Como fazer a prestação de contas em condomínio? Confira 4 dicas!

4 minutos para ler

Hoje em dia, os condomínios são uma forma de moradia cada vez mais procurada. Além de oferecer bem mais segurança, esses espaços também costumam ter maior qualidade e melhores conveniências, como áreas de lazer, academias e afins. Porém, junto a isso, também vem a maior necessidade de administração, especialmente na prestação de contas em condomínio.

Existem várias leis com relação à prestação de contas dentro de condomínios, tanto no que diz respeito a tributos quanto a despesas internas. E muitos moradores ficam atentos a esses gastos, uma vez que o orçamento é utilizado dentro do condomínio. Diante disso, prestar contas é uma obrigação do síndico prevista no Código Civil, mas também uma forma de nutrir a confiança dos condôminos.

Por outro lado, também sabemos que essa pode ser uma tarefa bem difícil na prática, já que há muitos documentos que precisam ser levados em conta, especialmente para síndicos que não possuem tanta experiência.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas que vão ajudar com a prestação de contas em condomínio. Confira!

1. Balancete de orçamento

A base para qualquer planejamento orçamentário e uma das ferramentas mais importantes para muitos gestores e moradores, o balancete orçamentário do condomínio deve sempre estar atualizado e ser de fácil acesso para todos. Dessa forma, é possível acompanhar as despesas internas e deixar bem claro como o dinheiro dos moradores será utilizado. Isso tudo contribui para uma maior transparência.

2. Relatório de inadimplência

Outro ponto importante é manter um relatório de inadimplência, ou seja, uma lista de todos os moradores que atrasaram ou não pagaram suas taxas de condomínio recentemente. Isso não só dá uma noção melhor de como você pode prever seu orçamento como também permite que você use esses fatores a seu favor caso faltem recursos em algum momento.

3. Aprovação de obras em assembleia

A prestação de contas em condomínio é um serviço e uma obrigação estabelecida por lei. Sendo assim, é necessário que os próprios moradores aprovem determinados gastos ou alterações orçamentárias em assembleia. Para obras com gastos mais elevados, por exemplo, o síndico tem a obrigação de convocar uma assembleia extraordinária para que todos os moradores possam votar e aprovar o valor.

Mesmo que não seja o caso de pedir permissão para algo, ainda é uma boa ideia consultá-los com relação a algumas questões, ou mesmo apenas informá-los sobre determinadas ideias e projetos. Mais uma vez, a transparência aumenta sua confiabilidade como administrador.

4. Consultoria tributária

Por fim, mas não menos importante, a parte mais difícil de qualquer prestação de contas é acompanhar os tributos que precisam ser pagos regularmente. E como a lei tributária no Brasil é uma das mais complexas no mundo inteiro, é bem fácil cometer erros aqui.

Nesse ponto, um dos melhores caminhos é buscar algum tipo de assistência. Uma consultoria tributária, por exemplo, vai poupar bastante tempo de trabalho e evitar erros na hora de entregar os documentos. A administradora de condomínio, por exemplo, costuma já trazer um serviço de gestão e consultoria tributária como parte do seu pacote.

Apesar de todas essas dicas, ainda é possível que sua prestação de contas do condomínio saia com algum erro. Neste caso, ela pode ser contestada pelos órgãos públicos ou pelos próprios moradores, sendo necessário revisar os documentos e, em alguns casos, pagar uma multa.

Em todos esses pontos, contar com uma administradora profissional auxilia bastante no trabalho do síndico. Assim como buscar informações para ficar por dentro de todas as mudanças e exigências. Para se manter sempre atualizado, assine a nossa newsletter agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário