Veja quais são as funções e os direitos do porteiro em condomínios

3 minutos para ler

Dia 29 de junho é celebrado o Dia do Empregado em Edifício, data estipulada pela convenção coletiva (SEEMRJ). E quando falamos de empregados em edifícios, um dos profissionais mais importantes para a segurança e melhor manutenção de qualquer edifício, escola ou condomínio é, claro, o porteiro.

A presença do porteiro é muito importante para a segurança e conveniência dos moradores. Portanto, nada mais justo do que oferecer uma data comemorativa. E, junto com ela, os profissionais da categoria também têm alguns direitos atrelados. Acompanhe e entenda melhor.

As funções e direitos do porteiro

O trabalho do porteiro de um edifício é prezar pela segurança dos moradores e pela preservação do ambiente. Ele monitora e faz o controle da movimentação de pessoas nas áreas comuns do prédio, registrando visitantes, recebendo entregas e fazendo manutenções mais simples. Também deve atuar em proximidade com o síndico, especialmente em casos que exigem mais reforma e controle.

No que diz respeito ao Dia do Empregado em Edifício, segundo a convenção coletiva, o dia 29 de junho passa a ser considerado um feriado da categoria. Portanto, caso não tenha sua folga compensada, deve receber um adicional de 100% pelo dia trabalhado.

A tecnologia ajudando este profissional

Para que o porteiro possa executar sua função, é importante que o edifício inclua também ferramentas tecnológicas para facilidade sua administração. Especialmente em edifícios com uma infraestrutura complexa e ampla. Alguns dos principais recursos estão a seguir.

Câmeras de segurança

Para garantir a segurança de todos os moradores, é importante que o porteiro possa monitorar a movimentação de pessoas em pontos chave do edifício. Para isso, é fundamental ter um sistema de câmeras de segurança facilmente acessível, com boa qualidade de transmissão e também gravação. Dessa forma, se houver algum problema ou acidente, o profissional pode responder rapidamente.

Controle de acesso

Muitos condomínios hoje adotam ferramentas para controlar a circulação de pessoas mais facilmente. Por exemplo, portas podem ter cartões eletrônicos e senhas ao invés de chaves convencionais. O principal benefício aqui é registrar cada pessoa que passa pelo local e em qual horário. Além, é claro, de facilmente alterar permissões e restrições, se for necessário.

Portaria eletrônica

Nos últimos anos, também aumentou o número de condomínios com portaria eletrônica, alguns deles a usando como substituição para o porteiro. Porém, isso não significa que esse profissional deixou de ter sua utilidade. Ele continua monitorando a movimentação de pessoas, mas os próprios moradores podem se comunicar com visitantes.

Importância de uma boa administradora de condomínio

O Dia do Empregado em Edifício é apenas um dos direitos que são garantidos os funcionários de condomínio. O eSocial estabelece diversas normas e obrigações que devem ser cumpridas mensalmente, as quais podem ser bem difíceis de acompanhar. Nesse ponto, contar com uma boa administradora é a melhor solução para assegurar esses direitos e evitar erros.

O Dia do Empregado em Edifício é apenas um exemplo da importância da equipe de manutenção e gestão de um condomínio. São esses profissionais que garantem a segurança dos moradores e evitam dores de cabeça a longo prazo.

Quer continuar recebendo mais das nossas informações? Então siga-nos no Facebook e no Instagram agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário