Entenda como contratar a melhor administradora de imóveis

6 minutos para ler

O patrimônio imobiliário constitui um dos bens mais importantes do ser humano, por isso muitos cuidam dele com cuidado. Quando não conseguem zelar tão bem quanto gostariam, contratam um serviço terceirizado.

Embora seja uma atitude inteligente, a escolha da empresa que cuidará da moradia precisa ser feita com muita cautela. Na decisão, é importante ter a certeza de que está contratando a melhor administradora de imóveis.

Quer descobrir como identificar uma empresa desse nível? Neste artigo, explicamos os serviços de uma administradora de imóveis e quais aspectos demonstram a qualidade dela. Acompanhe!

O que faz uma administradora de imóveis?

No livro Curso de direito civil brasileiro, Maria Helena Diniz (autora, jurista, advogada e professora) define o papel de uma administradora como gestora dos “interesses incidentes sobre bens imóveis pertencentes a outrem”. Essa explicação é baseada na lei Lei n. 10.406/2002, do Código Civil, que também apresenta algumas regras para esse tipo de relação contratual.

Dentro de suas atuações, a administradora de imóveis cumpre três grupos de serviços:

Principais (cotidianos)

Aspectos legais e intermediação entre proprietário e inquilino.

Secundários

Advertências por atraso de pagamento e notificações ao proprietário sobre reparos necessários no imóvel.

Eventuais

Reajuste do valor da locação, divulgação do imóvel e elaboração do contrato de aluguel.

É claro que os serviços de uma gestora imobiliária vão além dos que foram elencados. No entanto, tudo o que abrange a administração de uma moradia configura-se como responsabilidade da empresa.

Como identificar a melhor administradora de imóveis para você?

Existem muitas empresas no mercado imobiliário que prestam serviços administrativos para proprietários. Contudo, uma boa escolha exige pesquisa profunda e reflexão cautelosa. Afinal, entregar um patrimônio nas mãos de uma pessoa jurídica não é algo simples, mas uma ação que exige confiança. Vejamos o que levar em consideração durante essa busca:

Investigue a reputação

Atualmente, a internet é uma excelente ferramenta para descobrir a reputação de uma empresa. Por exemplo, digitando o nome da administradora junto com a palavra-chave “reclamações” no campo de busca do Google, você terá acesso a qualquer comentário negativo de clientes, fornecedores ou investidores.

Mesmo que não haja queixas, é importante saber o histórico do negócio. Para isso, entre no site da empresa e confira quanto tempo atua no mercado. Embora décadas de existência sejam um bom indicativo, a melhor administradora de imóveis também será uma referência no mundo imobiliário.

O que isso significa? Deixemos que o livro Feitas para durar responda à pergunta. Nessa obra, os autores James C. Collins e Jerry L. Porras falam sobre empresas consolidadas na área em que atuam. Todas elas têm em comum a liderança no setor, a admiração dos clientes, parceiros e concorrentes, além de terem um impacto significativo no mundo à sua volta.

Neste último aspecto, vale a pena atentar para o nível de satisfação dos clientes. Seria interessante, também, verificar o padrão dos imóveis gerenciados pela administradora. Desse modo, fechará um contrato que trará alegrias, em vez de frustrações.

Verifique o atendimento ao cliente

Normalmente, o primeiro contato de um proprietário com a administradora de imóveis é feito pela internet. Talvez seja por meio de um conteúdo do blog da empresa, uma conversa com um consultor pelo chat virtual ou uma interação pelas redes sociais. Embora não tenha havido um contato pessoal, é possível avaliar o atendimento da administradora nesses canais virtuais.

O simples fato de ter uma infraestrutura omnichannel (integração de várias mídias na base de atendimento) já revela a acessibilidade da empresa. Outro aspecto é a qualidade das interações. As empresas que se preocupam com isso não só fomentam a comunicação com os seus clientes como também não demoram em responder a perguntas, e-mails ou conversas on time.

Algumas até adotam os bots (robozinhos de interação) que atendem os clientes quando os consultores físicos não estão disponíveis ou fora do horário comercial. Esse é um bom indicativo do tipo de suporte que a administradora dará ao proprietário.

Porém, o atendimento físico também precisa ser avaliado. O proprietário atentará para a educação dos colaboradores da empresa, mas observará o nível de profissionalismo deles. Isso é evidenciado pelo conhecimento e experiência de mercado.

Aposte nas empresas inovadoras

As administradoras de imóveis que oferecem serviços inovadores mostram sua preocupação com os clientes. Em alguns processos, essa inovação vem por meio da implantação de tecnologias como plataformas de divulgação de imóveis ou tour virtual nos ambientes internos das moradias.

Em outras áreas, a inovação aparece nas demandas burocráticas. Por exemplo: a facilidade em conseguir um financiamento, a orientação perita na confecção de um contrato de locação ou assessoria jurídica de alto nível. Como a gestão de imóveis envolve administrar um negócio do proprietário, a orientação para resultados, ou seja, a valorização do bem perante o mercado é uma visão de gestoras imobiliárias eficientes.

Confira os registros que comprovam excelência

O registro da empresa em órgãos de credibilidade do mercado imobiliário atesta a excelência do negócio. Veja algumas dessas instituições reguladoras:

  • Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi);
  • Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi);
  • Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

O segundo órgão em parceira com a Bureau Veritas (líder mundial em certificações) emite uma certificação chamada Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial (Procondo). Essa certificação garante a excelência dos serviços prestados pelas gestoras de imóveis. Para ganhar esse título, a empresa precisa cumprir requisitos e ser avaliada em 150 aspectos relacionados às áreas de gestão de pessoas, finanças e jurídica.

Com muito orgulho, a Conac Imóveis é registrada em todos os órgãos citados e tem o selo Procondo. Dessa forma, atestamos a qualidade dos nossos serviços e nos compromissamos em continuar oferecendo o melhor para os nossos clientes.

Enfim, como vimos no artigo, vários fatores indicam o nível de profissionalismo de uma gestora de imóveis. Seguindo as dicas que apresentamos, com certeza fará uma boa escolha. Desse modo, usufruirá com tranquilidade dos frutos financeiros do seu imóvel.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como contratar a melhor administradora de imóveis? Quer encontrar uma empresa que agregue todos os fatores de qualidade apontados neste conteúdo? Então, acesse o site da Conac Imóveis! Estamos ansiosos para apresentar as nossas soluções a você.

 benefícios de uma administradora de imóveis

Posts relacionados

2 thoughts on “Entenda como contratar a melhor administradora de imóveis

  1. Boa noite.

    Venho por meio deste, solicitar uma cotação de administração para aluguel de uma casa em Jacarepaguá.

    Aguardo retorno.

    Att
    Rodrigo Saraiva

Deixe um comentário