Descubra aqui como melhorar a comunicação em condomínio!

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Um antigo provérbio diz: “os planos fracassam quando não há comunicação, mas com muitos conselheiros há bons resultados”. De fato, grandes empresas, longos relacionamentos e até impérios deixaram de existir devido à ausência de diálogo entre as pessoas. Para evitar isso, a comunicação em condomínio é algo que precisa ser fomentado e aprimorado constantemente.

Mas como garantir tal prática? Que métodos podem ser utilizados para abrir as portas da interação? Quais são os benefícios obtidos? Leia nosso artigo e descubra!

Como melhorar a comunicação em condomínio?

De acordo com Marcos Gross, autor do livro Dicas práticas de comunicação: boas ideias para o relacionamento e os negócios, melhorar o diálogo em qualquer faceta da vida envolve, entre outras questões, a estratégia de usar estímulos que motivem a interação.

Para ter sucesso nessa missão, a obra ressalta que a linguagem precisa estar de acordo com o perfil das pessoas a quem se direciona a comunicação. Mas o que isso tem a ver com a interação entre os moradores de um condomínio?

A resposta é simples: apesar de reconhecer a importância dessa iniciativa, todo síndico sabe o quanto é difícil promover um diálogo saudável entre os condôminos. Então, para atingir tal objetivo, é preciso estimular as pessoas a conversarem, tornando a comunicação mais atraente.

Quais estratégias são recomendadas?

Para que você entenda melhor como aprimorar o diálogo dentro de condomínios, preparamos algumas dicas práticas. Confira a seguir!

Disponibilize uma caixa de sugestão

Um dos atrativos da caixa de sugestão é o anonimato. Muitos prezam por esse direito e só diante dele revelam suas ideias ou reclamações. Por isso, é importante disponibilizar um local (corredor, recepção etc.) adequado e visível para colocar a caixa.

Em alguns condomínios, são instalados dispositivos eletrônicos que permitem o envio de formulários online com as considerações dos moradores. Para demonstrar que as mensagens são valorizadas, o síndico pode separar as que apresentam sugestões aplicáveis à realidade do condomínio e citá-las nas reuniões internas. Fazer isso ajudará os moradores a usarem mais a caixa de sugestão.

Fixe um mural

O tradicional mural ainda se mostra um recurso eficiente para melhorar a comunicação em condomínios. Como é bem conhecido, o objetivo é fixar nesse quadro alguns avisos, memorandos e outras mensagens que sejam do interesse coletivo.

Os lugares mais adequados para a instalação do mural são aqueles de maior tráfego de pessoas, como o hall de entrada do condomínio, as áreas comuns e os elevadores. Atualmente, existem alguns tipos de murais que não necessariamente informam sobre algo importante, mas visam promover um diálogo.

Os murais eletrônicos, por exemplo, já são utilizados para ajudar os moradores a iniciarem uma conversa de elevador. Funciona assim: o dispositivo mostra uma trívia (pequena mensagem) com uma pergunta, enquete ou a temperatura do dia. A partir daí, começam a surgir diálogos interessantes, que fortalecem os vínculos de amizade.

Use aplicativos

A criação de grupos de conversa em aplicativos de mensagens instantâneas deve ser discutida em reunião. Após a aprovação dos moradores, devem ser definidas algumas regras visando ao controle do envio de mensagens. Havendo essa organização, os aplicativos se tornam poderosas ferramentas para a otimização do diálogo.

Por meio deles, é possível avisar a todos sobre uma assembleia extraordinária, encaminhar a ata com resoluções e diretrizes ou coletar sugestões sobre determinado projeto. O envio de fotos deve se restringir a aspectos relacionados ao condomínio — a necessidade de reforma ou o alerta sobre uma área que representa perigo para os moradores são alguns dos exemplos.

Outra forma de utilizar a tecnologia dos aplicativos é implantando o sistema de compartilhamento de serviços conhecido com sharing economy (economia compartilhada). Nele, os moradores dividem serviços como lavanderia, bicicletas, carros a até apartamentos para visitantes por meio de um aplicativo.

Além da redução de custos, essa solução aproxima os condôminos, pois as pessoas precisam interagir constantemente para descobrir quais serviços estão disponíveis. Trata-se, sem dúvida, de uma excelente forma de promover a comunicação.

Faça um livro de ocorrências

No grupo de recursos tradicionais usados para melhorar a comunicação em condomínios, está o livro de ocorrências. Como o próprio nome revela, o principal objetivo é registrar incidentes, como uma infiltração na parede de um corredor. Porém, reclamações sobre comportamentos abusivos também podem ser escritas no livro.

Essa ferramenta conta também com uma versão digital, em que o morador preenche um formulário com seus dados, descreve uma situação e envia para o síndico. Normalmente, o exemplar físico fica na portaria do condomínio, enquanto os outros podem ser encontrados nos ambientes mais frequentados pelos moradores.

Marque reuniões

Por mais que muitos não gostem das reuniões de condomínio, elas são extremamente necessárias para a interação dos condôminos. Alguns fatores são a chave para o sucesso desse recurso da comunicação, como:

  • a existência de uma pauta;
  • a duração do evento;
  • o respeito pela opinião alheia;
  • o clima do ambiente.

O último aspecto é essencial para um diálogo aberto durante as reuniões. Isso porque, uma vez que tais encontros normalmente são encarados de um ponto de vista negativo, muitos moradores já chegam na defensiva e mal-humorados.

Para dissolver esse preconceito, o síndico pode criar um ambiente leve, talvez em formato de happy hour ou café entre amigos. Uma música agradável de fundo antes de começar a reunião também ajuda a “quebrar” o clima pesado.

Contrate uma gestão profissional

Algumas situações são capazes de afetar o relacionamento entre os condôminos e dificultar a comunicação. Como exemplos, podemos citar uma infinidade de conflitos internos, como as reclamações de ruídos vindos das unidades vizinhas. Quando um assunto dessa importância não é resolvido ou tratado da forma correta, cria-se uma barreira no diálogo difícil de ser derrubada.

Para lidar esses e outros assuntos mais complexos, é indispensável contar com os serviços de uma administradora de condomínios. Tal tipo de consultoria pode minimizar conflitos e administrar o empreendimento com profissionalismo. Se os moradores sentem confiança na gestão, fica mais fácil abrir as portas da comunicação.

Enfim, quando há diálogo, dificilmente os planos dão errado. Sendo assim, invista em estratégias que aprimorem a comunicação entre os moradores. Com o tempo, serão colhidas muitas vantagens, como o bem-estar nos relacionamentos internos.

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