“Quem é do Méier não bobéier”. Com muito bom humor, em apenas seis palavras, é possível descrever como é morar no Méier, um dos maiores bairros da Zona Norte do Rio. Afinal, se os seus moradores não “bobéiam” é porque estão em um lugar cheio de alternativas, ampla infraestrutura e localização estratégica.
A história do bairro começa no período colonial, quando ainda era uma fazenda, condição que perdurou ao longo do século XVIII. Foi então que, em 1884, o imperador Dom Pedro II viria a presentear o seu amigo, Augusto Duque Estrada Meyer, com o pedaço da propriedade que, hoje, corresponde ao bairro. Nem precisa ir muito longe para entender a origem do nome da região, certo?
Desde então, o Méier deixou de ser uma fazenda para se tornar um dos grandes epicentros da economia e da cultura carioca. Avance na leitura e conheça alguns bons motivos para você se mudar para lá!
Onde o bairro Méier fica localizado exatamente?
A localização do Méier, na parte mais movimentada da Zona Norte do Rio de Janeiro, não poderia ser mais privilegiada. Ele fica na confluência de alguns bairros, como Cachambi e Engenho Novo, e, em direção à Zona Oeste, na junção do Engenho de Dentro com Todos os Santos.
Essa localização faz do Méier um bairro de onde se pode chegar facilmente ao centro do Rio, seja por terra — de carro, táxi, Uber ou ônibus — seja de trem, opção mais rápida para evitar o tráfego nos horários de pico. Além disso, nos bairros em seu entorno, há uma série de equipamentos urbanos, instituições de ensino, shoppings e hospitais de fácil acesso. Entre eles, estão o estádio Engenhão, o Norte Shopping, o Hospital Pasteur, o Colégio Pedro II e muito mais.
Por que é considerado como um dos bairros cariocas mais famosos?
A exemplo dos grandes bairros cariocas, o Méier tornou-se famoso menos pela infraestrutura que oferece e mais pela intensa agenda cultural. Acredita-se que tudo começou na década de 1950, quando a região ganharia destaque, depois da inauguração do maior cinema da cidade, o Imperator, em 1954. Ele já começaria ostentando o recorde de maior sala da América Latina, com impressionantes 2,8 mil lugares.
Foi nesse embalo que o célebre autor Lima Barreto escreveria a obra “Feiras e Mafuás”, na qual está a frase “o Méier é o orgulho dos subúrbios e dos suburbanos”. Pelo visto, a veia literária está no DNA do bairro, já que ele é terra natal de Millôr Fernandes (1923-2012), um dos maiores contistas contemporâneos do Brasil.
Como é morar no Méier?
A rica história do Méier abre caminhos para a construção de um bairro de grande porte, considerado de classe média e média alta. Morar no Méier é uma experiência enriquecedora, já que, como veremos a seguir, o bairro é muito bem servido de serviços em todos os sentidos, como dito, não ficando a dever em nada aos melhores bairros da Zona Sul.
Na Zona Norte, ele é o 4º com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), hoje em 0,931, atrás apenas de Jardim Guanabara (0,963), Maracanã (0,944) e Grajaú (0,938). Mas não são apenas as estatísticas que confirmam o alto nível de desenvolvimento do Méier e a valorização dos seus espaços. Veja a seguir por quê.
Serviços
Um dos grandes atrativos do Méier é a sua rede de serviços bastante diversificada, passando por pet shops até dedetizadoras. No setor de ensino, por exemplo, é possível começar na pré-escola e concluir o ensino superior sem precisar sair do bairro.
No lugar, estão localizadas instituições como as Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), UniCarioca e Universidade Cândido Mendes. Isso sem contar a proximidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada a apenas 5 quilômetros, no Maracanã.
Nas suas vias de maior tráfego, como as ruas Dias da Cruz e Arquias Cordeiro, estão localizados diversos estabelecimentos com serviços de delivery de alimentos, farmácias, lojas de departamento e repartições públicas, inclusive um posto da Receita Federal e um do Detran-RJ.
Infraestrutura
Quem mora no Méier também não marca bobeira quando precisa contar com a infraestrutura de serviços públicos. Afinal, de frente para a estação de trem que leva o nome do bairro está um dos maiores hospitais do Rio, o Salgado Filho. Em suas proximidades, estão também a 23ª Delegacia de Polícia e o 3º Batalhão de Polícia Militar.
A propósito, embora tenha uma área de apenas 247,09 hectares, o Méier é um dos poucos bairros do Rio servidos com duas paradas férreas. Além da sua própria estação, lá também está localizada a estação Silva Freire, que atende a quem vive ou se desloca para os limites do bairro, quase no Engenho Novo.
Comércio
O comércio é também um dos pontos fortes da região, que conta com uma vasta rede de supermercados de grande porte — boa parte deles localizada na rua Dias da Cruz. Não é possível citar aqui todos os estabelecimentos comerciais, no entanto, a maioria deles é conhecida do grande público e com certeza um dia você vai precisar de pelo menos um deles.
Lazer
Sendo um bairro residencial bem equipado e tradicionalmente ligado à cultura, o Méier tornou-se, ao longo das últimas décadas, um dos maiores polos de lazer da Zona Norte. Uma prova disso foi a revitalização do antigo cine Imperator, reinaugurado como Centro Cultural João Nogueira em 2012, e que conta, hoje, com um teatro com capacidade para 642 pessoas e três salas de cinema.
Para os boêmios, o Baixo Méier é garantia de encontros animados e regados a muita bebida e a uma gastronomia variada. Ele fica ali, junto à estação de trem, e engloba parte das ruas que fazem esquina com a Avenida Amaro Cavalcanti.
Como a Conac pode ajudar a escolher um imóvel no Méier?
Sendo um bairro de grande porte, o que não falta no Méier é oferta de imóveis para comprar e alugar. Mas, como escolher bem? Nesse caso, a nossa dica é contar com uma imobiliária de qualidade e especializada na região para optar pelo imóvel ideal.
É por isso que a Conac é a sua melhor parceira para orientar na escolha caso a sua opção seja morar no Méier. Conte com os nossos mais de 35 anos no mercado imobiliário do Rio e tome a decisão certa.
Fale já com a gente e deixe-nos ajudar você a realizar o sonho de morar bem!
Share this content:
0 comentário