Bairro do Humaitá no Rio de Janeiro: como escolher um imóvel na região?

6 minutos para ler

Já imaginou encontrar o lar que você sempre sonhou? Ter um imóvel que se encaixe em suas necessidades e preferências é um dos objetivos de muitas pessoas — e o bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, é uma ótima escolha para quem deseja uma rotina com mais qualidade de vida.

A decisão de comprar ou alugar casas e apartamentos demanda bastante atenção, cuidado e responsabilidade. Portanto, é recomendável ir além do espaço do imóvel e pensar em seus arredores: a acessibilidade, a disponibilidade de serviços próximos, a facilidade de locomoção, entre outros aspectos que devem ser levados em conta antes de escolher a região.

O Humaitá não tem todo o reconhecimento de bairros cariocas como Botafogo e Ipanema, mas é considerado uma das regiões mais agradáveis da cidade maravilhosa para morar. Isso porque o local reserva a essência do Rio de Janeiro com diversos outros encantos para você ter a certeza de que fechou o melhor negócio.

Ao longo deste artigo, reunimos as principais dicas para ajudar a alugar ou comprar casas e apartamentos no bairro do Humaitá, além das características mais marcantes da região. Confira!

Onde se localiza e quais são as características do Humaitá, no Rio de Janeiro? 

Localizado no coração da Zona Sul da cidade, o bairro do Humaitá fica próximo a Botafogo, Jardim Botânico, Lagoa e Alto da Boa Vista. As principais vias da região, que conta com lugares tombados pelo patrimônio histórico, são: Rua Humaitá, Voluntários da Pátria e Capitão Salomão.

Antes de ser chamado de Humaitá, o local era conhecido por Itaoca, onde os povos indígenas viviam. Além disso, até o século XIX, o bairro era considerado zona rural, mas atualmente já é possível encontrar diversas linhas de ônibus, além de imóveis de alta qualidade.

A seguir, acompanhe as principais características do bairro, como é morar na região e quais são as vantagens de tomar essa decisão.

História e cultura

No ano de 1825, o Humaitá já era bastante reconhecido pela produção de objetos de cerâmica. Isso ajudou a desenvolver o comércio e o futuro da área do bairro, que sempre foi rodeado por cultura e História.

Além dos casarões considerados patrimônio histórico do município, o local conta com o Espaço Municipal Sérgio Porto, em que há peças de teatro e opções de lazer.

Comércio, gastronomia e lazer

O bairro do Humaitá esbanja tranquilidade e oferece uma vista única do Morro do Corcovado, mas tem também ruas bastante movimentadas.

Com uma vida noturna bem atrativa, local é tido como um bairro boêmio da Zona Sul do Rio de Janeiro, contando com restaurantes, barzinhos, padarias, supermercados, farmácias, academias e comércios variados. Outro destaque é a possibilidade de saborear os ingredientes da alta gastronomia carioca e ter momentos agradáveis de lazer.

Educação, saúde e segurança

Sendo referência em educação e saúde, o Humaitá conta com uma boa oferta de creches, colégios particulares, públicos e tradicionais, hospitais, clínicas e maternidades renomadas da cidade.

Além de uma ótima variedade de serviços para proporcionar bem-estar aos moradores da região, o bairro apresenta boa iluminação nas ruas, interação entre vizinhos, segurança em espaços públicos, monitoramento e presença de policiais e vigias.

Por mais movimentada que seja, a região é arborizada, bucólica e até mesmo tranquila, demonstrando diferenciais atrativos para quem deseja se distanciar da agitação e da poluição sonora da cidade. 

Como saber se você deve escolher um imóvel no Humaitá?

Agora que você já sabe todos os benefícios que o bairro oferece a seus moradores, é fundamental entender melhor como fechar negócio de forma acertada ao comprar ou alugar um imóvel. Confira abaixo a que é preciso atentar antes de decidir morar nessa região carioca.

Analise seu estilo de vida e suas preferências

É melhor acordar com silêncio ou o som comum de trânsito e das áreas urbanas? Esse exemplo é um dos fatores que você deve analisar para entender suas preferências e saber se o bairro é adequado ao seu estilo de vida. Para tanto, vale observar não somente as especificidades do imóvel, mas também as da região.

Preze por suas necessidades

A fim de avaliar o que você precisa de forma mais eficaz, é recomendável definir suas necessidades atuais e pensar também a longo e médio prazo, visto que fechar negócio com uma imobiliária é um passo extremamente importante.

Por exemplo: caso você esteja pensando em se mudar para morar só, mas tiver o pensamento de casar ou ter filhos, escolher um imóvel maior é a opção mais adequada.

Pesquise mais informações sobre os imóveis

A oferta de imóveis costuma ser muito variada. Portanto, é necessário ir além da busca de valores para encontrar um que preencha suas necessidades, atendendo ao que você deseja e ao seu estilo de vida.

É natural que os melhores imóveis tenham uma procura maior, mas é essencial atentar para cada detalhe, pesquisar mais informações, conversar com os corretores e analisar quais são as melhores possibilidades de fechar negócio.

Conheça a região de forma aprofundada

A localização do imóvel é um dos pontos que mais podem influenciar na valorização ou depreciação ao longo dos anos. Então, vale explorar o bairro para além das pesquisas on-line.

Separe um tempo para pedir referências, conhecer mais sobre o lugar, conversar com comerciantes ou trabalhadores, avaliar o trânsito e saber se vale a pena comprar o imóvel nessa região.

Visite os imóveis e arredores do bairro

Alguns imóveis apresentam mais imagens das áreas em comum do que de seus interiores, dificultando a visualização dos cômodos no meio on-line. Então, é de extrema importância agendar visitas para verificar todos os benefícios e comodidades que o local oferece na parte interna e externa.

Outro ponto importante é ir até o local não apenas como visitante, mas como uma pessoa que deseja vivenciar as experiências que os arredores podem oferecer. Assim, é indicado conversar com os vizinhos, ir a restaurantes ou comércios próximos, avaliar os barulhos do dia a dia e analisar se a região contempla seus planos atuais e a longo prazo.

Como a Conac pode ajudar a encontrar o imóvel ideal?

A Conac Imóveis, com mais de 35 anos no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, é especializada nos melhores bairros da cidade e pode ajudá-lo a tomar a decisão ideal.

Você merece conhecer o imóvel dos seus sonhos e aproveitar o charme e a tranquilidade do bairro do Humaitá. Acesse o nosso site e transforme o que deseja em realidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário