A administração de condomínios é um trabalho bem importante, pois impacta a qualidade de vida de todos os moradores. No entanto, mesmo com a melhor administração, não é possível impedir alguns problemas ou acidentes, sendo necessário tomar outras medidas de prevenção. Uma delas é a contratação de um serviço de seguro para condomínio, o qual passou a ser obrigatório, conforme a Lei do Condomínio, de nº 4.591/64.
Você, muito provavelmente, já ouviu falar desse tipo de serviço, mas pode não entender o quanto ele é importante, hoje em dia, para garantir o máximo de segurança para todos os moradores.
Para ajudá-lo a compreender melhor isso, vamos falar um pouco mais sobre o seguro, sobre qual é a sua utilidade, sobre a sua importância e sobre a quem cabe essa responsabilidade. Continue a leitura!
O que é e para que serve o seguro de condomínio?
Como você já deve ter ouvido falar, um seguro é um serviço que você contrata e que o protege contra determinados problemas. Um seguro para carro, por exemplo, cobre despesas com manutenção caso você seja envolvido em um acidente ou caso alguma peça precise ser substituída.
O mesmo serviço pode ser aplicado a condomínios, geralmente na forma de seguros contra roubos, invasões, acidentes com maquinário, entre outras coisas. Caso qualquer um desses eventos aconteça, é possível acionar o seguro e obter uma compensação rápida para a situação.
Por que é tão importante ter um seguro?
Independentemente da situação, ter um seguro pode poupar dores de cabeça bem maiores. Veremos alguns exemplos de como esse serviço pode ajudar a seguir.
Evitamento de grandes prejuízos
Em geral, ocorrências desagradáveis exigem um grande investimento para ser apropriadamente corrigidas, o que quase sempre vai além do orçamento padrão. No entanto, quando você tem um seguro à sua disposição, todo esse valor pode ser zerado, o que minimiza as suas chances de perder orçamento, mesmo com todos os contratempos.
Obrigatório por lei
De acordo com a Lei do Condomínio, de nº 4.591/64, a contratação de um seguro é obrigatória para qualquer condomínio, como consta no Art. 1346 do Código Civil. Sendo assim, independentemente de qualquer coisa, sua contratação é mandatória.
Agilização da correção de problemas
Outro fator importante é que, ao solicitar o serviço de seguro, eles mesmos entram em contato com serviços de manutenção e reposição, garantindo que a resposta obtida será a mais rápida e eficaz possível. Considerando que, para cada dia de atraso, o prejuízo é maior, vale a pena ter essa resposta rápida para a situação.
Manutenção da qualidade de vida dos moradores
Por fim, mas não menos importante, a resposta rápida do seguro também evita que esses problemas impactem a vida cotidiana dos moradores. Algo indispensável para qualquer trabalho de administração de condomínios.
Como escolher o melhor seguro?
Os fatores mais importantes na contratação de um seguro são a relação entre custo e benefício e a confiabilidade. Uma empresa com boa reputação no mercado sempre entrega o benefício no prazo certo, além de oferecer o melhor retorno em relação ao preço cobrado. E com a ajuda da ConaC, você terá todo o suporte que precisa para encontrar o seguro ideal com os melhores prazos e acompanhamento.
Agora que você entende melhor a importância do seguro para condomínio, é hora de fazer a sua pesquisa e encontrar o seguro certo para você. É sempre melhor estar prevenido contra acidentes do que ter que encarar o prejuízo todo de uma vez.
Quer mais dicas sobre o assunto? Então, veja também nosso artigo sobre boas práticas de gestão de condomínio e esteja ainda mais preparado.
Share this content:
0 comentário