Fui eleito síndico, e agora? 5 dicas para ser bem sucedido no cargo

3 minutos para ler

“Fui eleito síndico, e agora?”. Antes de tudo, parabéns por essa conquista! Agora, é começar o trabalho para ter sucesso na função. Para contar com um bom desempenho, é preciso ter em mente que empenho e disposição para enfrentar os problemas envolvendo a gestão de um imóvel são pontos inegociáveis.

Entre as dicas para ser bem-sucedido no cargo de síndico, estão fazer uma gestão transparente, estabelecer uma boa comunicação com os moradores e conhecer as legislações e o regimento interno do condomínio. Confira como fazer!

1. Realize uma gestão transparente

O primeiro passo para se sair bem como síndico é realizar uma gestão transparente. Nesse sentido, seja claro quando alterar regras ou mudar antigos processos. É importante também realizar assembleias periódicas para resolver possíveis problemas.

2. Estabeleça uma boa comunicação com os moradores

Ter uma comunicação clara e efetiva com os moradores é outro passo importante para uma gestão bem-sucedida. Coloque-se sempre à disposição para resolver problemas ou prestar esclarecimentos.

Disponibilizar formas variadas de contato, como WhatsApp, também é uma maneira de facilitar e agilizar a interação.

Outro passo importante é sempre ter um livro de ocorrências no condomínio. Ele é um instrumento-chave para otimizar a comunicação entre todos — síndico, moradores e funcionários.

3. Conheça as regras

Para fazer uma boa gestão, é essencial conhecer legislações relativas à administração de condomínios e também o que é estabelecido no regimento interno. Dessa forma, você terá a resposta na ponta da língua, caso seja questionado sobre alguma medida.

4. Saiba como gerenciar conflitos

Outra habilidade importante para um síndico é saber como lidar com e gerenciar conflitos. É preciso ser diplomático e justo com todos os lados.

Entre os conflitos mais comuns, estão questões relativas à inadimplência, a vagas de garagem e a animais de estimação. Novamente, o regimento interno é seu melhor amigo na resolução desse tipo de questão.

5. Conte com o apoio de uma administradora

Contar com o apoio de uma administradora de condomínios é um ponto importante para ter sucesso na sua gestão como síndico. Uma empresa especializada ajuda em diversas áreas, como na gestão financeira, no cumprimento das obrigações trabalhistas e na contratação de serviços qualificados.

Quanto maior for o número de moradores do seu condomínio, maior será a importância de contar com o apoio de uma administradora na sua gestão. A parceira pode ajudar em determinadas atividades, como administração de funcionários e gerenciamento de conflitos entre moradores.

Comece já a colocar em prática nossas dicas para desempenhar bem seu papel e administrar seu condomínio com maestria. Para realizar uma boa gestão, não deixe de contar com o apoio de uma administradora para, assim, ter um auxílio especializado na administração condominial, na resolução de problemas e na busca de melhores soluções.

Agora que você passou da fase do “fui eleito síndico, e agora?”, opte sempre por empresas experientes e reconhecidas no mercado para ter a assistência de que precisa no seu dia a dia como síndico e um atendimento personalizado.

Busca a melhor administradora de condomínios para ser sua parceira na gestão como síndico? Entre em contato agora mesmo com a ConaC Imóveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário