Seja para aluguel, seja para revenda, qualquer imóvel precisa passar por um processo de avaliação, tanto em áreas pessoais quanto as de uso comum, como corredores e elevadores. Assim, é possível apontar com mais precisão seu valor e em quais condições ele deve ser devolvido. Uma das ferramentas mais importantes nesse processo é a autovistoria predial.
Qualquer pessoa que tenha comprado ou alugado um imóvel já ouviu falar desse termo em algum momento. Porém, nem sempre é totalmente esclarecida sua importância ou como o processo é realizado, o que pode dificultar bastante o planejamento de gestão predial no dia a dia.
Para ajudar você a não cair nesse erro, vamos falar um pouco sobre o que é a autovistoria, como ela é feita e qual a sua importância. Acompanhe.
O que é a autovistoria predial e para que ela serve?
De forma simples, uma autovistoria acontece quando um profissional licenciado, geralmente da área de arquitetura ou engenharia, avalia as condições do prédio e seus vários sistemas. O objetivo desse procedimento é informar à administração sobre qualquer problema interno com agilidade e eficiência, permitindo correções rápidas.
Essa vistoria é uma obrigação do empreendimento estabelecida por lei, sendo necessário repeti-la periodicamente, de acordo com a legislação local. Com o laudo técnico emitido, o proprietário ou responsável deve enviar a documentação à prefeitura através do portão de envio do comunicado de vistoria.
Quais pontos devem ser verificados?
Há muitas partes que devem ser observadas durante uma autovistoria predial. Os principais exemplos são:
- áreas externas: pátios, corredores, salões de festas;
- climatização: ar-condicionado, janelas, ventilação;
- elevadores: funcionamento, sistemas de segurança;
- estrutura: vigas, pilares, fundação;
- impermeabilização: isolamento, presença de infiltrações e/ou manchas de umidade;
- instalação elétrica e hidráulica: bombeamento de água, pressão, revestimento de cabos elétricos, disjuntores;
- sistemas anti-incêndio: extintores, mangueiras, sprinklers.
Dependendo do edifício, certos pontos podem receber prioridade ou mesmo exigir uma análise mais aprofundada.
Por que a autovistoria predial é importante?
Investir no processo é indispensável em muitos aspectos, especialmente durante uma locação. Alguns dos principais motivos para isso são os relacionados abaixo.
Correção rápida de erros
Com a ajuda de um profissional, é possível detectar problemas estruturais rapidamente e corrigi-los antes que adquiram proporções maiores. Isso vale para infiltrações e desgastes na fundação, entre outras falhas.
Gestão mais transparente
Outro propósito da autovistoria predial é gerar documentação clara sobre a qualidade dos imóveis, a qual pode ser usada por proprietários e inquilinos. Isso contribui com uma postura mais transparente por parte da sua gestão.
Preservação do patrimônio
Por fim, mas não menos importante, uma boa vistoria também evita a deterioração do patrimônio, garantindo seu valor a longo prazo.
Quais cuidados tomar durante a autovistoria predial?
Para garantir que o processo como um todo seja mais eficiente, é importante atentar às questões a seguir.
Documentação emitida
Todas as observações listadas pelo profissional envolvido devem ser documentadas e arquivadas. Dessa forma, elas podem servir de referência no futuro.
Prazo da autoavaliação
Qualquer processo de vistoria tem um prazo para ser concluído e para que seus resultados sejam registrados oficialmente. Fique atento a tais datas e agende as visitas de acordo.
Ajuda de uma empresa especializada
Se você quer alguma garantia de que a vistoria terá a qualidade desejada, o melhor a fazer é buscar por uma empresa especializada. Assim, é possível evitar problemas com os resultados e prazos.
Agora que você entende a importância da autovistoria predial, pode conduzir o procedimento com mais eficiência e, claro, aproveitar melhor as vantagens oferecidas.
Quer continuar recebendo nossas dicas? Então, siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades. Estamos no Facebook e Instagram.
Share this content:
1 comentário
Isvado José Da Silva · 28 de outubro de 2021 às 07:27
Gostei muito de saber um pouco mais sobre o assunto e gostaria de me adaptar pra realizar essas vistorias , existe algum curso on line gratuito ?