Como deve ser feita a manutenção de elevador em condomínio? Entenda!

4 minutos para ler

Se você mora em um condomínio com prédios, então, certamente, usa um elevador para subir e descer os andares com bastante frequência. Por ser o meio de transporte interno mais comum, é importante que ele tenha um bom funcionamento ao longo de todo o dia. Para isso serve o trabalho de manutenção de elevador em condomínio.

Há muitas pessoas que têm responsabilidades quando se trata da manutenção e da preservação das áreas comuns de um edifício, sendo a principal delas o síndico. Ele é quem mais precisa saber como agir caso o elevador demande alguma manutenção, seja ela preventiva, seja ela de reparação.

Para ajudá-lo a fazer esse trabalho com mais qualidade, vamos falar um pouco mais sobre como essa manutenção deve ser feita e sobre quais são as responsabilidades do síndico nesse processo. Continue a leitura!

Qual é a importância das normas de manutenção?

Para garantir a melhor segurança das pessoas que utilizam elevadores regularmente, a ABNT (Agência Brasileira de Normas Tipográficas) estabelece normas de manutenção regulares. Há termos específicos para cada modelo, sendo ideal verificar a legislação referente ao elevador que você usa.

Quais os pontos de atenção na manutenção de elevador em condomínio?

Independentemente de como seja o prédio ou do modelo do elevador, existem alguns pontos aos quais você deve atentar. Veja aqui os principais.

A manutenção preventiva gera economia

Muitos síndicos e administradores de condomínio esperam que algo dê errado antes de tomar alguma atitude, o que acaba custando bem mais no fim das contas. Investir em uma manutenção preventiva, por outro lado, garante mais segurança e evita custos extras em caso de acidentes.

Não é necessário contratar a mesma empresa que fez a instalação

Um mito recorrente na manutenção de elevador em condomínio é que, quando chega a hora de fazer a manutenção, é necessário chamar a mesma empresa. Na verdade, basta que a empresa de manutenção seja licenciada para manusear aquele equipamento. Apenas atente a negócios que parecem baratos demais.

É importante pedir a vistoria no momento da contratação

Algo que você deve sempre fazer ao contratar uma empresa de manutenção é pedir que ela realize uma vistoria das peças atuais antes de começar o trabalho. Isso ajuda a entender melhor a condição do elevador e a esclarecer as ações que serão tomadas. Ter tudo documentado também ajuda a deixar tudo esclarecido no futuro.

Quais são as responsabilidades do síndico?

Considerando todos os pontos acima, o que o síndico deve fazer em relação à manutenção de elevador em condomínio, já que ele, provavelmente, não tem nenhum conhecimento técnico? Existem duas principais responsabilidades que você conferirá abaixo.

Identificar o problema e contratar especialistas

Se for reportado algum defeito no elevador, então, o síndico deverá ser notificado e entrar em contato com a empresa de manutenção o quanto antes. Não buscar auxílio imediatamente pode, inclusive, caracterizar crime de negligência em relação à segurança dos moradores.

Acompanhar a equipe de manutenção

Quando os profissionais chegarem para avaliar a situação e fazer a manutenção, também é responsabilidade do síndico estar presente para mostrá-los o local e verificar a qualidade do trabalho. Caso ele não tenha o conhecimento necessário para julgar, pode buscar um técnico consultor.

Agora, você entende um pouco mais sobre a manutenção de elevador em condomínio e sobre as responsabilidades do síndico. Seja para prevenção, seja para reparação, estar atento a esse processo é fundamental em qualquer edifício.

Quer continuar recebendo mais das nossas informações? Então, assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.

Posts relacionados

Deixe um comentário