Casas inteligentes: não perca 6 dicas para inovar no imóvel

6 minutos para ler

As casas inteligentes vieram para ficar. Além de toda a modernidade visual que os dispositivos geram, o dia a dia dos moradores se tornam mais confortáveis conforme as tecnologias aplicadas. Os objetos eletrônicos ganham autonomia e precisam cada vez menos de estruturas complexas para funcionar.

O grande destaque fica por conta da diversidade, já que o mercado oferece soluções em todas as áreas da casa, desde a possibilidade de resfriar um ambiente antes de chegar até o aumento da segurança com os sensores que detectam invasores. São mudanças que, quando experimentadas pela primeira vez, é praticamente impossível deixar de lado.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 dicas para inovar e tornar as casas inteligentes. Acompanhe a leitura.

1. Controle de recursos

Um dos principais pontos direcionadores das casas inteligentes e dos condomínios sustentáveis é o controle de recursos. Isso envolve economia e o uso de maneira consciente de água, e energia entre os moradores. Um dos exemplos desse tipo de tecnologia é monitorar em tempo real os gastos e montar projeções mensais de consumo em cada ambiente que tenha o equipamento.

Por meio dos resultados obtidos, fica muito mais simples identificar onde estão os excessos de gastos e criar estratégias que se encaixam com as necessidades de cada imóvel. Outra ideia muito interessante está na captação e reuso de água da chuva e os painéis de energia solar que funcionam com a capacidade de transformar a luz do sol em corrente elétrica.

2. Fechadura digital

Em qualquer imóvel é preciso ter atenção especial com segurança, e a fechadura digital aparece como uma excelente opção. Além disso, o sistema torna a identificação de entrada na casa muito mais prática, sem a necessidade de ter uma chave física.

O acesso à casa acontece por meio do cadastro da impressão digital dos moradores sem precisar ficar procurando a chave na bolsa ou se preocupar quando esquecê-la. Esse sistema de biometria se tornou uma verdadeira tendência em casas e condomínios por conta da conexão Wi-Fi que libera a entrada de outras pessoas à distância.

Todo o controle pode ser realizado pelo smartphone que inclui também um relatório detalhado da circulação de visitas, horários e outras informações relacionadas. Os mecanismos de abertura da porta com a fechadura eletrônica dificultam bastante um arrombamento.

3. Sensores

Os sensores inteligentes foram criados para as pessoas que desejam elevar o nível de tecnologia no ambiente com um sistema completamente integrado. Tudo é conectado no smartphone e no tablet e você recebe avisos frequentes. Na prática, os dispositivos se comunicam entre si sobre o que está acontecendo na casa para realizar ações necessárias ao diagnosticar problemas.

A partir da tecnologia dos sensores, a casa inteligente passa a operar no piloto automático conforme as configurações de preferências registradas. Veja, a seguir, alguns exemplos!

Sensor de clima

O dispositivo permite controlar a temperatura dos ambientes da casa mesmo quando os moradores estão em outro local. Os sensores de ar condicionado permitem o funcionamento inteligente da temperatura conforme as variações dos equipamentos em funcionamento na casa, como ar condicionado, aquecedores e até mesmo a passagem de ar pela persiana.

Sensor de segurança

O sensor de segurança é um aliado e tanto na busca por uma casa mais confortável e tranquila. Esses dispositivos são capazes de captar a movimentação de pessoas estranhas e são habitualmente integrados com um sistema de câmeras responsáveis por monitorar o acesso ao ambiente.

Sensor de gás

A detecção de gás tem a função de alertar os moradores sobre qualquer risco de acidentes. O processo acontece a partir de um sistema de alarme inteligente que identifica possíveis vazamentos causados pelos eletrodomésticos que utilizam gás. A captura, aqui, é feita de maneira iônica ou ótica. Além disso, também detecta o acúmulo de outros gases, como o monóxido de carbono, que podem prejudicar a saúde dos moradores.

4. Uso de inteligência artificial

A Internet das Coisas (IoT) é um dos pilares da automação residencial. O objetivo é tornar os eletrônicos cada vez mais práticos e eficientes conforme a rotina da residência e os interesses dos moradores. Além dos computadores e smartphones, outros dispositivos se tornam autossuficientes para identificar padrões e executar tarefas.

Um dos principais exemplos dessa tecnologia está em assistentes virtuais que atuam na casa. Ativados por comando de voz, eles fazem parte de programas constantemente adaptados pelo mercado para se tornarem cada vez mais acessíveis.

A ideia é ajudar nas tarefas da casa, como atualizar a lista de compras do supermercado conforme o que tem na geladeira, tocar músicas, ligar e desligar aparelhos. Quando você estiver saindo do trabalho, já pode pedir para a máquina de café preparar um cappuccino que estará pronto assim que entrar em casa. Da mesma forma, pode ser ligado o ar-condicionado do ambiente, acender luzes e até esquentar refeições antecipadamente.

5. Capa de colchão

A tecnologia é também responsável pela melhora do sono. Essa função, na verdade, se aplica com o uso de uma capa inteligente para colchão. O produto conta com sensores que são capazes de acompanhar os batimentos cardíacos de quem está deitado, a respiração e diversos padrões que são essenciais para uma boa noite de descanso.

Como resultado, é possível identificar quantas horas foram dormidas, o melhor momento para se levantar e deitar e transmitir ruídos brancos. A cereja do bolo, no entanto, é a regulagem de temperatura que pode ser diferente entre os ocupantes da cama. Ou seja, se um membro do casal prefere uma temperatura mais aquecida ou fresca e não consegue chegar em um consenso, o colchão resolve o dilema.

6. Mudanças conforme o humor

Em uma casa completamente conectada aos recursos tecnológicos sem fio, o usuário pode usar um aparelho chamado Hub para programar cada detalhe conforme o seu humor. É muito simples e dinâmico ao mesmo tempo: basta um comando e todos os ambientes se adaptam. Isso inclui a iluminação, os sistemas de áudio, os canais de televisão ou até mesmo se a TV vai ligar ou não. Como resultado, a casa passa a ser um verdadeiro espaço de relaxamento personalizado para recarregar as baterias.

Pronto! Agora você já sabe como as casas inteligentes funcionam e suas principais vantagens. O mais importante é identificar quais soluções fazem sentido para o dia a dia e tornam o imóvel mais confortável. Além disso, o foco em segurança é o que garante o bom uso da tecnologia conforme melhora a qualidade de vida das famílias.

Gostou das informações do artigo? Então, nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de outros conteúdos interessantes.

Posts relacionados

Deixe um comentário