Como é feita a individualização de água em condomínios? Entenda!

6 minutos para ler

A distribuição de água em um condomínio costuma ser um ponto de muita discussão e desentendimentos. Como o consumo é medido por apenas um canal e a conta final é dividida entre várias pessoas, é possível que ocorram várias discussões em relação ao pagamento por um volume que não foi utilizado. Uma solução possível aqui é investir na individualização de água em condomínios.

Como o nome já deixa a entender, a individualização consiste em separar a medição de consumo realizada por cada apartamento, o que separa também a cobrança. Dessa forma, cada morador deverá pagar pelo seu próprio uso de água, dividindo apenas o volume que é usado em conjunto, como na limpeza de espaços públicos e na irrigação. Para muitas pessoas, essa é uma divisão muito mais justa e barata no longo prazo.

Porém, o processo para conseguir a medição com individualização de água em condomínios pode ser um pouco mais complexo do que você imagina. Para ajudar, vamos explicar um pouco mais sobre a importância da medição individual e um passo a passo para colocá-la em prática. Acompanhe!

Importância de individualizar a medição de água

O trabalho exigido para conseguir separar a medição de água em todos os apartamentos pode ser bem longo e caro, o que faz com que muitos síndicos deixem esse investimento de lado. Porém, em muitos contextos, ele pode gerar um ótimo retorno para seu condomínio e para a qualidade de vida dos seus moradores.

Primeiramente, temos o ponto que já mencionamos com relação à cobrança do consumo. Quando cada indivíduo assume a responsabilidade pelo próprio consumo de água, não há nenhum desentendimento entre os vizinhos quando houver um aumento absurdo na conta. Isso inclui também os possíveis defeitos no apartamento, que geram um vazamento.

Como bônus, a conta geral do condomínio tende a cair com essa medida. Como cada morador terá uma noção mais clara do quanto consome, é provável que os indivíduos passem a se policiar um pouco mais, limitando seu consumo.

Passo a passo para a individualização de água em condomínios

Com todas as informações acima, já há justificativa suficiente para individualizar a medição de consumo. O que falta agora é conhecer os passos a serem dados em direção a esse objetivo. Se você estiver em dúvida, siga as medidas abaixo elencadas.

Realize uma assembleia com todos os moradores

Mesmo sendo síndico ou dono do condomínio, você não tem autoridade para definir quais mudanças serão realizadas na estrutura dos prédios por conta própria. Para poder alterar qualquer coisa, você precisa de uma autorização formal dos outros moradores. De preferência, por escrito. Por isso mesmo, deve realizar uma assembleia para discutir o tema.

Você também pode incluir esse ponto entre os tópicos da pauta de discussão em uma reunião de moradores de rotina, caso seja possível. Porém, tal tema pode exigir um pouco mais de tempo e cuidado, já que ele envolve mudanças estruturais mais profundas nos prédios. Não é necessário ter pressa para tomar uma boa decisão.

Busque um especialista para planejar a conversão

Mesmo que você já tenha a aprovação dos moradores e o orçamento para realizar a individualização da água em condomínios, ainda é necessário verificar se os imóveis têm a estrutura exigida para comportar os medidores demandados. Se a instalação não for possível, é preciso agendar uma obra ou cancelar todo o plano de uma vez.

Para verificar qual é o seu caso, a primeira recomendação é procurar um profissional de engenharia licenciado ou uma empresa da área. Para que o sistema seja instalado, ele precisa ser aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Com ajuda especializada, você poderá avaliar a viabilidade da obra, além de começar a desenvolver um planejamento para colocar o sistema em prática.

Envie um requerimento de medição individualizada

Com o aval do engenheiro em mãos, você deve ir até a companhia de fornecimento de água e saneamento correspondente ao seu local e requerer a medição individualizada para cada apartamento, além do prédio geral. Essa requisição deve ser aprovada antes que você possa dar início a qualquer obra ou instalação de medidores.

Caso o condomínio em questão seja antigo ou tenha algum problema estrutural, a companhia de distribuição também pode enviar suporte técnico ou contribuir para o planejamento. Assim que ela verificar o local e oferecer sua aprovação por escrito, você estará mais próximo de iniciar o projeto.

Preencha e envie um termo de compromisso

A última parte burocrática de que você precisa dar conta para fazer a individualização de água em condomínios é o preenchimento do termo de compromisso oferecido pela companhia de saneamento. Nele, deve estar em anexo a ATA da reunião na qual foi aprovada a instalação dos medidores individuais, constando, ao menos, 50% de aprovação entre os moradores.

Com o termo preenchido, é possível confirmar a decisão dos integrantes do condomínio, aprovar o orçamento e conseguir a permissão oficial para fazer a instalação. Lembrando que, caso os moradores desaprovem, eles podem contestar o termo emitido.

Faça um orçamento e inicie as instalações

Com todos os documentos e a verificação em mãos, tudo que falta agora é definir o orçamento necessário para iniciar as obras e fazer a instalação dos medidores individuais em todos os apartamentos. Se você ainda tiver a ajuda do mesmo profissional ou da companhia de engenharia nesse ponto, o processo deve ser bem mais fácil.

Depois de acordar todos os detalhes e notificar os moradores sobre possíveis inconveniências, pode dar início a todas as obras e instalações. A duração do processo vai depender de vários fatores, como a quantidade de reformas envolvidas e o número total de apartamentos que precisam receber essas adaptações, além dos medidores em si.

Com esses simples passos, você já deve conseguir fazer a individualização de água em condomínios sem muitas dificuldades. Basta se manter atento ao planejamento e sempre contar com ajuda profissional para evitar altos custos ou problemas no decorrer do processo.

Gostou do tema? Esse e outros assuntos relacionados sempre são tratados aqui em nosso blog. Aproveite e acompanhe nossos melhores artigos! Assine nossa newsletter e tenha acesso a todos os conteúdos.

Posts relacionados

2 thoughts on “Como é feita a individualização de água em condomínios? Entenda!

  1. Eu,sendo dona do apto e tendo péssimas referências do profissional para individualização de água, posso fazer uma declaração é no final do serviço pagar a minha parte a vista ?.
    Muito grata.

Deixe um comentário