4 dicas para fazer festas de fim de ano em condomínio com segurança

4 minutos para ler

Com o fim do ano se aproximando, também se aproxima a temporada de Natal e ano novo. Durante esse período do ano, muitas famílias organizam festas de fim de ano no próprio condomínio, o que pode trazer algumas complicações, principalmente no que diz respeito à segurança e conforto dos moradores.

Você não deve proibir ninguém de aproveitar a época das festas, mas também é dever do síndico garantir que todos estejam seguros e confortáveis dentro do espaço do condomínio, independentemente do contexto. Sendo assim, há algumas atitudes que você precisa tomar para garantir a melhor experiência.

Se estiver em dúvida sobre o que fazer, siga as 4 dicas que separamos para você! Boa leitura!

1. Estabeleça regras claras para o uso do salão de festas e de outras áreas

Cada família faz suas festas de fim de ano em condomínio de forma diferente. Algumas são mais agitadas, outras são mais calmas. Se o condomínio tem um salão adequado para a realização desses eventos, é bem provável que ele esteja em uso com bastante frequência.

Para evitar que essas festividades afetem negativamente a convivência e a preservação do espaço, é importante estabelecer algumas regras de antemão. Um regulamento bem esclarecido para o uso do salão pode poupar muita dor de cabeça.

2. Tome medidas em relação ao barulho

Além de pensar no salão, é bom lembrar que essas festas quase sempre envolvem barulho, seja por conta da música ou de conversas agitadas. Porém, como todos sabem, após determinado horário, a lei exige que seja feito um mínimo de silêncio.

Se o salão de festas for fechado e tiver isolamento acústico, isso não deve ser um grande problema. Porém, se esse não for o caso, você deve conversar com as pessoas e definir um horário para que todos diminuam o ritmo.

3. Se necessário, reforce a segurança

Durante essas festas, é normal que os moradores também convidem pessoas de fora, o que abre brechas para que estranhos entrem sem permissão em meio ao grupo. Nesses casos, você deve ficar atento e, se preciso, contratar uma segurança extra.

Isso também será útil para prevenir conflitos entre os próprios moradores. Em festas de fim de ano em condomínio, que são situações de muita exaltação, especialmente com álcool, não é raro que alguém perca o limite e acabe provocando algum acidente. No mínimo, essa é uma boa precaução.

4. Tenha um cuidado extra com o uso de fogos

Como é tradicional durante o ano novo, algumas pessoas podem soltar fogos de artifício. Porém, dependendo da estrutura do condomínio e da vizinhança, isso pode ser uma ideia bem ruim.

Se os fogos representam um perigo alto para a segurança de todos, não tenha medo de proibir seu uso. E, se for possível usá-los, reforce bem as regras de segurança e o local adequado.

Com essas dicas, será mais fácil lidar com as festas de fim de ano em condomínio. Lembre-se, porém, de que é importante fazer valer essas normas. Caso alguém desrespeite o regulamento, então, tenha certeza de que haverá alguma consequência, como uma proibição de usos futuros do salão.

O salão, em si, ainda é uma parte da gestão do condomínio que o afeta o ano inteiro, certo? Se quiser mais informações para facilitar tudo, veja outro artigo sobre a reserva de salão em condomínios e informe-se um pouco mais.

Posts relacionados

Deixe um comentário