Entenda aqui a importância do plano de manutenção predial

6 minutos para ler

O tempo de vida útil de um prédio se relaciona bastante do seu nível de conservação, o que depende tanto dos moradores quanto dos responsáveis pela propriedade. Porém, esses custos podem ser bem elevados quando não houver um controle adequado da execução dos processos. Para isso, o ideal é ter um plano de manutenção predial bem estruturado.

Como o nome já deixa a entender, trata-se de um planejamento para os processos de preservação e manutenção de um prédio. Isso inclui tanto as manutenções preventivas, que buscam evitar problemas estruturais, quanto as corretivas, que eliminam problemas já presentes. Ter um plano de ação faz uma grande diferença na execução desses ajustes.

Para que você entenda melhor a importância do plano de manutenção predial, vamos falar um pouco mais sobre suas vantagens e como ele pode ser melhor desenvolvido. Acompanhe!

Por que esse planejamento é tão importante?

A manutenção predial é um processo complexo e que exige um plano adequado para ser colocada em prática. Vejamos, a seguir, alguns dos benefícios associados a esse planejamento.

Mantém a qualidade da estrutura ao longo do tempo

Com um plano estruturado, é mais fácil para moradores e para o proprietário manterem a mesma qualidade de vida no longo prazo. Ter que lidar constantemente com problemas estruturais, como vazamentos, infiltrações, pintura descascando, troca de piso, entre outras coisas, é muito inconveniente.

Ter um planejamento de manutenção permite que você execute todos os procedimentos de correção à medida que são necessários, além de responder rapidamente quando algo não previsto acontece. Algo muito importante para moradores, usuários e proprietários.

Reduz riscos para os moradores

Certos defeitos, como vazamento de gás, infiltrações ou danos à base da estrutura, podem se traduzir em graves acidentes, como incêndios, proliferação de bactérias e fungos ou mesmo desabamento do local. Obviamente, isso é um grande risco para qualquer pessoa que esteja no prédio naquele momento, seja morador ou apenas visitante.

Ao investir em um plano de manutenção predial, você também está criando um planejamento para evitar que acidentes como esses ocorram. Sem isso, o risco de danos aos inquilinos e outras pessoas próximas seria muito alto.

Otimiza as despesas com manutenção

Realizar reparos e manutenção preventiva são esforços imperativos para a longevidade de um imóvel, mas também são despesas bem altas, o que pode prejudicar o orçamento do proprietário. Por isso alguns acabam negligenciado essas obrigações.

Porém, com um plano adequado, é possível obter retorno máximo em relação ao investimento em manutenção. Tanto no aspecto de prevenção de danos quanto no de reparação. Ótimo para maximizar o rendimento da propriedade no médio e longo prazo.

Corrige problemas mais rapidamente

Quando ocorre um vazamento ou outro problema similar, o pior a fazer é esperar para tomar uma atitude. Cada dia a mais sem que um cano seja reparado, por exemplo, representa um grande desperdício de água, além de danos acumulados ao imóvel.

Para evitar que esses pequenos problemas se espalhem e causem consequências mais graves, o ideal é lidar com eles tão rápido quanto possível. E ter um plano de manutenção pré-desenvolvido sempre facilita a tomada de decisão. Sempre esteja preparado para tais emergências.

Como melhorar seu plano de manutenção predial?

Depois de entender a importância desse planejamento, o próximo passo é saber como desenvolvê-lo corretamente. Para ajudar com isso, separamos aqui 4 dicas que você pode colocar em prática agora mesmo. Confira!

Tenha uma agenda regular de vistorias

Manutenção preventiva deve ser uma prioridade em qualquer edifício, independente do contexto. E para garantir que essas manutenções são iniciadas sempre que necessário, o ideal é contar com o processo de vistoria, uma verificação aprofundada das condições do imóvel.

Durante as vistorias, um profissional verifica todos os principais pontos do imóvel e suas condições, como o encanamento, a pintura, o piso, as áreas comuns, entre outras coisas. Caso seja detectado algum problema, ele vai notificar, informando quais correções precisam ser feitas e qual é o nível de urgência.

Estabeleça prioridades

Durante qualquer inspeção ou planejamento de manutenção predial, pode ser difícil saber por onde começar, especialmente se houver muita coisa que precisa ser corrigida. E cada minuto a mais de indecisão tende a tornar o problema mais difícil de corrigir, dependendo de sua gravidade.

Nesses casos, ter uma lista de prioridades é muito conveniente. Sempre que houver mais de uma manutenção a ser executada, você pode recorrer a ela para saber quais procedimentos têm maior impacto na propriedade, sendo necessário corrigi-los antes dos demais.

Conheça as normas de acessibilidade do local

Alguns prédios antigos costumam ter vários problemas de acessibilidade, especialmente no que diz respeito a cadeirantes, idosos, entre outros. E como há leis de acessibilidade para garantir que esses grupos sejam bem recebidos, pode ser necessário fazer algumas reformas no ambiente.

Em primeiro lugar, você deve conhecer as normas de acessibilidade que se aplicam à propriedade em questão. Prédios residenciais e comerciais, por exemplo, seguem regras levemente diferentes, já que a quantidade de pessoas e a forma de circulação pelos locais é bem variada.

Documente de forma detalhada o seu plano

Por fim, mas não menos importante, você deve ter seu plano de manutenção predial registrado em papel, com todos os detalhes necessários. Em muitos casos, você vai precisar conferir o número de uma empresa que prestou serviços para o edifício alguns meses atrás, ou mesmo um fornecedor de material. Sem um registro, será mais difícil encontrá-los.

Além disso, o documento também precisa explicar quais são os procedimentos a serem executados, qual é o processo esperado, entre outras coisas que sejam relevantes para sua melhor implementação. Isso evita que você mude algumas regras por acidente ou tenha que depender de múltiplas anotações desorganizadas para manter o bom funcionamento da propriedade.

Agora que você entende um pouco melhor a importância do plano de manutenção predial e tem alguma orientação para criá-lo com mais eficiência, é hora de botar esse conhecimento em prática. Quanto antes você começar a se preparar, menos riscos você e sua propriedade vão passar.

Quer mais dicas para melhorar a gestão em sua propriedade? Então veja nosso artigo sobre comunicação em condomínio e como ela pode ser melhorada.

Posts relacionados

Deixe um comentário