Saiba agora como fazer a folha de pagamento do condomínio!

4 minutos para ler

A folha de pagamento do condomínio representa uma parte significativa dos custos, portanto sua elaboração requer um cuidado especial. No entanto, ela é composta por diversos detalhes que podem causar confusão no síndico, fazendo com que sua administração fique comprometida.

Afinal, quando os gastos estão desorganizados, não há transparência na gestão — e corre-se o risco de desperdiçar o orçamento. Devido à importância da folha de pagamento dos funcionários em um condomínio, separamos os principais pontos que devem ser levados em conta para que você cumpra essa obrigação com eficácia. Acompanhe!

Controle a folha de ponto

Embora seja algo bastante simples, muitos síndicos não dão a atenção necessária ao controle da folha de ponto. A desorganização do ponto é uma das maiores causas de dores de cabeça e erros no momento de fechar a folha de pagamento do condomínio.

Portanto, o síndico deve se certificar diariamente de que os funcionários estão fazendo os registros da forma correta. Esse controle é essencial para saber a quantidade exata de horas trabalhadas, sendo que tal informação é a base para o cálculo da remuneração mensal, levando-se em consideração as horas extras e os possíveis atrasos.

Considere as horas extras

Com a folha de ponto em mãos, é possível conferir a quantidade de horas extras no mês que cada funcionário realizou. Trata-se do somatório de todos os minutos a mais em que o colaborador efetuou suas atividades além do seu horário regular de trabalho. De acordo com a convenção de condomínios, a hora extra representa um acréscimo de 60% sobre o valor da hora comum. Então, o ideal é evitá-la ao máximo, pois significa gastos a mais no orçamento do condomínio.

Muitas vezes o profissional precisa ficar mais tempo trabalhando porque não consegue concluir todas as demandas necessárias no prazo disponível. Então, o síndico deve considerar a possibilidade de contratar um auxiliar ou folguista.

Saiba o que compõe a folha de pagamento

Além das horas extras, há outros fatores que impactam diretamente no valor da folha de pagamento do condomínio, como:

  • adicional noturno;
  • adicional por tempo de serviço;
  • acúmulo de funções;
  • ausência de intervalo;
  • descanso semanal remunerado;
  • descontos — que incluem faltas, atrasos, vale transporte, contribuição previdenciária, imposto de renda e outros.

A folha de pagamento é composta por diversos detalhes. Qualquer erro pode causar grandes transtornos que impactam de forma direta na gestão do condomínio. Por isso, fique de olho no próximo tópico.

Conte com a tecnologia

Praticamente todos os processos de gestão em um condomínio podem ser efetuados com o auxílio da tecnologia. Para tanto, são usados aplicativos e softwares que economizam tempo e otimizam a atividade, realizando-a com a máxima eficácia e riscos reduzidos.

A Conac conta com um aplicativo disponível para iOS e Android que é uma excelente opção para gerir o setor financeiro dos condomínios. Nele, é possível:

  • tirar a segunda via de boletos;
  • acessar o histórico de pagamento;
  • ver contas pendentes;
  • visualizar acordos e comunicados;
  • conferir a prestação de contas do condomínio;
  • acessar documentos como atas ou regulamento interno;
  • abrir chamado com o síndico ou a administradora.

Como você viu, a folha de pagamento do condomínio representa uma parcela expressiva nos custos totais e contém diversos itens que não podem ser deixados de lado, visto que resultam em prejuízos para a transparência, o orçamento e a gestão condominial. Por esse motivo, recomenda-se contar com a figura de um síndico profissional ou administradora de condomínios para ter uma administração mais eficaz.

Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como nossos serviços podem auxiliar na gestão do seu condomínio!

Posts relacionados

Deixe um comentário