Cuidados com a piscina de condomínios: veja os principais!

4 minutos para ler

Não há dúvidas de que a área de lazer preferida pelos moradores é a piscina dos condomínios, especialmente nos dias mais quentes. De fato, é um lugar bastante atrativo, mas que também pode apresentar alguns problemas. Por isso, o síndico deve redobrar os cuidados tanto com relação à manutenção quanto com relação à prevenção de acidentes.

A água não tratada, por exemplo, pode ser foco de doenças não apenas para os banhistas, mas também para os outros moradores. Do mesmo modo, a não observação das regras de segurança pode colocar os condôminos em risco.

Para promover a segurança do condomínio e evitar que esses problemas aconteçam, continue a leitura deste post com os principais cuidados a serem tomados. Vamos lá!

Aumente a segurança

O principal ponto sobre os cuidados com a piscina de condomínios é a segurança. É essencial que essa área seja cercada e trancada, evitando o acesso de crianças desacompanhadas. Além disso, providencie a sinalização do local, com informações sobre a profundidade da piscina e o horário de utilização e com lembretes das principais regras.

Algumas cidades contam com uma legislação municipal sobre a necessidade de um supervisor ou de um salva-vidas. O Rio de Janeiro, por exemplo, exige que haja a presença de um profissional em condomínios com piscinas com dimensões a partir de 6m² x 6m². Então, é preciso sempre consultar as normas vigentes.

Além disso, se o condomínio contar com um sistema de monitoramento por câmeras, não deixe de ter ao menos uma nesse local.

Faça a manutenção preventiva

A manutenção preventiva do condomínio é de responsabilidade do síndico. Então, os cuidados com a piscina também devem estar inclusos no planejamento e a sua manutenção deve ser periódica, mesmo nos períodos mais frios, em que ela não é utilizada. O ideal é contar com uma empresa especializada e que conheça as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas relacionadas a piscinas.

Ainda é preciso contar com, ao menos, um funcionário capacitado para fazer a manutenção diária da piscina e para realizar determinadas atividades, como a verificação da filtragem da água, a limpeza das bordas, o controle do cloro, a checagem do PH e o uso de algicidas. Normalmente, é o zelador que assume essa função.

Estabeleça normas para o uso da piscina

A Convenção de Condomínio e o Regimento Interno contêm as regras que devem ser seguidas pelos moradores para garantir a ordem e a boa convivência. Dessa forma, devem constar também normas sobre a utilização da piscina de condomínios, bem como as sanções caso não sejam cumpridas. Alguns exemplos de regras são:

  • a necessidade de utilização da ducha antes de entrar na piscina para evitar que protetores solares sujem a água;
  • a proibição da entrada de crianças desacompanhadas (elas só podem frequentar a área da piscina quando na companhia de um adulto);
  • a proibição do consumo de alimentos e bebidas na área cercada;
  • a proibição da entrada de animais na área da piscina;
  • a proibição da utilização de caixas de som no local;
  • a proibição do acesso à piscina fora do horário permitido;
  • a proibição de levar brinquedos (bolas e raquetes, por exemplo) para a área a piscina.

Ao seguir esses cuidados, certamente, a piscina de condomínios será aproveitada com mais qualidade, segurança e tranquilidade pelos moradores. Portanto, não deixe de colocá-los em prática e permita que essa área esteja sempre pronta para receber os condôminos da melhor forma!

Quer mais dicas sobre como cuidar melhor do seu condomínio? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe as nossas publicações.

Posts relacionados

Deixe um comentário