Aluguel | O Que Você Precisa Saber Antes de Alugar um Apartamento?

2 minutos para ler

Quando vamos alugar um apartamento, devemos levar uma série de fatores em consideração, afinal, será o nosso novo lar daqui pra frente. Nesse novo artigo do blog contaremos tudo que você precisa saber antes de alugar um imóvel. Confira:

1 – Faça uma pesquisa de mercado

Pesquise sobre valores cobrados na região em que está buscando o imóvel e, antes de assinar o contrato, procure conhecer a Lei 8.245/91, a Lei do Inquilinato, para verificar os direitos e deveres de locador e de locatário.

2 – Fique atento à documentação

A documentação solicitada pode mudar de uma imobiliária para outra, mas geralmente são solicitadas cópias autenticadas de RG, CPF e comprovante de rendimento. Certifique-se que você não está com nenhuma documentação irregular, para não ter que correr atrás disso na última hora.

3 – Escolha a região mais conveniente para você

A região do seu imóvel deve ser a mais agradável possível para você. Portanto, saiba tudo sobre os arredores: se há trânsito e barulhos frequentes, a existência de comércio por perto, a facilidade de encontrar transporte público e se a localidade é violenta e perigosa. Todos os fatores devem ser levados em consideração nesse momento.

4 – Tire fotos no momento da vistoria

Fotografe qualquer defeito que você encontrar na casa e peça a rubrica do proprietário para evitar alegações e cobranças futuras. Verifique cada detalhe e questione sempre que achar necessário.

5 – Atraso no pagamento do aluguel

De acordo com a Lei do Inquilinato, a falta de pagamento pode resultar em despejo. Porém, os atrasos podem ser negociados e o inquilino pagará o aluguel com multa estipulada no contrato.

Posts relacionados

Deixe um comentário