Ao alugar um imóvel podem surgir diversas dúvidas relacionadas a reformas e manutenção do apartamento. O que deve ser de responsabilidade do inquilino? E do proprietário?
Selecionamos as principais questões para esclarecer exatamente quais são as responsabilidade do locador e do locatário. Confira abaixo:
→ Inquilino:
O que eu inquilino devo fazer sempre?
– Manutenção das torneiras, registros, válvulas, sifões,
chuveiros etc.;
– Reparos em tomadas, interruptores, fusíveis, fechaduras;
– Manutenção da cobertura do telhado, desde que não
envolva reparos estruturais;
– Limpeza de manutenção de caixa d’água e calhas;
– Desentupimento de vasos sanitários, ralos, pias e esgoto;
– Reparo de portões, interfones e alarmes;
– Manutenção periódica de ar condicionado, filtro de água, eletrodomésticos, no caso do imóvel possuir estes itens.
Atenção: se algum destes reparos necessitar quebra de parede,
pisos ou qualquer outra medida de maior impacto, avise a
Conac antes de fazer. A situação será avaliada e se for necessário, a autorização de conserto será dada. Mas não faça nada sem o ok da Conac.
→ Proprietário:
Mas e o proprietário? Sobre o que ele é responsável?
O proprietário tem obrigação de entregar o imóvel em condições
de uso, ou seja, com a parte elétrica, hidráulica, esgoto e
telhado em ordem. Ele também é responsável por vícios ocultos
e defeitos preexistentes no imóvel, coisas que, muitas vezes,
nem a própria imobiliária consegue detectar.
Problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado, vícios ocultos e imperfeições pré-existentes são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Ou seja, no caso de um vazamento ou infiltração o locatário tem como obrigação avisar o mais rápido possível à Conac através do email [email protected] ou pelo nosso telefone 21 3797-3797. Sempre recomendamos que o inquilino formalize qualquer situação de irregularidade por e – mail para que possamos avaliar e tomar as ações cabíveis.
Quer saber mais sobre o assutno? É só entrar em contato com a gente: https://www.conacimoveis.com.br/fale-conosco/
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5 comentários
Marco Paiva · 23 de maio de 2018 às 07:27
Como agir o Síndico ainteração e habiliadaes em conflitos com os condomínios na constante falta da água nos edifícios.
Aguardo
Obrigado
Conac Imóveis · 10 de julho de 2018 às 19:17
Olá, Marco! Nesse caso, o inquilino deve falar com a administradora do condomínio e envolver o proprietário.
Rosana Neves · 25 de abril de 2019 às 00:00
Olá tenho uma dúvida.. Eu entreguei o imóvel e deixei algumas restaurações para serem feitas, nesse caso eu mesmo posso pedir que um pedreiro avalie o conserto ou eu posso discordar com o valor passado verbalmente, pois foi passado o valor sem nenhuma nota fiscal mostrando de fato os valores passado ??? Eu quero pagar mas não concordo com o valor e não sei se de fato são esses valores pois não tem nada em documento provando os valores
Obrigada
DOMENICA OLIVEIRA · 8 de janeiro de 2020 às 17:12
No Jardim tem uma arvore enorme e antiga. Devido a chuva com tempestade um galho enor se quebrou da arvore e precisa ser cortado com ferramenta profissional e a remoção dos galhos que são muito grandes. A imobiliária disse que isso é de responsabilidade nossa que somos inquilinos, isso procede?
Conac Imóveis · 22 de janeiro de 2020 às 15:05
Oi, Domenica. Como nessa situação a queda foi provocada por causa natural, a responsabilidade será do proprietário do imóvel caso a imobiliária ou o proprietário tenha sido notificado na época do ocorrido.