Reeleição de síndico: saiba quais são as regras

6 minutos para ler

A reeleição de síndico é garantida pelo disposto no Código Civil, em seu artigo 1.347. Nele, fica exposto que essa é uma decisão a ser tomada por assembleia, ou seja, uma organização que seja representativa dos interesses do condomínio.

Tendo em vista as responsabilidades do cargo, é fundamental estar a par das regras sobre o processo de escolha de um administrador. Uma vez escolhido, o trabalho de cada condômino não termina, afinal, o dia a dia de um síndico deve ser acompanhado e fiscalizado de perto.

Continue lendo para saber de que forma conduzir o processo eletivo para essa figura central na gestão de condomínios. Veja também como deve ser disciplinado o processo de reeleição dentro das regras internas e do que diz a lei. Boa leitura!

Quais as atribuições e deveres do cargo?

Como síndico, saiba que seu cargo está ligado a uma série de atribuições que exigem total comprometimento. Isso porque cabe a você cuidar de todas as exigências legais do condomínio, como licenças, inspeções e vistorias. Além disso, é sua função ser o seu representante legal, se assim for exigido em litígios ou audiências perante a justiça.

O Código Civil também expressa claramente as atribuições do cargo, tipificadas no artigo 1.348. Portanto, além de representar o condomínio externamente e por ocasião de possíveis ações judiciais, caberá ao síndico:

  • realizar a convocação da assembleia junto aos condôminos, quando necessário;
  • confeccionar o orçamento anual;
  • fazer cumprir a convenção, as deliberações da assembleia e o regimento interno;
  • dar ciência à assembleia sobre eventuais processos na justiça que sejam de interesse coletivo;
  • cuidar da guarda e conservação de áreas comuns;
  • efetuar a cobrança das contribuições junto aos condôminos, bem como a das multas, em casos de inadimplência;
  • reportar-se à assembleia anualmente na prestação de contas;
  • manter em dia o seguro das edificações sob sua responsabilidade.

Que direitos tem um síndico?

Como todo cargo eletivo devidamente amparado, limitado e resguardado por lei, como síndico, você assumirá deveres, mas também usufruirá de direitos. Nesse aspecto, é importante frisar que o responsável por um condomínio não tem que ser, necessariamente, um morador.

Se a assembleia entender que é o melhor, pode ser contratado um profissional que, como tal, deverá ser remunerado pelos seus serviços. Da mesma forma, poderá também atribuir a um leigo a função, mesmo que não seja condômino.

Profissional ou não, você tem garantias em relação aos seus direitos, afinal, exercerá uma atividade que exige disponibilidade e, sobretudo, tempo. Sendo assim, é prevista a remuneração pelo seu trabalho, na forma de isenção de taxa condominial ou de um valor pago a título de honorários.

Como todo trabalhador, os síndicos também têm o merecido direito a descansar. Logo, caberá à assembleia em convenção determinar um período para descanso. Nesse ínterim, deve assumir o subsíndico, que terá os mesmos deveres do titular da função.

Outro direito fundamental que todo gestor de condomínio deve ter é o de votar nas assembleias. Isso, evidentemente, se você for também morador. Aos profissionais, esse é um privilégio que naturalmente não se aplica.

Que código define os aspectos legais da função?

Como vimos, a lei maior que rege as relações entre condôminos e síndicos é o Código Civil. Estão lá discriminados todos os pontos a serem obedecidos durante uma gestão, elencados entre os artigos 1.331 e 1.358. Em complemento, também devem ser observadas as disposições dos artigos 653 e 654, que tratam da utilização de procurações no exercício da função.

Entretanto, não é apenas o Código Civil que determina o que pode e o que não pode, até porque se faz necessária uma lei dedicada exclusivamente às demandas condominiais. Essa é a finalidade da Lei Federal nº 4.591, mais conhecida como Lei do Condomínio.

Publicada em 1964, desde então, ela vem passando por mudanças para refletir o espírito do seu tempo. Em 2016, tivemos sua última e mais significativa alteração, em que foram incorporados 44 artigos — todos eles extraídos do Código Civil.

Existe um período máximo de atuação?

A “vida útil” do cargo é expressa no já citado artigo 1.357. Seu texto diz que:

“A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.”

Estando previsto em lei, o período de dois anos é improrrogável. O que pode ser deliberado por assembleia, nesse caso, é a possibilidade ou não de que você possa se reeleger. Assim sendo, essa é uma decisão que precisa ser ratificada em convenção.

Quando é possível a reeleição?

É nesse sentido que cada condomínio precisa definir em convenção e fazer constar, em suas regras, os possíveis limites para a reeleição de síndico. Não há impedimento para que uma gestão se perpetue, desde que isso seja decidido em votação da assembleia por maioria simples.

A questão a ser tratada com mais cuidado, nesse caso, é o que será transformado em regra. Isso porque, para mudar o que está escrito, a decisão deve ser tomada por, no mínimo, ⅔ dos participantes da assembleia do condomínio.

Portanto, esse deve ser um assunto debatido e tratado com máximo cuidado. Uma vez que esteja assegurado o direito a se reeleger, passa a valer o que está nas regras e não as decisões das convenções.

Em que circunstâncias um síndico pode ser impedido de ser reeleito? Reeleição de síndico: saiba quais são as regras

Também vale evocar o que diz o artigo 1.359. Em seu texto, fica expresso que um síndico pode ser destituído, caso deixe de prestar contas, venha a praticar irregularidades ou administrar mal.

Assim, fica a critério da assembleia ser favorável ou não à reeleição de síndico. De qualquer forma, tenha sempre em vista que se trata de um processo coletivo, ou seja, deve envolver uma parcela significativa dos condôminos, os principais interessados.

Então, gostou do artigo e acha que ele pode ser útil para seus amigos? Compartilhe-o agora em suas redes sociais!

Posts relacionados

3 thoughts on “Reeleição de síndico: saiba quais são as regras

  1. Boa noite. Util o conteúdo, porém senti falta de uma explicação: o síndico profissional pode em uma convocação de AGO, votar sua reeleição sem levar em consideração que poderia haver outros candidatos ao cargo?
    Explico: itens da AGO: 1-…tal tal
    2- reeleição de sindico
    3- eleição de sindico caso o item anterior não tenha sido aprovado
    4-… tal tal..

Deixe um comentário