A administração do condomínio, realmente, é uma tarefa que impõe diversos desafios. Afinal de contas, além das questões burocráticas, financeiras e estruturais, ainda é necessário garantir a boa convivência dos moradores. O ambiente precisa estar sempre bem organizado para oferecer a melhor experiência e evitar conflitos.
Diante disso, as regras de condomínio são essenciais para ter um direcionamento em cada situação. Elas se tornam excelentes aliadas do trabalho do síndico e sua equipe, no momento de tomar decisões e manter a comunicação em dia. Outro ponto importante é que todos os residentes devem conhecer e estar de acordo com as normas.
Quer saber mais? Vamos mostrar quais são as principais regras de condomínio.
Entenda a importância das regras de condomínio
O ambiente do condomínio precisa estar bastante organizado para proporcionar uma experiência agradável e evitar conflitos desnecessários. Assim, o papel do síndico e do conselho fiscal se tornam mais fundamentais para acompanhar se tudo vai ser cumprido conforme o esperado.
A base das regras de convivência está no código civil, que é usado na elaboração do regimento interno e das convenções de condomínio. Também entram na sua cartela de responsabilidades as convocações de reuniões e assembleias, nas quais as normas são debatidas, os moradores são ouvidos e punições em caso de descumprimento são aplicadas.
Papel do condomínio
Da mesma forma que o síndico e o conselho fiscal têm seus compromissos, os moradores devem fazer valer seus direitos e deveres. Nas regras do condomínio, as principais obrigações envolvem a não realização de obras que desrespeitem as normas, o cumprimento da recomendação de ruídos, o pagamento das taxas de condomínio em dia, a valorização da boa convivência e o entendimento das normas e do regimento interno.
A seguir, vamos descrever em detalhes as principais regras de condomínio. Acompanhe!
Ruídos
O ideal é que os moradores entendam que ao viver em um condomínio, as regas funcionam de modo a que todos considerem o bem comum. No entanto, a questão do barulho é uma das que mais causam discórdia na administração e, aqui, além do bom senso, é válido ter as regras sempre como base das decisões.
Leve em consideração o artigo do Código Civil que informa sobre a necessidade de interferências sempre que houver perturbação à segurança, ao sossego e a saúde dos residentes.
É essencial delimitar horários para a emissão de música alta, o funcionamento das áreas de lazer para crianças e das áreas comuns do local, como o salão de festas e a churrasqueira (normalmente até 22h). O mais indicado quando as normas de ruído são descumpridas é conversar com o morador e aplicar uma multa somente quando a situação persistir.
Uso do elevador
O elevador é um espaço onde os moradores convivem entre si. Por isso, as regras sobre o assunto devem ser claras. Vale seguir algumas dicas direcionadoras à boa convivência para evitar situações desagradáveis. Entre as principais estão: aguardar as pessoas saírem do elevador para poder entrar, evitar que o equipamento fique preso em um andar em horários considerados de pico e transportar qualquer tipo de carga, animais ou lixo somente pela área de serviço.
Mudanças
Como as mudanças também geram diversas dúvidas, se mostra fundamental que a comunicação entre a administração do condomínio, os funcionários e os residentes seja bem realizada. Para evitar transtornos, esse processo deve ser agendado, precisa existir um horário limite para o deslocamento de objetos, apenas o elevador de serviço pode ser utilizado e ele tem que ficar com o estofado de proteção, e o inquilino deve avisar a administração ao começar e terminar uma mudança.
Reformas
Outro ponto que costuma exigir uma mediação de conflitos com frequência é a reforma. Na prática, os moradores têm o direito de modificar o imóvel para que ele se torne mais valorizado e confortável. Sem contar os reparos estruturais que pegam de surpresa e podem ser extremamente incômodos.
O mais recomendado é que todas as obras aconteçam com a assinatura e a autorização do arquiteto e do engenheiro responsável. Estabelecer horários para que as reformas aconteçam, transportar os materiais de construção somente pelo elevador de serviço, comunicar síndicos e vizinhos próximos e fazer tudo dentro das indicações do condomínio.
Animais de estimação
É permitido que cada residente tenha um animal de estimação. No entanto, o pet não pode apresentar nenhum risco à segurança, saúde e sossego dos outros inquilinos. As questões de higiene devem ser acompanhadas igualmente com atenção pelo tutor.
Os bichinhos precisam circular pelas áreas comuns sempre acompanhados. Além disso, a entrada e a saída devem acontecer pelo elevador de serviço.
Garagem
Nas regras que envolvem a garagem é essencial que os moradores entendam até onde vão seus direitos e que cumpram os deveres com o máximo de respeito. As vagas não podem ser utilizadas como depósito, o respeito ao limite de velocidade deve ser prioridade, os carros precisam usar as luzes baixas, evitar buzinas e sempre comunicar caso ocorrer uma colisão com outro veículo no local.
Lixo
Os cuidados com os resíduos acarretam dores de cabeça para a administração quando não são bem sinalizados. Os espaços precisam ser posicionados em pontos estratégicos, o lixo deve estar devidamente ensacado, tem que haver uma rotina de retirada e critérios rigorosos contra o descarte pela janela.
Vale reforçar ainda a importância da coleta seletiva, que precisaria ser indicada com as divisões dos recipientes, como forma de incentivo à preocupação com sustentabilidade, e o armazenamento dos resíduos de modo organizado na estrutura do condomínio. Sempre que houver o descarte de vidro ou outros objetos que possibilitam qualquer risco, por exemplo, a sinalização adequada deve ser inserida.
Agora ficou claro quais são as principais regras de condomínio e como colocá-las em prática. Diante de tantas questões, contar com a ajuda de uma administradora é fundamental para que as normas sejam devidamente cumpridas e que o síndico consiga monitorar cada detalhe com foco em criar um ambiente cada vez mais favorável para todos.
Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário no post e nos conte quais regras geram mais dúvidas em seu condomínio.
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