4 itens que devem ser checados na manutenção de condomínios

3 minutos para ler

Dentre todos os deveres do síndico, cuidar da manutenção de condomínios é um dos que mais precisam de esforço, cuidado e atenção. Afinal, é essa prática que evita acidentes e garante a segurança tanto dos moradores quanto da estrutura. No entanto, não é uma tarefa tão simples, pois são muitos os detalhes que precisam ser analisados.

Pensando nisso, preparamos um checklist com os principais itens que devem ser checados para assegurar o bom funcionamento de toda a unidade, bem como o bem-estar dos moradores do local. Confira!

1. Elevadores

É sempre importante lembrar que elevadores transportam vidas. Por esse motivo, é fundamental realizar a manutenção preventiva desses equipamentos. A fiscalização precisa ser feita por uma empresa especializada e cadastrada no Contru — Departamento de Controle de Uso de Imóveis.

Além disso, é necessário que sejam emitidos o RIA (Relatório de Inspeção Anual) e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A grande parte dos acidentes ocorre nas portas fixas em cada andar, no entanto, as quedas de energia também são grandes causadoras de problemas.

2. Sistema elétrico

Esse é outro item de extrema importância na lista de manutenção de condomínios. Afinal, um curto circuito pode causar um grande incêndio, colocando vidas em risco e comprometendo a estrutura da unidade.

A inspeção deve ser semestral para verificar possíveis maus contatos, aterramento e fio terra de todo o sistema elétrico. Como no caso dos elevadores, é preciso que essa conferência seja feita por uma empresa habilitada, e os comprovantes devem ser arquivados.

3. Caixas d’água

É obrigatório que as caixas d’água sejam limpas, ao menos, uma vez por ano. Logo, deve-se incluir esse serviço na lista de manutenção de condomínios. Sendo assim, chame um profissional para realizar essa tarefa. Caso contrário, se a sujeira cair na tubulação por erro de alguém que não tenha total conhecimento, haverá o entupimento dos canos, prejudicando o fornecimento de água aos condôminos.

Recomenda-se fazer também uma revisão na bomba d’água. Aliás, o bom é manter duas bombas. Assim, caso uma apresente problemas, a outra é acionada. Desse modo, ninguém ficará sem água até que o problema da primeira seja resolvido.

4. Gás

Todas as instalações de gás devem ser inspecionadas anualmente, no mínimo. Os ramais individuais podem ser revistos a cada três anos. Uma empresa especializada deve ser contratada para fazer a manutenção e emitir o laudo e a ART.

Uma mudança brusca na conta de gás pode indicar que há vazamentos. Nesse caso, é preciso avisar os condôminos e chamar imediatamente um profissional. Afinal, um vazamento de gás pode causar prejuízos incalculáveis.

Enfim, a manutenção de condomínios fica a cargo do síndico ou da administradora e deve ser cumprida à risca para evitar riscos aos trabalhadores do local, aos moradores e aos seus respectivos lares. Além da manutenção, é preciso solicitar a colaboração de todos os condôminos, visto que muitos problemas decorrem do mau uso dos equipamentos. Não se esqueça de sempre contratar uma empresa especializada e arquivar todos os laudos e comprovantes de serviços prestados.

Outra tarefa incumbida ao síndico está relacionada às finanças. Portanto, aproveite a visita ao blog e leia nosso post com 4 dicas para reduzir os custos no condomínio. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário