4 dicas para fazer um controle de visitantes eficiente no condomínio

4 minutos para ler

O fluxo de pessoas em um condomínio é bastante intenso: moradores e seus convidados entram e saem, correspondências ou encomendas chegam, empresas terceirizadas precisam prestar serviços. Como a portaria e a garagem são pontos críticos, é fundamental fazer um bom controle de visitantes para manter a segurança do espaço, concorda?

O ideal é que cada pessoa passe por um rigoroso processo para ter seu acesso autorizado. Quer saber como fazer isso de maneira eficiente? Então, fique atento às dicas que separamos neste artigo!

1. Utilize a tecnologia

A tecnologia avança a cada dia, apresentando uma grande variedade de ferramentas e equipamentos disponíveis — inclusive para a administração condominial. Os sistemas de segurança não ficam de fora desse movimento.

Câmeras de segurança, controle de acesso biométrico e portaria virtual são boas opções para fazer o controle de visitantes, identificando-os e monitorando a permanência de cada um no local. É possível, ainda, utilizar um software para cadastrar os indivíduos que têm determinada permissão para entrar na unidade.

2. Exija a identificação do visitante

É comum que toda portaria exija a identificação da pessoa que deseja entrar no condomínio, mas nem sempre isso é feito de maneira eficaz. É preciso que o indivíduo não tenha acesso ao porteiro. Para tanto, deve haver uma identificação preliminar por meio de um interfone ou vidro blindado.

Nesse momento, a pessoa precisa informar o nome, quem está indo encontrar e qual o número do apartamento. Se o morador autorizar a entrada, o visitante deve passar por um primeiro portão e fornecer algum documento ao funcionário da portaria. Somente após isso, deve-se abrir o segundo portão e permitir o acesso.

3. Não abra exceções

Para evitar falhas no controle de visitantes, cabe ao síndico fornecer treinamento aos funcionários da portaria. É preciso estabelecer regras que sejam rigorosamente seguidas. Desse modo, a equipe estará bem preparada para resolver situações como:

  • o indivíduo não estar com documentos de identificação;
  • não saber o nome ou apartamento correto do morador que deseja encontrar;
  • estar acompanhado de alguém que o morador desconheça;
  • insistir em entrar mesmo na ausência do morador.

Não se pode permitir nenhum tipo de exceção, pois são justamente nessas falhas que criminosos encontram brechas de segurança. Portanto, o visitante só deve entrar no condomínio após a autorização do morador.

4. Promova a conscientização dos moradores

Muitas vezes, as falhas no controle de visitantes (e, como consequência, na segurança) ocorrem por culpa dos próprios moradores. Isso se deve ao fato de que muitos desejam facilitar e tornar mais rápida a entrada de amigos ou parentes — e, por esse motivo, pressionam os porteiros para que não cumpram as regras de acesso de forma rigorosa.

Para evitar que isso ocorra, aproveite as assembleias e reuniões sobre a gestão do condomínio para alertar os moradores e pedir a cooperação de todos, esclarecendo que problemas bastante graves podem ocorrer em virtude de tal tipo de atitude.

Enfim, o controle de visitantes garante o bem-estar de todos que vivem no condomínio. Quando é conduzida da maneira correta, essa iniciativa aumenta a segurança, pois não permite que desconhecidos tenham acesso à unidade. Além disso, é possível evitar que os moradores sejam importunados em momentos inadequados ou por pessoas indesejadas.

Gostou de nossas dicas? Aproveite a visita ao blog para descobrir como funciona a administração condominial e quais são suas vantagens. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário