Elevador no condomínio: quais as regras importantes para seu uso?

3 minutos para ler

Nos prédios mais modernos, é comum que o planejamento seja feito considerando um elevador, algo muito útil para o conforto e conveniência de todos os moradores. Porém, também há diversos casos em que esse aparelho se torna foco de discussão. Por isso, é importante entender as regras para uso do elevador no condomínio.

Boa parte dessas normas são implícitas e as pessoas as seguem de maneira tranquila. No entanto, ainda é necessário estabelecer certos preceitos mais explícitos. Alguns deles são universais, sendo aplicadas a todo condomínio, enquanto outros são específicos de um contexto.

Para esclarecer melhor tudo isso, citamos aqui algumas das principais regras de uso do elevador no condomínio. Confira!

Uso diferenciado do elevador social e de serviço

A maioria dos edifícios recentes tem, ao menos, dois elevadores: o de serviço e o social. Essa distinção é feita para separar o equipamento que faz principalmente o transporte de pessoas e o destinado ao transporte de cargas ou pets, por exemplo. O lado social geralmente apresenta menor capacidade, não sendo adequado no carregamento móveis, mudanças ou atividades similares.

Respeitar o limite de lotação e peso

Cada elevador do condomínio tem estipulado um limite de peso. Essa margem também é considerada ao determinar o número máximo de pessoas naquele espaço. Além de causar desconforto, exceder esse número põe em risco a segurança de todos, pois aumenta as chances de falha nos mecanismos.

Instruções claras para emergências

Quando ocorre alguma emergência, como um incêndio, é importante ter procedimentos claros com relação ao uso dos elevadores. Na maioria das situações, seu uso não é seguro, pois existe o risco de que os cabos fiquem danificados. Todos os moradores devem ser notificados sobre esses procedimentos para minimizar as chances de acidentes.

Definir um regimento interno para o uso do elevador

Todo condomínio conta com um regimento interno, ou seja, um conjunto de normas que devem ser respeitadas pelos residentes. Também é possível estabelecer um regulamento para o uso do elevador, como uma restrição de horário, número de pessoas, tipo de carga que pode ser levada em seu interior, etc.

Normas de boa convivência

Além das regras mais explícitas para o uso do elevador no condomínio, há regras implícitas de boa convivência e etiqueta. Por exemplo, não descartar lixo naquele local, dar preferência para a entrada de idosos e crianças, não utilizar aparelhos de som, música ou celular no viva voz.

Não chamar múltiplos elevadores

Uma prática de etiqueta comum em vários prédios é não chamar os elevadores ao mesmo tempo. Isso faz com que todos eles parem no mesmo andar, inclusive depois de você já ser sido transportado. É uma inconveniência desnecessária para os outros moradores.

Essas regras de uso do elevador no condomínio podem ser explicitadas no regimento interno, sendo um padrão para o local inteiro ou algo que os residentes entendem e respeitam. O importante é encontrar o método que promova a melhor convivência entre todos.

Quer continuar recebendo mais dicas? Então curta a nossa página no Facebook agora mesmo e receba as novidades em primeira mão.

Posts relacionados

Deixe um comentário