Você sabe como funciona a portaria virtual?

6 minutos para ler

Infelizmente, observamos um aumento constante da violência. Por causa disso, é fundamental procurar por novas maneiras de garantir condomínios e prédios mais seguros. Nesse sentido, a portaria virtual vem ganhando destaque devido aos seus benefícios.

Se você faz parte da administração condominial, é proprietário, locador ou locatário de um imóvel em condomínio, não deixe de ler este post até o final. Aqui, explicaremos como funciona esse tipo de portaria, quais suas vantagens e como funciona esse serviço tanto para moradores quanto para entregadores. Acompanhe!

O que é portaria virtual?

Também chamada de portaria remota, é uma norma forma de gerenciar a entrada e saída de moradores, visitantes e entregadores em um condomínio. Esse tipo de portaria fica ligada diretamente a uma central, onde um funcionário controla o fluxo de pessoas.

Desse modo, não há a necessidade de ter um funcionário para realizar essas atividades na portaria. Isso porque a identificação dos indivíduos que desejam transitar pelo local é feita por meio de um sistema integrado de interfone, telefonia, câmeras, portões eletrônicos, biometria, entre outros.

Sendo assim, a portaria virtual faz de forma remota tudo o que um porteiro presencial faz, como identificar, abrir e fechar portões, avisar os condôminos sobre a chegada de visitas e entregas, entre outras tarefas. As imagens são capturadas por um circuito de câmeras e enviadas a uma central, onde profissionais especializados em monitoramento acompanham toda a movimentação.

Como funciona esse tipo de portaria?

Quando um visitante chega ao condomínio, aciona a campainha da portaria eletrônica e conversa com o funcionário que está na central pelo interfone. Em seguida, o profissional notifica o morador pelo interfone, telefone ou aplicativo de celular e confirma se a entrada é concedida.

Para entregas de correspondência, encomendas ou delivery, a situação é a mesma: o habitante é avisado pelo profissional que se encontra na central.

Para os moradores, a entrada é autorizada com a identificação por radiofrequência, por meio de dispositivos próprios (como cartões magnéticos), sistema de biometria (reconhecimento da impressão digital) ou, até mesmo, por QR Codes.

Quais são os equipamentos necessários para a portaria virtual?

O equipamento necessário para o bom funcionamento de uma portaria virtual varia conforme o sistema escolhido. De qualquer forma, todos os modelos oferecem bastante precisão, segurança e praticidade em seu manuseio. A seguir, conheça os principais dispositivos.

Sistema de biometria

Esse tipo de reconhecimento de impressão digital é utilizado para acionar a abertura das portas ou portões do condomínio. Em grande parte dos casos, o sistema de cartão magnético é utilizado em conjunto com o de biometria.

Assim, caso dê algum problema com o reconhecimento da digital, o morador tem a opção de utilizar o cartão. Ou ainda, caso esqueça o cartão em outro local ou o dispositivo esteja com qualquer defeito, é possível utilizar a biometria para entrar no condomínio.

Portões remotos

Os portões de acesso individual ou para garagem podem ser abertos e fechados pela central. Sendo assim, a entrada e saída de todas as pessoas que transitam pelo local são controlados e monitorados à distância, promovendo mais segurança.

Isto é, qualquer pessoa que não tenha sua biometria cadastrada no sistema ou não tenha um cartão magnético, deverá pedir autorização mediante identificação para a central para poder entrar no espaço.

Câmeras de vigilância

Podem ser instaladas tanto em áreas internas quanto externas. Alguns modelos contam com microfones embutidos, Wi-Fi integrado e excelente resistência. No caso da portaria virtual, deve ser instalada junto ao portão de acesso. Assim, o operador na central pode identificar quem deseja entrar no condomínio.

Quais as vantagens de uma portaria remota?

A utilização de uma portaria virtual traz grandes vantagens tanto para os moradores quanto para o síndico. Separamos os principais benefícios desse sistema.

Maior segurança e controle

Como os controladores da portaria estão distantes, em uma central remota, não há risco de criminosos renderem o porteiro e cometerem crimes dentro do prédio ou condomínio. Todos os acessos são controlados e monitorados em tempo real durante as 24 horas do dia.

Além disso, alguns sistemas contam com armazenamento de dados que podem ser consultados posteriormente, se houver necessidade. Por exemplo, pode-se saber quem entrou no local em determinada data e horário.

Maior valorização dos imóveis

Imóveis com mais seguros são mais procurados e valorizados. Quem deseja comprar ou alugar uma residência leva em consideração não somente a localização, mas também a proteção oferecida pelo lugar. Então, as construções não ficam vagas por muito tempo. Ainda, os proprietários têm maior chance de conseguir um valor maior pela venda ou locação.

Redução dos custos mensais

Uma portaria necessita de, no mínimo, dois funcionários revezando-se no posto de trabalho. Como não há a necessidade de porteiros presenciais, a despesa com folha de pagamento e outros gastos administrativos são reduzidos. Em alguns casos, a redução dos custos mensais pode chegar a 50%.

Isso permite uma taxa condominial mais baixa ou que esse valor seja investido em outros pontos, como em segurança, manutenção, lazer e outras necessidades de um condomínio.

Outra vantagem é a diminuição do risco de ações trabalhistas, visto que a tarefa é terceirizada. Uma central especializada é capaz de controlar diversas portarias ao mesmo tempo. Por esse motivo, o custo de contratação de uma empresa de portaria virtual torna-se mais barata.

Praticidade para qualquer tipo de condomínio

Como há diversos tipos de sistema, qualquer tipo e tamanho de condomínio pode usufruir dos benefícios de uma portaria virtual. Afinal, segurança, economia e valorização do local são os objetivos que todos os moradores e administradores condominiais almejam.

Mesmo para os de pequeno porte, onde os custos são menores se comparados aos grandes empreendimentos, a contratação de uma empresa de portaria virtual é vantajosa, tendo em vista a não necessidade de gastos com funcionários na portaria.

Portanto, a tecnologia tem contribuído muito para a qualidade de vida, economia e, principalmente, segurança das pessoas e seus bens. A portaria virtual é um excelente exemplo disso. Justamente por esse motivo, tem conquistado cada vez mais espaço nos prédios e condomínios.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário, administração de condomínios e outros temas relacionados? Então, siga nossa página no Facebook e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário