O que significa aplicar compliance em condomínios e como fazer?

3 minutos para ler

A administração de condomínios é uma tarefa complexa, exigindo bastante atenção a todos os processos internos, orçamento e questões legais. Dependendo do número de apartamentos, pode ser difícil fazer com que tudo esteja de acordo com a lei e as normas internas. Por isso, é importante fazer investimentos extras, como a aplicação do compliance em condomínios.

O conceito de compliance vem do inglês, e significa “estar de acordo” ou “estar em conformidade”. Em condomínios, representa um conjunto de medidas para garantir que seus processos internos e as ações dos moradores estejam de acordo com a legislação.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos explicar a importância do compliance e como ele pode ser aplicado em seu condomínio. Acompanhe.

Por que aplicar compliance em condomínios?

É verdade que o condomínio não precisa, necessariamente, de um setor ou equipe dedicado para se manter dentro da lei. Porém, ainda há alguns benefícios em aplicar o compliance nesse contexto. Alguns exemplos estão a seguir.

Transparência

Uma função do compliance é garantir que todas as informações da administração do condomínio, incluindo seu orçamento e estado legal, sejam transparentes para todo o público. Dessa forma, os moradores e proprietários podem confiar mais na gestão.

Menos erros

Documentos preenchidos ou enviados incorretamente podem gerar várias complicações e custos adicionais. Com procedimentos de compliance bem aplicados, é possível reduzir esses erros e garantir uma gestão mais consistente.

Proteger os interesses condominiais

O papel principal do compliance em condomínios é manter os interesses condominiais, tanto dos proprietários quanto dos moradores, em primeiro plano. Isso inclui reforçar regras que visam ao benefício de todos e garantir o cumprimento de todas as suas obrigações fiscais.

Como promover compliance em condomínios?

Depois de entender a importância do compliance, o próximo passo é saber como colocá-lo em prática. Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar. Confira.

Entenda a realidade do condomínio

Assim como cada casa é diferente, cada condomínio também segue uma realidade diversa, a qual determina o nível de exigência e rigor da lei sobre alguns de seus aspectos. Reconhecer essas variações é uma forma de manter as normas internas bem alinhadas, sem prejudicar os moradores.

Esclareça as normas

As normas internas do condomínio são estabelecidas, em parte, por lei , mas também, pelos próprios moradores, em assembleia. Para garantir seu cumprimento, é importante que elas sejam sempre bem esclarecidas e que seu texto seja de fácil acesso para todos.

Promova a comunicação

Por fim, mas não menos importante, deve haver um canal de comunicação sempre aberto entre a gestão do condomínio, o compliance e os moradores. Dessa forma, é possível tirar dúvidas e facilitar o cumprimento de normas no dia a dia.

Aplicar o compliance em condomínio pode ser uma tarefa difícil no começo. Porém, com a ajuda de especialistas na área, é possível tirar maior proveito dessas medidas e garantir o cumprimento de todas as normas.

Se quiser encontrar essa ajuda, entre em contato com a Conac e conheça nossos serviços.

Posts relacionados

Deixe um comentário