Barulho em apartamento? Veja como evitar que aconteça

6 minutos para ler

A vida em um edifício é bem diferente daquela em uma casa. A maior proximidade com o espaço de seus vizinhos implica várias mudanças e outros desafios, principalmente com relação à convivência. O barulho em apartamento, por exemplo, é um problema bem comum com o qual todo edifício precisa lidar em algum momento.

Para que esse barulho não leve a problemas de convivência mais graves, você precisa implementar algumas atitudes para solucioná-lo. Felizmente, não faltam formas de minimizar ruídos e impedir que sons altos atrapalhem a rotina dos moradores do prédio.

Para ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre as principais causas de barulho e depois dar algumas dicas para lidar com esses problemas. Acompanhe.

Quais são as principais causas de barulho em apartamentos?

Como mencionamos, a proximidade entre os moradores aumenta os riscos de que haja barulho entre um apartamento e outro. Algumas das coisas que mais causam barulho estão descritas a seguir.

Conversas altas

Um dos cenários mais comuns que levam a conflitos entre os moradores é o barulho que um grupo de pessoas faz quando conversa muito mais alto que o necessário. Podem ser conversas de diversão, discussões acaloradas ou simples conversas do dia a dia.

Algumas pessoas têm o costume de falar mais alto, o que pode ser um problema em um apartamento, já que o som pode facilmente chegar aos demais apartamentos.

Obras

De tempos em tempos, alguns dos apartamentos e áreas de uso comum vão precisar passar por uma reforma, seja na rede elétrica, no encanamento ou em toda a sua estrutura. E, como você já deve saber, essas obras sempre causam bastante sujeira e barulho.

Não é algo que pode ser totalmente evitado, mas se passar dos limites, pode ser que os moradores comecem a ter problemas.

Festas

Aniversários, churrascos, simples reuniões entre amigos, entre outros tipos de festas, podem ser feitas sem causar nenhum problema, mas também podem causar muito barulho em apartamentos próximos, caso não haja o mínimo de cuidado.

Praticamente todos que moram ou moraram em um apartamento sabem o quão inconveniente é ter alguém tocando música alta de madrugada. E isso vale tanto para festas dentro de casa quanto aquelas feitas em salões e churrasqueiras.

Problemas estruturais

Claro, nem sempre o barulho acontece por causa de pessoas. É bem comum que alguns sons aconteçam quando há um problema de infraestrutura no edifício, como um encanamento mal ajustado, vazamentos, saída de gás, piso solto, entre outras coisas do tipo.

Esses tipos de barulho podem ser um sintoma de algo mais grave, os quais podem afetar muito mais a qualidade de vida dos moradores. O importante aqui não é tratar apenas o barulho, mas também outros defeitos que podem causá-lo.

Como lidar com o barulho em apartamentos?

Como você pode ver, não faltam coisas que façam barulho em qualquer edifício. Mesmo os condomínios mais tranquilos têm que implementar algumas atitudes e regras para evitar que os ruídos prejudiquem a convivência e a qualidade de vida de todos os moradores.

Para ajudar com isso, listamos aqui algumas dicas que você pode seguir para eliminar ou, pelo menos, reduzir a quantidade de barulho entre os apartamentos. Confira.

Respeite o horário de silêncio

A maioria das cidades tem a chamada “lei do silêncio”, a qual proíbe barulhos muito altos a partir de determinada hora, a menos que o local tenha isolamento acústico total. Considerando que um prédio deixa todas as pessoas ainda mais próximas, é preciso respeitar essa lei. Para isso, basta ter o horário de silêncio em mente, estabelecendo um limite para quanto barulho pode ser feito e até que horas, considerando sempre o bom senso.

Faça a manutenção regular do prédio e apartamentos

Quando problemas estruturais começam a causar barulho, como elevadores rangendo e o encanamento batendo, é sinal de que há maiores riscos de acidentes, por exemplo. Nesses casos, a preocupação não é mais só com o barulho, mas com os danos que podem estar associados.

A solução aqui é simples: fazer vistorias e manutenções regulares de todos os aspectos do edifício e ficar atento a qualquer reclamação dos moradores. Com uma rotina de manutenção adequada, é provável que esse tipo de problema seja prevenido com bastante antecedência, evitando muita dor de cabeça e problemas entre os moradores.

Invista em isolamento acústico

Mesmo que ninguém grite ou toque música alta, ainda é possível ouvir muito barulho em apartamentos quando a estrutura em si não inclui nenhuma forma de isolamento acústico. Quando o piso e paredes são muito finos, qualquer móvel sendo arrastado ou uma pessoa caminhando pode fazer muito barulho para os vizinhos.

Para evitar isso, o ideal é que o próprio apartamento seja projetado com isolamento acústico em mente. É possível adicionar camadas extras ao piso e paredes para reduzir a quantidade de ruído que passa entre elas, o que contribui bastante para minimizar o barulho no apartamento. Dessa forma, ações comuns do dia a dia não vão gerar qualquer problema grave.

Converse com a pessoa causando o barulho

Independentemente das normas, das leis ou das multas, pode ser que algumas pessoas ainda façam muito barulho em horários inapropriados, perturbando os vizinhos e causando discussões.

Porém, a repreensão não costuma ser a melhor primeira atitude nessas situações. Antes de apresentar um aviso de multa, o melhor a fazer é ter uma conversa franca e pedir que certas regras sejam respeitadas.

Na maioria dos casos, você deve ter toda a cooperação que precisa para evitar o barulho. Porém, caso não seja possível chegar a um acordo, então é hora de levar a conversa para outro lado, buscando impor as normas que foram estabelecidas pelo condomínio e prezando pelo bem da maioria.

Com essas informações, você pode reduzir um pouco mais o barulho em apartamento. Lembre-se também que há uma lei geral do silêncio que deve ser respeitada por todos, não apenas em seu condomínio. Se o barulho do condomínio for muito intenso, então você também pode ser considerado responsável.

Quer mais dicas para gerir melhor o edifício? Então, veja também nosso artigo sobre como gerenciar áreas comuns do condomínio agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário