7 dicas para otimizar a gestão de contas do condomínio

3 minutos para ler

A gestão de contas do condomínio é coisa séria. Os moradores cobram uma administração eficiente, que preze por despesas controladas, orçamentos respeitados e por prestação de gastos transparente.

Para atender às expectativas, é fundamental exercer algumas práticas. Listamos 7 indispensáveis para manter a saúde financeira do condomínio. Confira!

1. Defina e respeite o orçamento

Os orçamentos são as bases principais para a gestão se guiar. É importante definir o teto máximo de gastos que o condomínio terá, considerando despesas básicas, manutenção e o salário dos funcionários. Para manter a situação confortável, respeitar esses orçamentos é fundamental.

2. Registre todas as movimentações financeiras

O fluxo de caixa precisa ser controlado com rigor. Toda movimentação financeira deve ser devidamente registrada, seja de entrada, seja de saída. Só assim, é possível apontar para onde o dinheiro foi ao longo de determinados períodos. Assim, também acontece a prestação de contas com maior transparência.

3. Mantenha as contas em dia

Contas em atraso geram juros, ou seja, custos maiores do que o planejado. A gestão do condomínio precisa ter a relação completa e detalhada de todos os compromissos financeiros. A data de vencimento de cada conta deve ser cumprida e, para isso, o registro dessas despesas é feito no orçamento. Só assim, é possível se manter longe de atrasos.

4. Preste contas regularmente

A prestação de contas do condomínio faz parte do trabalho de administração. Isso garante a conformidade da atuação dos gestores, além de favorecer a transparência e a confiança no trabalho. Os moradores precisam ter acesso aos valores dos recebimentos e dos gastos durante todo o ano. O documento com esse registro deve estar de fácil acesso ou ser distribuído aos condôminos.

5. Arquive notas de prestação de serviços

A prestação de contas também envolve a comprovação dos valores destinados a serviços de qualquer tipo, que envolvam a prestação. As notas são documentos de extrema importância, principalmente para comprovar que o dinheiro foi gasto daquela forma. Arquive todas que forem recebidas, de preferência digitalmente, evitando qualquer perda.

6. Tenha uma reserva de emergência

Imprevistos podem acontecer no condomínio e, se não houver uma reserva de emergência, o problema pode ficar maior do que o esperado. Mês após mês, é fundamental separar uma parcela dos recebimentos de taxa para destinar a esse fundo. Ele deve ter uso exclusivo em situações esporádicas e que fugiram de qualquer planejamento.

7. Utilize um software de gestão

A tecnologia já oferece bons recursos para gerir as contas do condomínio. No computador ou, até mesmo, no celular, é possível utilizar softwares e aplicativos que permitem desenvolver orçamentos e controlar o fluxo de caixa. Escolha o que melhor se encaixa com as suas necessidades e o tenha como apoio na gestão financeira.

Administrar as contas do condomínio é uma tarefa que exige dedicação e, principalmente, muita organização. Essas 7 dicas vão tornar esse caminho mais prático e resultarão em uma administração mais competente.

Siga-nos no Instagram e curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário