ser muito frustrante e caótico descobrir que o imóvel em questão está envolvido em alguma dívida, funcionando como garantia ou, até mesmo, disponível para leilão. Caso haja má-fé do dono, ele pode ser repassado mesmo com essas pendências. Como resultado, em algum momento, o novo ocupante ou proprietário pode ser obrigado pela justiça a desocupar a residência, o que seria um grande problema.

Traz mais transparência à negociação

O investimento em um imóvel é algo que movimenta muito dinheiro e requer segurança para ambas as partes envolvidas. Nesse caso, a certidão de ônus reais é um documento registrado e confiável que traz as garantias ao comprador ou ao locador de que não há nenhum tipo de pendência no registro daquela residência. Isso traz mais credibilidade e transparência durante a negociação.

Dá maior autonomia ao comprador

Por não depender do dono do imóvel, a certidão dá autonomia para que o interessado busque mais informações no momento em que quiser. Isso pode ser feito até mesmo como pesquisa, antes de qualquer tipo de negociação ou intenção de compra. A partir disso, a melhor decisão sobre o investimento pode ser tomada com toda a transparência possível.

O que acontece com quem não tem esse documento?

Depois de entender o que é a certidão de ônus reais, sua importância fica bem clara em qualquer negociação. Ao fazer a compra de um imóvel, esse documento é a melhor forma de reduzir seus riscos durante a negociação. Não faltam exemplos de imóveis que são anunciados sem terem suas dívidas quitadas ou que já fazem parte de alguma outra negociação. Se você não tomar cuidado, pode ser que caia em um desses erros.

É verdade que você terá mais trabalho para conseguir esse documento por conta própria, mas ele ainda vale o investimento. É o tipo de garantia que pode te poupar de um grande prejuízo, especialmente se você estiver negociando com alguém que não conhece ou as circunstâncias ao redor da oferta forem suspeitas.

Quanto tempo ele leva para ser emitido?

O tempo de emissão da certidão de ônus reais pode variar um pouco, mas costuma ficar em torno de 15 a 30 dias, dependendo da quantidade de solicitações simultâneas no cartório. Não é algo tão demorado, mas ainda exige que você se planeje ao menos um pouco para conseguir conferir os dados antes de fazer sua compra.

É possível fazer a solicitação pela internet?

Essa certidão é de responsabilidade dos cartórios de registro de imóveis, sendo perfeitamente possível fazer sua solicitação através da internet. Para isso, basta acessar o Cartório 24h, que tem referências de registros de todos os cartórios imobiliários do Brasil. Para isso, siga os seguintes passos:

  • visite o site do Cartório 24h;
  • na página inicial, vá até o menu “Para Você” e depois em “Iniciar Pedido”;
  • confira os Termos de Utilização de Serviço antes de continuar;
  • preencha os dados cadastrais solicitados pelo site, os quais serão usados para entrar em contato com você posteriormente;
  • defina o estado no qual o imóvel está localizado e marque o pedido como “Certidão de Ônus Reais”;
  • selecione a cidade e o cartório de registro do imóvel;
  • caso não saiba o cartório, você pode entrar em contato com o Cartório 24h ou com o proprietário para obter o endereço;
  • preencha os dados de busca solicitados. Os dados marcados com um asterisco (*) devem ser obrigatoriamente preenchidos;
  • digite os dados de entrega do documento, informando para onde ele deve ser levado assim que for emitido. Selecione Carta Registrada ou Sedex para envio nacional ou Fedex para envio internacional;
  • preencha os dados de pagamento do documento;
  • confira os detalhes do seu pedido e confirme.

A solicitação em si não é muito demorada e pode ser feita a partir de qualquer lugar. Você também pode receber a certidão pronta em qualquer endereço, incluindo fora do país. Excelente para quem deseja fazer negociações em território nacional, mas está morando no exterior.

A certidão de ônus reais é um documento de grande importância e que tem papel fundamental no setor imobiliário. Cabe a cada pessoa que está negociando exigir esses registros para saber se a situação está devidamente regular. E agora que você já entende o que é a certidão de ônus reais e como emiti-la, pode contar com ela para fazer o melhor negócio.

Tem interesse em mais conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados

35 thoughts on “Certidão de Ônus Reais: entenda o que é e como funciona

    1. Tenho um sítio pertencente ao meu falecido avô que foi realizado inventário para instalação de energia eólica e foto-voltaico, essa posse foi entregue pelo governo do Estado com o mapa e memorial descritivo porém, durante a pandemia (Março de 2020) foram realizadas uma outra demarcação por uma empresa privada fins o inventário com auxílio de informações de pessoas nativas, entretanto, apesar de haver um documento oficial, o novo saiu com uma diminuição da área, como posso questionar e fazer valer o documento do órgão estadual?

  1. Boas informações, bastante esclarecedor.
    Tenho é uma dúvida, numa certidão dessas citar uma respectiva “inexistência de ônus reais” , refere se que não há nenhum impedimento/dívidas?

    1. Olá, Priscilla! A citação de “inexistência de ônus reais” quer dizer que não há gravames. Possíveis dívidas são levantadas através de certidões de quitação fiscal, FUNESBOM e certidões negativas, onde é verificado se existe alguma execução fiscal contra o imóvel ou vendedor.

    1. Oi, Sonia! Tudo bem? Para pedir a Certidão de Ônus Reais é necessário:
      1- Saber em que Registro de Imóveis está registrado este imóvel (isto varia de acordo com o bairro em que este imóvel de encontra);
      2- Saber qual o nº do apartamento, já que num prédio existem várias unidades;
      3- Ir pessoalmente ao Registro do Imóvel ou tirar a certidão pelo e-cartório (internet e pago por boleto).

  2. É possível pedir Certidão de Ônus Reais de um PRÉDIO , para ver tem alguma dívida com o município , estado ou federação ?

  3. olá
    fui até o cartório do bairro onde moro e lá nao conseguiram emitir o onus reais
    queria saber nesse caso de o cartório não conseguir emitir o onus reais o que pode ter acontecido com o imóvel no passado

    1. Oi, Elis! A certidão de Ônus Reais não é obtida nos cartórios de notas e sim no Registro de Imóveis. No caso, é necessário saber em qual Registro o bairro do seu imóvel está contido. Dê uma pesquisada na internet para encontrar esse informação!

  4. Bom dia, Senhores!

    Além da certidão de ônus reais, que outra ou outras certidões merecem especial atenção?

    Obrigado.

  5. Gostaria de saber se uma residência é de posse, para venda é obrigatório ter a certidão e se é possível tirar a certidão em casas de posse e/ou usocapião.

    1. Oi, Erica. Propriedade de posse não tem escritura, então, por consequência, não tem Registro de Imóveis. Você pode pedir uma certidão de ônus reais (no Registro de Imóveis responsável pela sua região) para saber a “história” do imóvel (averbações realizadas, último título levado a registro, etc). Aqui na Conac, para que a pessoa que tem a posse do imóvel possa vendê-lo, primeiro ele tem que entrar com uma ação de reconhecimento de propriedade e pleitear a lavratura de uma escritura do imóvel em seu nome. Para maiores informações, entre em contato com nosso setor de vendas pelo e-mail [email protected]. Abraços!

      1. Boa tarde! Um imóvel de posse não possui rgi, mas ainda sim eu consigo a certidão de ônus reais ? E custa quanto em média essa Certidão?
        Desde já , parabéns pelas explicações e principalmente por responderem nossas perguntas.

        1. Olá, Rosana! Um imóvel de posse “pode ter ou não” matrícula junto ao Registro de Imóveis. Se o imóvel não tiver matrícula no Registro, não vai aparecer nada na Certidão de Ônus Reais. Quanto ao valor, a Certidão de Ônus Reais está em torno de R$ 120,00.

  6. Muito boa explicação. Porém não consigo acessár o site do cartorio 24h, diz página não encontrada. Será que tem outra forma de pedir online?

  7. Olá. Gostaria de saber quais documentos são necessários para obter a certidão de ônus reais? Tenho somente o documento comprovando a compra.

  8. Gostaria de saber se o ônus reais pode ser pedido em mais de um cartório e se pode haver mudança de cartório quando ele já é registrado em um .

    1. Olá, Ana. A Certidão de Ônus Reais é solicitada/retirada exclusivamente no Cartório de Registro de Imóveis de competência do bairro onde o imóvel se localiza, não sendo possível registrar um imóvel em mais de um registro.

  9. Boa tarde
    Gostaria de uma informação
    Moro em Piedade.
    É um terreno com 4 casas 1 IPTU
    Eu moro em 1 das 4 casas que era da minha bisavó
    Como faço para tirar o ônus reais
    Posso tirar só da minha casa
    Cada casa tira o seu É isso

    1. Olá, Amanda. Como só há um IPTU, provavelmente não há um registro para cada imóvel. Para saber o que existe no Registro de Imóveis, é preciso solicitar uma certidão do endereço principal.

  10. Olá bom dia. “Meu” imóvel parece q foi a leilão um suposto comprador diz q comprou mais não apresentar documento nenhum, mais nenhum mesmo, nada. Fui ao cartório e fiz um pedido do Ônus Rais, lá vinha nome do primeiro dono, segundo dono e o meu com dados de débitos já eu claro sabendo. De pergunto? Esse Sr. Estar certo em não apresentar documento e o nome dele não aparecer na certidão ? Por favor me ajude nesse mistério, obrigado.

  11. Faço apenas uma pequena “ressalva” quanto ao prazo de emissão da certidão de ônus reais, pois o prazo praticado, pelo menos aqui no Rio, é de 05 dias úteis no estado do RIO DE JANEIRO para emissão da referida certidão.

  12. Prezados da Conac imóveis, boa noite!

    Estou comprando um imóvel, e no RGI apareceu uma intimação de débito , o vendedor já fez a quitação. Sabe dizer quanto tempo leva para não constar essa averbação no RGI?

  13. Boa noite ontem fiquei sabendo que minha casa comprada pela caixa foi leiloada sendo que está no nome do meu pai casa está toda quitada não sei se meu pai fez certidão de onus sem a certidão pode vender casa mesmo que meu tinha documento de compra e venda?

Deixe um comentário