Assembleia de condomínio: aprenda como conduzir corretamente

4 minutos para ler

A assembleia de condomínio é essencial para garantir melhor qualidade de vida aos moradores. Afinal, é nela que são tomadas as principais decisões sobre o ambiente em que vivem. Além disso, é um momento no qual o síndico tem a oportunidade de demonstrar toda a transparência de sua gestão.

No entanto, são bastante comuns a baixa participação dos condôminos, as discussões acaloradas, a longa duração da reunião e a falta de resultados.

Sabendo dessa dificuldade, preparamos este post para que você descubra como tornar a assembleia de condomínio mais agradável e produtiva e menos cansativa para todos. Acompanhe!

Utilize a tecnologia para a convocação

Vale ressaltar que a convocação deve ser feita a todos os moradores conforme determina a convenção do condomínio. Caso contrário, as decisões tomadas na assembleia de condomínio podem ser invalidadas. A falta de interesse não é o único motivo para a ausência. Falhas na comunicação também interferem no quórum da reunião.

Por isso, além da clássica correspondência, do aviso no mural de recados e da circular, utilize a tecnologia para convocar os condôminos. E-mails e WhatsApp são excelentes ferramentas para isso. Ainda, há o aplicativo da Conac, que ajuda na elaboração de correspondências e via e-mail e, assim, assegura a integração e a transparência no condomínio.

Defina uma pauta para a reunião

Elaborar previamente uma pauta sobre o que será discutido é fundamental para otimizar o tempo da reunião, dar mais objetividade e evitar desvios para assuntos não urgentes da vida em condomínio em detrimento dos temas necessários. Então, liste, em ordem de prioridade, os pontos a serem tratados e atente a isso durante a assembleia.

Os assuntos que não constarem na pauta não poderão ser levantados durante a reunião. É importante que os moradores conheçam a pauta para também chegarem preparados e com ideias sobre o tema.

Uma maneira eficiente e prática de fazer isso é incluindo, na convocação, os tópicos a serem abordados. Além de tornar o encontro mais objetivo, a medida demonstra organização e cuidado por parte do síndico e, ainda, desperta o interesse dos condôminos a participarem.

Controle o tempo

Estipule um tempo para que cada assunto seja tratado, para que cada condômino exponha sua opinião e para a votação. Essa é outra forma de organizar a reunião e torná-la objetiva e sem delongas. Por esse motivo, também é importante não permitir a discussão de outros assuntos que não os definidos em pauta.

O ideal é que a assembleia de condomínio não se estenda por um longo tempo. Para isso, procure fazer mais reuniões curtas em vez de apenas uma com longa duração.

Atraia os condôminos

A presença de todos é extremamente importante para a realização da assembleia, não somente pelo quórum mínimo, mas também para que todos participem das deliberações. Afinal, as decisões tomadas no encontro impactarão na vida e no dia a dia de todos os moradores.

Então, ao convocar os condôminos, acrescente observações, como “a sua participação é indispensável para o bom andamento e a convivência em nosso ambiente”, ou “conforme determina a Lei, os ausentes deverão acatar com todas as decisões tomadas”.

As questões discutidas e as decisões tomadas são imprescindíveis para o bom funcionamento de um condomínio, bem como para melhorar a convivência e o bem-estar entre todos.

Sendo assim, se não for bem conduzida, a assembleia poderá virar apenas um encontro onde nada é decidido, ou, pior, apenas um bate-boca que prejudicará tanto a gestão, quanto o dia a dia dos moradores e funcionários. Além disso, se as regras não forem seguidas, ela poderá ser anulada.

Como você percebeu, é possível realizar uma assembleia de condomínio mais produtiva e objetiva. Você verá como as dicas apresentadas farão com que as reuniões sejam mais eficientes e interessantes, priorizando o bem-estar e a comunicação entre todos os moradores. Ademais, são fundamentais para que as decisões tomadas não sejam invalidadas.

Quer saber mais sobre gestão de condomínios? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe as melhores publicações sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário