[ Infográfico] Administração condominial: entenda como funciona e quais as vantagens

7 minutos para ler

A administração de condomínios é um trabalho que exige preparo e qualificação. As demandas são dos mais vários tipos, desde a gestão patrimonial até a administração financeira. Para isso, empresas especializadas podem assumir as responsabilidades e oferecer todo o apoio.

Essa prestação de serviço é cada vez mais comum e representa a busca por profissionalismo e transparência nas atividades. Pode ser uma ótima ideia direcionar a gestão à uma empresa estabilizada no mercado e que tenha os recursos necessários para conduzir o condomínio.

Este post vai mostrar um pouco mais sobre como esse serviço acontece. Veja também quais os principais benefícios que podem ser obtidos!

O que é a administração condominial?

O síndico é uma figura indispensável a qualquer condomínio, entretanto, sua atuação fica limitada a determinadas demandas. Gestão do espaço, fiscalização das diretrizes de convivência e outros pontos mais simples são atendidos perfeitamente. O problema começa quando se trata da administração mais a fundo. Nesse nível, é ideal contar uma empresa especializada.

A administração condominial é uma espécie de serviço que tem o foco na gestão completa e ampla, cuidados de manutenção, da contratação de funcionários, do controle financeiro e outras tarefas. Essa assessoria é indispensável para que o síndico conte com recursos amplos, conduzidos por pessoas capacitadas e com experiência em gestão.

Cumprimento de obrigações

O síndico ocupa um cargo repleto de responsabilidades legais, e o não cumprimento dessas obrigações pode acarretar até mesmo em sanções jurídicas. Naturalmente, a maioria das pessoas quer fazer uma gestão transparente, competente e que favoreça os interesses dos condôminos. Entretanto, nem sempre isso é possível.

O motivo pode ser qualificação, tempo e conhecimento amplo sobre diferentes áreas. As empresas que cuidam da administração de condomínios oferecem suporte em diversas etapas do trabalho do síndico. Toda a parte financeira, a manutenção e outras necessidades básicas ficam a cargo desses profissionais.

Quando é necessário contratar o serviço?

O serviço de administração de condomínios sempre vai ser uma ótima alternativa de suporte às atividades de gestão. Entretanto, há situações em que ela atinge o nível de recurso imprescindível para o bom funcionamento da propriedade.

Quanto mais moradores, maior a necessidade

As propriedades maiores, com um número grande de moradores, já configura um bom exemplo em que os serviços de administração de condomínios são bem-vindos. Isso se justifica pelo alto volume de capital que circula proveniente das taxas de mensalidade. A gestão financeira precisa ser mais eficiente, já que uma propriedade maior tem despesas e necessidades econômicas proporcionais.

Condomínios com funcionários precisam de atenção especial

Outra situação comum são os condomínios que possuem funcionários. Gerir salários, contratos, direitos e outras questões trabalhistas é uma demanda complexa. Não é qualquer síndico que domina esses assuntos, então é fundamental direcionar à administradora. Assim, qualquer inconformidade é evitada, mantendo a legalidade das atividades.

O síndico precisa avaliar quando ele já não é mais capaz de conduzir o condomínio sozinho, sem nenhum apoio profissional. Ainda que isso represente um custo a mais, o serviço é a garantia de uma gestão competente e impecável. Essa é a melhor forma de proteger os interesses dos moradores. Assim, o custo se torna um investimento viável.

Quais as vantagens de contar com essa assessoria?

Contar com o suporte de uma administradora de condomínios tem suas vantagens concretas e que podem ser observadas facilmente. Esse apoio traz benefícios diversos, favorecendo a situação financeira do condomínio, a estrutura física em si, além de outros pontos. Confira a seguir alguns fatores positivos que justificam a contratação desse serviço.

Gestão financeira competente

Administrar os recursos financeiros é uma responsabilidade e tanto. A falta de experiência e conhecimento pode pesar, já que se trata do capital de muitas pessoas. Essa tarefa também envolve as obrigações legais que, se não cumpridas, podem gerar problemas.

As administradoras cuidam das finanças da melhor forma. Elas recolhem mensalidades, cuidam das despesas básicas do condomínio e ainda direcionam valores para reservas emergenciais. Assim, as finanças estão sempre controladas e, principalmente, sendo cuidadas de forma transparente.

Contratação de serviços qualificados

Em algum momento o condomínio precisará de algum serviço: pintura, reformas, manutenção, instalação de sistemas eletrônicos e uma série de outros recursos. Lidar com contratos e prestadores nem sempre é simples, por isso essas demandas necessitam do suporte de uma administradora.

Cumprimento das obrigações trabalhistas

Muitos condomínios têm funcionários, como porteiros, zeladores, entre outros. Lidar com questões trabalhistas não é nada fácil, então é preciso deixar essa demanda com quem sabe. As administradoras cuidam de todo o processo, desde a concentração até a manutenção das obrigações regulares.

Salários, férias e direitos são devidamente oferecidos e gerenciados por essas empresas. Elas cuidam de toda a parte burocrática da relação entre empresa e funcionário. Dessa forma, o síndico deve se preocupar apenas com as orientações e a fiscalização cotidiana do trabalho desses colaboradores.

Recursos mais práticos aos moradores

As administradoras também disponibilizam recursos diretamente vantajosos aos moradores. Muitos deles são digitais, como plataformas em que os condôminos acessam para ver recados, fazer reservas de áreas comuns dos condomínios, entre outras solicitações.

Nesses sistemas também é possível acessar boletos de pagamento das mensalidades e verificar a regularização das obrigações financeiras. Por lá também podem ser acessados documento como a prestação de contas periódica da administradora.

O que avaliar antes de fechar com uma administradora?

É preciso se atentar a alguns pontos básicos antes de contratar uma empresa para a administração. O primeiro deles é a experiência de mercado. É fundamental pesquisar sobre os outros condomínios geridos pela empresa e como esse trabalho tem sido feito.

O custo-benefício também é de grande relevância e o síndico deve avaliar se o valor dos serviços é compatível com os recursos oferecidos. O orçamento do condomínio também precisa ser capaz de custear os valores pagos às administradoras.

Certificação Procondo é imprescindível

A certificação Procondo é concedida às administradoras que possuem excelência em suas prestações de serviços. Portanto, antes de fechar negócio é fundamental saber se a empresa em questão é regulamentada e tem sua atuação bem avaliada. Essa é uma garantia sólida de que o condomínio vai contar com profissionais capacitados para as demandas.

A administração de condomínios é um serviço necessário e viável que garante transparência, credibilidade e gestão adequada de recursos. Contar com essas empresas é ter a garantia de tranquilidade!

Saiba como podemos ajudar a administração do seu condomínio! A Conac Imoveis tem a experiência necessária para isso. Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário