Saiba como evitar a disseminação do coronavírus no seu condomínio

4 minutos para ler

Para evitar a disseminação do coronavírus, o primeiro passo a ser seguido pelas pessoas é o chamado distanciamento social, ficando em casa e evitando aglomerações. Em um condomínio, para que haja mais engajamento dos moradores em cumprir com as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o síndico exerce um papel fundamental.

Além da conscientização sobre os principais pontos a serem seguidos, outras medidas podem ser tomadas para que haja um controle da propagação da COVID-19. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para ajudar você a entender melhor o que pode ser feito. Continue a leitura e saiba mais!

Fechar áreas comuns do prédio

As pessoas devem evitar ao máximo sair de casa, uma vez que o contágio pelo contato com outros indivíduos contaminados é a principal forma de disseminação do coronavírus. Por essa razão, áreas comuns do prédio, como academia, salão de festas, piscinas, playground, entre outras, devem ser fechadas por tempo indeterminado.

Ampliar a limpeza do condomínio

Outro ponto que merece atenção por parte do síndico está relacionado à higienização do local. É preciso que os gestores reforcem a equipe de limpeza, passando orientações mais precisas sobre como devem ser os procedimentos nas principais áreas comuns.

As práticas de higienização devem ser diárias, além de haver a necessidade de aumentar a frequência de purificação de alguns pontos dos prédios, como:

  • torneiras;
  • interruptores de luz;
  • botões do elevador.

É recomendável que os bebedouros sejam interditados, além de oferecer em áreas estratégicas álcool em gel e pias, para que os moradores também possam efetuar a limpeza de suas mãos sempre que chegar da rua.

Orientar funcionários e condôminos

Deixar os funcionários cientes das principais medidas trazidas pela OMS também deve ser uma prioridade. Além disso, afastar aqueles que apresentem qualquer sinal de gripe ou que estejam dentro do grupo de risco — acima de 60 anos ou que tenham doenças respiratórias.

Caso o condomínio esteja em obra e recebendo colaboradores externos, os equipamentos oferecidos a eles devem ser limpos e trocados diariamente (como luvas). Em relação aos condôminos, medidas simples poderão contribuir para que cada um faça a sua parte.

Entre elas, colocar orientações fixadas nos elevadores, ressaltando até mesmo sobre a quantidade indicada de pessoas para fazer o uso do equipamento.

Também é preciso indicar sobre o uso de máscaras, que se tornou obrigatório na maioria das capitais brasileiras, inclusive no Rio de Janeiro (decreto válido desde o dia 23/04). Esse tipo de recomendação diminui ainda mais o contágio da doença, trazendo mais segurança a todos do condomínio.

Adiar assembleias

Sabemos sobre a importância das assembleias para o bom andamento da gestão de um condomínio. Por meio delas, os moradores ficam por dentro das principais medidas tomadas pelo síndico, toma conhecimento sobre mudanças no estatuto, além de ser uma ótima oportunidade para a troca de ideias e para a compreensão dos problemas enfrentados pelo local.

No entanto, nesse momento, é indicado que todas as reuniões sejam adiadas. Comunique aos condôminos por meio de recados fixados nas paredes e deixe-os constantemente por dentro das medidas que vêm sendo tomadas. Também podem ser enviados avisos online, seja por e-mail, seja por outros aplicativos, evitando assim o contato entre as pessoas.

Neste conteúdo, explicamos brevemente sobre a importância de aplicar medidas que evitam a disseminação do coronavírus nos condomínios. Ao adotar essas estratégias, a sua gestão contribuirá não apenas para que os moradores estejam em segurança, como também, auxiliar a comunidade como um todo, estando de acordo com as diretrizes da OMS.

Para que outras pessoas também estejam por dentro dessas dicas, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário