WhatsApp para condomínios: 4 dicas para usar da melhor forma possível

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Desde que os aplicativos de conversa tomaram conta da vida das pessoas, é comum vermos a criação de grupos para todas as situações: trabalho, família, amigos. Afinal, tais ferramentas facilitam muito o diálogo.

Por esse motivo, usar os grupos de WhatsApp para condomínios é uma ótima forma de melhorar a comunicação. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para evitar desentendimentos.

A seguir, você descobrirá as vantagens desse recurso e verá dicas essenciais para um bom uso. Acompanhe!

Quais são os benefícios de usar o WhatsApp para condomínios?

A comunicação entre síndico e moradores é essencial. Aliás, quanto mais as pessoas se mantêm informadas sobre os assuntos relacionados ao local onde moram, melhor é a convivência entre elas. Com o WhatsApp, esse processo se torna ainda mais fácil e rápido.

Se o portão quebra, por exemplo, um morador pode facilmente avisar o síndico sobre o problema. Além disso, o síndico pode mandar uma mensagem para lembrar a todos os condôminos de uma só vez sobre a data e a hora da assembleia de condomínio.

Outros avisos podem ser dados, como a manutenção de elevadores, algum vazamento de água em áreas comuns e, até mesmo, se um morador esqueceu o farol do carro aceso na garagem.

Mais uma vantagem é que o síndico pode aproveitar todos os recursos do aplicativo para se aproximar dos moradores e criar uma gestão transparente, pois é possível enviar documentos, fotos e vídeos.

De que formas é recomendado empregar a ferramenta?

Certos cuidados são essenciais para que o grupo de WhatsApp seja realmente utilizado de modo a facilitar a comunicação dos assuntos de interesse coletivo. A seguir, veja dicas valiosas sobre como usar o aplicativo sem que haja desavenças e conflitos entre os condôminos.

1. Discuta o assunto em assembleia

Antes de criar o grupo, apresente a ideia aos moradores em uma assembleia de condomínio. Assim, será possível analisar o nível de aprovação. Caso a sugestão seja aprovada, é importante perguntar quem gostaria de ser adicionado e respeitar o desejo daqueles que não quiserem fazer parte.

2. Crie regras

Defina regras e informe-as aos participantes desde a criação do grupo. Estabeleça quais assuntos devem ser tratados pelo aplicativo ou são proibidos. Deixe claro que a intenção é falar exclusivamente sobre temas de interesse coletivo, como:

  • avisos de problemas nas áreas comuns;
  • alerta de ocorrências suspeitas;
  • divulgação de comunicados;
  • cronograma de agendamento da reserva de espaços coletivos.

Além das regras, é importante informar sobre as sanções em casos de descumprimentos. Vale lembrar que, dependendo do teor da mensagem postada, o resultado pode ser uma ação judicial.

Se for algo leve, como postagem de assuntos aleatórios, o ideal é chamar o morador em uma conversa privada e pedi-lo para parar. Caso essa medida não surta efeito, ele pode ser retirado do grupo.

3. Não deixe ninguém sem resposta

Não adianta criar um grupo para estreitar e melhorar a comunicação entre síndico e moradores se eles ficarem sem respostas, concorda? Então, não deixe nenhum condômino sem esclarecimentos e responda-os o mais breve possível. Se estiver ocupado, informe que logo dará um retorno.

4. Separe as conversas individuais das coletivas

A sugestão é que a conversa seja feita de forma privada e fora do grupo quando o assunto disser respeito a uma pequena parcela de condôminos ou a um só morador. Desse modo, os demais não serão incomodados.

Portanto, criar um grupo de WhatsApp para condomínios é uma maneira eficiente de facilitar e agilizar a comunicação entre síndico e moradores, além de tornar a gestão mais transparente. Porém, esse não deve ser o único canal, e sim uma ferramenta a mais para otimizar a relação com os condôminos.

Já que estamos falando de relacionamento no conjunto habitacional, aproveite a visita ao blog para conhecer os conflitos mais comuns em condomínios e como resolvê-los.

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