7 dicas essenciais para ter sucesso no aluguel de um imóvel

6 minutos para ler

Muitos motivos levam as pessoas a se decidirem pelo aluguel de imóvel, seja para morar mais próximo dos estudos ou do trabalho, seja por motivo de casamento, saída da casa dos pais ou mesmo por não haver recursos para a compra da casa própria tão sonhada. Enfim, alguns fatores pesam nessa decisão.

No entanto, quem opta pelo aluguel deve ficar atento a várias questões que envolvem esse compromisso. Pesquisar bem onde deseja morar, saber exatamente o tamanho do imóvel, inteirar-se sobre os impostos, condomínio, entre outros, são aspectos relevantes na escolha.

Se você pretende alugar um imóvel, prossiga na leitura e conheça os fatores que devem ser bem pesados nessa decisão para que a sua experiência seja a melhor possível. Acompanhe!

1. Coloque o seu orçamento na ponta do lápis

Conhecer o seu orçamento é um ponto primordial ao se decidir pelo aluguel de um imóvel. Você terá que analisar suas condições financeiras e o custo-benefício que envolve essa decisão.

Antes de mais nada, some todas as despesas que terá ao alugar um imóvel. São gastos com aluguel, condomínio, seguro contra incêndio, IPTU, transporte, entre outros. Prevenir-se e colocar tudo na ponta do lápis vai evitar transtornos financeiros e arrependimentos posteriores.

2. Pesquise vários imóveis

Não escolha nada por impulso, pese os prós e os contras. Para isso, visite muitos imóveis até se decidir pelo mais vantajoso, ou seja, que agrade em todos os aspectos e, principalmente, que esteja dentro do seu orçamento.

Pesquisando, é possível comparar a qualidade, o preço, entre tantos outros fatores. Afinal, será a sua moradia. Por isso, tenha atenção ao valor do imóvel, compare com os demais. Veja se o tamanho é do seu agrado, se o estado é bom. Verifique a localidade, a vizinhança, o comércio, entre outras características.

3. Visite várias vezes o mesmo imóvel antes da decisão

Não caia no erro de visitar determinado imóvel apenas uma vez e decidir alugar. Alguns fatores precisam ser checados antes de se fechar o negócio. Localidade, vizinhança, comércio e transporte são aspectos muito importantes e que requerem mais visitas para serem mais bem avaliados.

Veja os itens mais importantes que você deve avaliar para evitar arrependimentos futuros:

Vizinhança

Se você é uma pessoa que preza pelo silêncio em momentos apropriados, como na hora de dormir ou para ver TV, um lugar onde há o respeito pela lei do silêncio é o ideal. A melhor maneira de verificar se existe muito barulho nos arredores é consultando os vizinhos.

Transporte

Informe-se sobre a oferta de transporte no local. Verifique se há linhas de ônibus, pontos de táxi, metrô etc. Verifique se a demanda atende às suas expectativas. É interessante, também, saber sobre o trânsito do local, se é muito movimentado e se produz poluição sonora, o que pode incomodar bastante.

Comércio

Ter um bom comércio é fator muito relevante ao escolher um local para alugar. Afinal, essa característica traz bastante conforto, não é mesmo? Por isso, se o imóvel tem padaria, feira livre, mercado e farmácia por perto será uma vantagem a mais.

Segurança

Hoje em dia, é muito importante que os condomínios ofereçam o máximo possível de segurança aos moradores. Verifique em suas visitas se o local oferece uma boa estrutura de segurança, se há porteiros 24 horas por dia, câmeras, entre outros.

4. Faça uma boa vistoria antes de pegar as chaves

Entregar a propriedade em boas condições de moradia é obrigação do proprietário e da imobiliária, mas nem sempre é isso o que acontece. Por essa razão, a vistoria do imóvel antes de pegar as chaves é uma forma de o inquilino se proteger contra possíveis cobranças na devolução da residência.

Vale ressaltar que é dever do locatário entregar o imóvel nas mesmas condições em que foi encontrado na ocasião da entrega das chaves.

Verificar se o imóvel necessita de algum reparo sério é essencial. Para isso, é bom contar com a ajuda de um profissional que poderá certificar sobre essa questão para que você decida se vale a pena ou não alugá-lo.

Faça uma vistoria com uso de fotos e vídeos, e observe tudo, como vazamentos, mofo, infiltrações, torneira, descarga dos vasos sanitários, rachaduras, pintura e sistema elétrico. Não se esqueça de guardar todo o material até a devolução do imóvel.

5. Leia bem o contrato de aluguel do imóvel

Ler bem o contrato de aluguel do imóvel é uma forma de se proteger, porque toda a negociação está nesse documento, incluindo o tempo que o locatário deverá permanecer na propriedade e o laudo da vistoria de entrada.

Durante o período de duração do contrato, o proprietário não poderá requerer o imóvel. O locatário, por sua vez, poderá devolvê-lo antes de findar o contrato com o pagamento de uma multa. No entanto, é possível negociar com o locador um mínimo de permanência na residência sem que haja maiores prejuízos.

6. Fique de olho nos reajustes e cobranças

Por lei, o aluguel de imóvel só pode ser reajustado uma vez ao ano, com a finalidade de corrigir a inflação e a moeda. Se o locador sentir que o aluguel está com o valor defasado, ele pode pedir revisão a cada três anos, mas é sempre bom que as partes envolvidas cheguem a um acordo.

É importante que o inquilino fique bem atento ao valor do condomínio. Despesas extraordinárias não podem ser repassadas a ele, como aquelas relacionadas a benfeitorias. Cumpre ao locatário arcar somente com despesas relacionadas à conservação, como pintura e manutenção dos elevadores.

7. Conte com a ajuda de uma administradora de imóveis

Com o auxílio da administradora, a divulgação do imóvel é maior e, geralmente, ocorre de acordo com as técnicas de otimização para conteúdos virtuais. Dessa forma, é bem mais fácil atrair locatários, pois isso garante que tenham mais informações sobre os imóveis pelos quais estejam interessados.

Como você pôde conferir neste post, alugar imóvel requer uma série de cuidados. Na verdade, é uma decisão muito importante. Afinal, será a sua nova moradia, o seu porto seguro. Siga, então, as nossas dicas e torne esse momento o mais tranquilo possível.

Gostou deste post? Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho.

Posts relacionados

Um comentário em “7 dicas essenciais para ter sucesso no aluguel de um imóvel

Deixe um comentário