4 mitos sobre imóvel usado que você deve conhecer

4 minutos para ler

A busca por um imóvel para morar costuma ser cercada por dúvidas. Uma delas está relacionada à compra ou à locação de um imóvel usado. Afinal, será que vale a pena considerar essa possibilidade?

A dúvida aumenta quando algumas pessoas são alertadas sobre os “perigos” de morar em um imóvel que não é novo, como se eles fossem uma bomba que está sendo empurrada por corretores ou imobiliárias.

A verdade é que a maioria dos imóveis usados representa uma excelente oportunidade de morar bem, com um custo de aquisição inferior e, geralmente, em ótimas localizações.

Por isso, vamos esclarecer alguns mitos sobre imóvel usado e a diferença entre ele e um novo. Continue a leitura!

Qual a diferença entre comprar imóvel usado e novo?

O imóvel novo pode até ser a primeira opção para algumas pessoas querendo se mudar. Afinal, tem a garantia da construtora e já é possível entrar deixando o lugar do jeito que se deseja.

Entretanto, muitos acabam optando por comprar ou alugar um imóvel usado ao notar certas características dos novos que não se encaixam em suas necessidades.

A urgência é a primeira delas, já que a entrega de um imóvel novo costuma levar um tempo maior, principalmente se for comprado na planta. Nesse caso, o tempo de espera costuma ser de anos, especialmente se houver atrasos na obra.

Esse atraso interfere no planejamento para a mudança e pode até inviabilizá-la, gerando custos desnecessários, como taxas de cancelamento.

Por falar em custos, outra desvantagem do imóvel novo, no caso de apartamentos ou casas em condomínios, é que o valor mensal da taxa condominial ainda não está estabelecido e, às vezes, pode ser superior ao previsto.

Em imóveis novos, também não é possível conhecer a vizinhança previamente, o que pode gerar alguns transtornos quanto ao relacionamento futuramente. Em resumo, um imóvel novo é uma grande incógnita.

Quais os maiores mitos sobre o imóvel usado?

Assim como os imóveis novos, morar em um imóvel usado tem suas vantagens. Infelizmente, alguns proprietários ou inquilinos perdem a oportunidade de aproveitá-las por ouvir alguns mitos sobre eles. Veja alguns a seguir!

1. Todo imóvel usado precisa de reparos

Para algumas pessoas, imóvel usado é sinônimo de muitos reparos e gastos infinitos com reformas. Entretanto, esse é um mito infundado. Apesar de haver a chance, principalmente quando a negociação acontece diretamente com o dono, a maioria dos imóveis usados passa por vistorias feitas por profissionais especializados e só é liberada quando suas instalações são aprovadas.

Mesmo que haja a necessidade de fazer alguma intervenção, os corretores costumam avisar, e esse valor é negociado com o proprietário.

2. Todo imóvel usado é ultrapassado

Apesar de alguns imóveis terem arquitetura antiga, uma simples revitalização pode transformá-los em espaços modernos, transformando-os em um imóvel amplo e moderno e bem localizado.

3. Todo imóvel usado é desvalorizado

Alguns proprietários têm receio em investir em imóveis usados achando que o valor aplicado não volta para o bolso. No entanto, a verdade é que eles têm alto potencial de valorização, já que pequenas reformas podem valorizar o imóvel.

4. Todo imóvel usado traz muitos gastos

O imóvel usado já tem a maioria dos seus custos estabelecidos, de modo que não costumam variar, como condomínio, IPTU, valor médio de água, luz, gás etc. Pesquisando previamente a situação do imóvel, principalmente certidões negativas, e fazendo vistorias no local, é possível prever os gastos para manter tudo em ordem e evitar surpresas desagradáveis.

Existe vantagem em comprar um imóvel que não seja novo?

Além das vantagens mencionadas, visitar imóveis usados permite conhecer a vizinhança, o que é uma vantagem especialmente para quem tem pets ou crianças pequenas, já que, infelizmente, alguns moradores podem vir a criar problemas com isso.

Outro ponto positivo é saber exatamente o que encontrar ao fechar o contrato. Em imóveis novos, é preciso ter atenção, inclusive guardando materiais de divulgação, para conferir se o que foi prometido foi entregue de fato.

Considerar a opção de comprar ou alugar um imóvel usado pode ser uma ótima ideia pelos seus inúmeros benefícios. Se você vai trocar de moradia, não deixe de cogitar essa possibilidade.

Gostou deste post? Separamos dicas como essas para mandar para você e facilitar a sua escolha. Assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário