Entenda a importância da transparência na gestão de condomínios

7 minutos para ler

Os síndicos estão sob constante avaliação por parte dos moradores e, entre suas principais obrigações, está a gestão financeira. A transparência na gestão de condomínios é indispensável, uma vez que é preciso lidar com os recursos financeiros para custear todas as despesas e investimentos necessários.

Cada centavo gasto deve ser devidamente registrado para, em seguida, prestar contas. Ao agir adequadamente, o síndico pode ter uma administração livre de qualquer desconfiança ou irregularidade de informações. Nem sempre as melhores práticas relacionadas são conhecidas, mas é importante ter o controle e o registro adequado para evitar problemas.

Neste artigo, você entenderá mais sobre a importância da transparência ao gerir as finanças do condomínio. Confira!

Os pontos que reforçam a importância da transparência

A transparência na gestão de condomínios é um grande desafio aos síndicos. A questão não é somente ética, pelo envolvimento do dinheiro dos moradores. Ter o registro adequado das movimentações financeiras e dos gastos ajuda a manter a saúde financeira do empreendimento.

O dinheiro recolhido das taxas precisa ser utilizado frequentemente no condomínio. Sem o devido controle, a real situação financeira do local não pode ser detectada adequadamente.

Essa falta de prestação de contas pode gerar confusão ao definir orçamentos e arcar com as despesas. Além disso, há a questão da desconfiança por parte dos moradores: muitos podem pensar que houve má-fé ou desvios. A seguir, entenda melhor a importância da transparência.

Credibilidade da administração

A corrupção é um problema estrutural no Brasil — e todo cidadão já se deu conta disso. Quando alguém se responsabiliza por gerir uma instituição ou um condomínio, o mínimo que se espera é responsabilidade e integridade. Prestar contas é a maneira mais clara de mostrar que todo o dinheiro está sendo gasto da maneira certa, sem nenhum tipo de desvio ou irresponsabilidade.

Ao adotar práticas de transparência, síndicos e administradores têm mecanismos que deixam claro aos condôminos como cada centavo foi gasto. Essa abertura das contas ajuda a criar uma relação de confiança, fortalecendo a credibilidade da gestão. Com o livre acesso aos valores gastos, os moradores podem perceber que há um trabalho sério sendo feito, o que traz uma relação de confiança.

Proteção legal

O síndico tem obrigações legais que estabelecem suas responsabilidades no condomínio, definidas pela Lei nº 10.406, de 2002. Entre essas determinações, está a necessidade de prestar contas, ter transparência e adotar boas práticas na administração financeira. Caso contrário, o síndico pode ser responsabilizado (independentemente de receber uma remuneração ou não).

Desse modo, ter organização e transparência com os gastos é uma forma de proteger sua gestão legalmente, evitando qualquer ação judicial. Se forem lesados, os moradores podem acionar a justiça por conta de uma administração irresponsável ou, até mesmo, que esteja sob suspeita de desvios de dinheiro.

Respeito aos condôminos

O síndico, em seu papel de representante, também precisa manter a responsabilidade em suas ações como forma de respeito aos condôminos. Para chegar a esse cargo, uma eleição é realizada, ou seja, os moradores transmitem confiança a quem se dispõe a concorrer.

Acima de tudo, o fornecimento de informações financeiras e do caráter público dos registros é uma atitude de respeito. Nessa posição, o síndico precisa entender que seu papel é representar cada morador do empreendimento.

Dar aos condôminos o acesso aos gastos não é nada além de um direito. Ao abrir essa possibilidade, o gestor mostra seu respeito por cada um, além de deixar claro que ali há uma administração isenta, responsável e honesta.

As formas de manter a transparência na gestão de condomínios

É possível, por meio de boas práticas, reforçar e manter a transparência na gestão de condomínios. Reuniões, ampla divulgação das informações e a busca pelas melhores cotações são algumas das atitudes mais importantes. Abaixo, veja o que a gestão deve adotar para manter a prestação de contas acessível e confiável a todos os moradores do empreendimento.

Auditorias

As auditorias prévias são fundamentais no início de qualquer gestão. É importante rever tudo o que já foi feito, como forma de descobrir qualquer irregularidade ou inconformidade nos números apresentados. Assim, o síndico inicia sua administração com clareza, mostrando aos moradores o que ele vai conduzir dali em diante.

Informativos

Os informativos devem fazer parte do cotidiano operacional do condomínio. Além da prestação de contas semestral, que costuma ser comum, outras mais pontuais são indispensáveis. Compras de materiais de limpeza, gastos com manutenções emergenciais e qualquer outra despesa podem ser informados diária ou semanalmente. Esse acompanhamento será valioso aos moradores.

Divulgação ampla de informações

A prestação de contas deve ser amplamente divulgada, de modo que todo morador tenha acesso aos resultados financeiros do empreendimento. Por isso, é papel do síndico se certificar de disponibilizá-las em diferentes meios: sites, grupos de WhatsApp, página do condomínio, informativos impressos e o que mais for necessário. Também é importante informar por quais modos o morador pode ter acesso.

Orçamentos variados

Antes de contratar qualquer serviço, é preciso fazer uma pesquisa de preços, a fim de encontrar a melhor oferta. A intenção deve ser sempre ter as melhores condições de custo-benefício. O síndico, nessa situação, precisa prezar pela qualidade, mas também pela saúde financeira do empreendimento. Dessa forma, quanto mais orçamentos forem buscados, mais transparente a escolha será.

A ajuda que uma administradora pode oferecer

Nem sempre é possível gerir um empreendimento de maior porte sem ter conhecimentos profissionais e técnicos para tanto. Nesses casos, a contratação de uma administradora de condomínios é a melhor forma de garantir que tudo esteja em ordem. Desde a gestão cotidiana até a administração financeira, essas empresas são capacitadas para entregar o melhor.

O trabalho da Conac Imóveis

A Conac Imóveis é referência na gestão de condomínios no Rio de Janeiro, prestando suporte completo para que um empreendimento tenha tudo de que precisa. Mais do que a transparência, os serviços da administradora envolvem a gestão financeira. A proposta é que o condomínio seja sustentável e mantenha a saúde de seus recursos para arcar com as demandas que surgirem.

A prestação de contas tem grande foco no trabalho das administradoras. Além de gerir bem os recursos do condomínio, a proposta é apresentar com transparência como o dinheiro está sendo gasto. Tudo isso é feito online, com acesso garantido aos moradores. A contratação de equipes de manutenção e novos funcionários também ficam a cargo da administradora.

Com todas as obrigações necessárias à administração, a transparência na gestão de condomínios não deixa de ser importante. Ela garante uma relação de confiança com os condôminos, os melhores recursos e a manutenção da qualidade de moradia a longo prazo.

Interessou-se pelo serviço? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso trabalho de administração de condomínios, além dos serviços de síndicos e assessores profissionais.

Posts relacionados

Deixe um comentário