Cores de cano de condomínio: entenda mais sobre o tema

3 minutos para ler

Em estruturas muito complexas, é normal que certas peças e aspectos precisem de um pouco mais de esclarecimento para que sejam bem utilizados. Para isso servem alguns marcadores comuns, como placas de saída e sinais de trânsito. O mesmo vale em residências, especialmente prédios e condomínios. Afinal, há muitos outros sistemas passando em seu interior.

Exemplos disso são as cores de canos de condomínio, as quais são diferentes entre si. Se você mora em um, provavelmente, já notou essas diferenças, mas pode nem ter se dado ao trabalho de pensar sobre elas. Mas saiba que, para garantir a sua segurança e a das outras pessoas à sua volta, é sempre bom estar bem informado.

Para ajudá-lo com isso, vamos explicar quais são essas distinções e como saber delas pode ser importante para você. Boa leitura!

Por que os canos têm cores diferentes?

A resposta simples é: porque eles contêm coisas diferentes. Para garantir que o processo de manutenção predial seja um pouco mais fácil, o profissional responsável precisa saber quais canos contêm quais substâncias.

Caso contrário, ele pode abrir um cano de gás acreditando que ele contém água. Daí, foi criado um padrão de cores de acordo com o tipo de conteúdo, permitindo que eles sejam facilmente identificados, independentemente da localidade.

Cada cor e seu respectivo conteúdo são:

  • verde: água limpa;
  • marrom: esgoto;
  • cinza: parte elétrica;
  • azul: água quente;
  • vermelho: hidrante;
  • amarelo: gás.

Quais cuidados tomar com a manutenção dos canos em condomínio?

Saber quais são as cores de cano de condomínio e o que elas significam é um bom primeiro passo para facilitar o trabalho de manutenção, seja ele feito internamente, seja ele realizado por uma equipe terceirizada. Porém, ainda é importante ter alguns cuidados com a segurança. Veja mais a seguir!

Manutenção adequada para cada cano

Cada cor de encanamento exige uma atenção um pouco diferente. Dependendo do tipo de conteúdo, pode ser necessário chamar um profissional diferente com mais ou menos frequência, além de tomar outras ações no dia a dia. Em todo caso, ter isso em mente ajuda a planejar a manutenção e a evitar imprevistos.

Esclarecimento geral sobre o significado das cores

No dia a dia, cada um dos moradores pode dar de cara com um desses encanamentos como parte de um problema interno do apartamento. E, nesses casos, poder agir com segurança também é muito importante. Sendo assim, é ideal que todos estejam cientes desse código e possam identificar as cores de cano de condomínio com facilidade.

Busca de ajuda profissional

Por fim, mas não menos importante, é sempre melhor contar com um técnico profissional do que mexer na estrutura do prédio sem o conhecimento adequado. Essa medida não só é mais segura, como também traz mais garantia de que o trabalho será realizado da forma certa.

Agora, você entende melhor o propósito das cores de canos de condomínio e como usá-las para evitar acidentes. Lembre-se de ficar atento a outros códigos para agir com mais segurança.

Este conteúdo foi útil? Quer tirar mais alguma dúvida? Então, deixe um comentário abaixo!

Posts relacionados

Deixe um comentário