Como garantir a segurança em condomínio? Confira agora mesmo!

3 minutos para ler

Ao procurar uma moradia para comprar ou alugar, as pessoas levam em conta não somente a localização e infraestrutura, mas também a proteção que o espaço oferece. Isso ocorre devido ao grande crescimento da violência nos centros urbanos. Diante disso, é fundamental investir na segurança em condomínio, visto que esse tipo de empreendimento tem sido procurado cada vez mais.

Apenas instalar sistemas eletrônicos não é suficiente. Aliam-se a isso certas atitudes de moradores e funcionários para garantir a proteção dos indivíduos e de seus bens. Acompanhe o artigo para saber quais medidas devem ser tomadas!

Faça um controle de acesso

O controle de acesso consiste na entrada apenas de pessoas autorizadas no local. Essa prática é de extrema importância, tendo em vista que as garagens e portarias são os pontos mais vulneráveis em grande parte dos condomínios. O controle pode ser efetuado das seguintes formas:

  • fisicamente: conta com a ação de porteiro, guarda ou segurança;
  • mecanicamente: por meio da utilização de fechaduras;
  • eletronicamente: com a instalação de sistemas de segurança, como portaria virtual, cartões de acesso ou equipamentos de biometria.

O ideal é contar com um sistema eletrônico, mesmo em condomínios menores. Eles oferecem maior segurança a um custo bastante acessível.

Instale câmeras de segurança

Câmeras de segurança devem ser instaladas tanto nos acessos quanto no interior do condomínio. Desse modo, é possível monitorar em tempo real todos os acontecimentos nos locais. Além disso, pode-se consultar as imagens futuramente, caso haja necessidade.

É importante realizar manutenção periódica nesses equipamentos a fim de verificar se estão funcionando corretamente, bem como analisar se há algum ponto que não seja pego pelas câmeras.

Treine os funcionários

Há vários funcionários trabalhando em um condomínio. É importante que todos estejam bem atualizados com relação às práticas de segurança: tanto em comportamento quanto no manuseio de equipamentos de proteção. Essa atitude diminui a probabilidade de ocorrer uma situação de risco.

Cabe ao síndico promover treinamentos periodicamente aos colaboradores do local. Instrua-os de maneira que não fiquem com dúvidas, passando todas as informações com bastante clareza.

Registre empresas terceirizadas

Em um prédio, é constante o fluxo de funcionários de empresas prestadoras de serviços. Essa movimentação também deve ser monitorada. Para isso, o ideal é fazer um cadastro com todos os dados necessários.

Outra medida interessante é solicitar aos moradores, quando possível, que informem com certa antecedência a vinda de um funcionário para prestar determinado serviço na residência.

Solicite a cooperação dos moradores

O síndico deve aproveitar as reuniões e assembleias para pedir a participação dos moradores com relação à segurança.

Esclareça que a segurança em condomínio depende de todos os indivíduos e atitudes bastante simples podem evitar grandes prejuízos.

Portanto, com o crescimento alarmante da criminalidade, é fundamental prezar pela segurança em condomínio. Isso deve ser feito com o auxílio de equipamentos e com a adoção de práticas que devem ser incorporadas ao cotidiano tanto dos funcionários como dos moradores.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também descubram como melhorar a segurança dos locais onde moram!

Posts relacionados

Deixe um comentário