O patrimônio imobiliário é algo muito precioso, por isso precisa ser bem cuidado. Existem pessoas que zelam por suas propriedades, mas reconhecem que poderiam fazer ainda melhor e percebem detalhes que exigem uma consultoria especializada. Nesse contexto, muitos proprietários decidem contratar uma administradora de imóveis.
A seguir, vamos explicar melhor os serviços prestados por esse tipo de empresa e falar também sobre os benefícios oferecidos aos donos dos imóveis. Boa leitura!
O que faz uma administradora de imóveis?
A administradora de imóveis é uma instituição especializada em oferecer suporte à gestão imobiliária. Sendo assim, os aspectos técnicos, legais e financeiros são cuidados por profissionais altamente capacitados e experientes — já que a empresa tem um histórico de gerenciamento de diversos produtos imobiliários.
Assim, é possível conceder a credibilidade, eficiência, imparcialidade e excelência que o proprietário tanto deseja quando entrega seu patrimônio às mãos da administradora. Diante dessa confiança, a pessoa colhe muitos benefícios que agregam valor ao seu imóvel.
Quais são as vantagens desse tipo de serviço?
No tópico anterior, citamos os ganhos adquiridos com a contratação de uma gestora imobiliária. Agora, nos aprofundaremos ainda mais em alguns benefícios. Acompanhe!
1. Prestação de contas
Um artigo recente do site Agência Brasil citou um relatório do Banco Central que revela o número de inadimplentes em nosso país. Ao todo, 62 milhões de brasileiros têm dívidas atrasadas. É claro que essa “onda negativa” também afeta o setor imobiliário, gerando muita ansiedade entre os proprietários.
Afinal, não é só uma questão de prejuízo financeiro: ainda há o constrangimento de cobrar as prestações vencidas do aluguel. Quando uma administradora de imóveis é contratada, o proprietário fica tranquilo com essa prestação de contas.
Além da cobrança, a empresa cuida do reajuste anual da locação e da aplicação de possíveis multas e penalidades. Sendo assim, o dono do imóvel receberá mensalmente a quantia do seu aluguel e um relatório da gestora, com as receitas, despesas e demais movimentações relacionadas ao bem.
2. Recrutamento de funcionários
No caso dos condomínios, existem muitos serviços de limpeza, manutenção e segurança que exigem a contratação de equipes com vários profissionais. Realizar um processo de recrutamento e seleção não é algo fácil, mas é preciso ser eficiente. Lembre-se de que uma admissão errada compromete a gestão do condomínio, além de provocar prejuízos financeiros.
Para evitar isso, a melhor atitude é deixar a tarefa sob responsabilidade da gestora imobiliária. Com uma equipe interna de Recursos Humanos, a empresa identifica quais candidatos têm o perfil ideal para preencherem determinadas vagas.
Então, os escolhidos passam por um processo que envolve entrevistas e outras técnicas que testam a competência profissional e a compatibilidade com as funções do cargo. Em vista disso, os moradores poderão contar com trabalhadores qualificados e que prestam bons serviços.
3. Gestão condominial
Durante muito tempo, o síndico (normalmente um morador) era o único responsável pela gestão de um condomínio. Após a aprovação da lei nº 4.591/64, porém, essa situação mudou. No artigo 22, foi estipulada a permissão para contratar um síndico (pessoa física ou jurídica) não condômino.
Desde então, muitos empreendimentos entregaram suas gestões internas a empresas administradoras. O trabalho delas começa na fase de implantação do condomínio, englobando:
- a análise do projeto da obra;
- a elaboração de documentos importantes (regimento interno, previsão orçamentária e convenção);
- a instauração da assembleia geral de instalação do condomínio;
- a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Em seguida, inicia-se o processo de planejamento e economia, no qual são elaborados objetivos e metas baseados na legislação, no regulamento interno e na convenção. Sendo assim, é elaborada uma administração estratégica operacional, para que todos os setores funcionem com eficiência.
4. Resolução de conflitos
A mediação de conflitos é um dos processos mais delicados e desafiadores da gestão condominial. Devido à grande quantidade de pessoas que convive no mesmo espaço, os motivos para reclamações são vários. Caso essas questões não sejam solucionadas, a paz do condomínio fica comprometida — um dos resultados negativos é a falta de harmonia nas reuniões, o que leva a discussões acaloradas e nenhum acordo.
Embora não seja uma tarefa agradável, intermediar conflitos é extremamente importante. Por isso, é preciso contar com profissionais que entendem das questões legais que envolvem os direitos e deveres dos moradores. Com uma boa mediação, muitas vezes é possível evitar a abertura de processos judiciais que desgastam os envolvidos emocional e financeiramente.
5. Análise de contratos
Outro benefício de contratar uma administradora de imóveis é a análise dos contratos. Essa etapa costuma gerar dúvidas entre as partes envolvidas, mas não pode haver erros no documento. Por isso, a gestora realiza uma avaliação com base nos dados pessoais daqueles que constam no contrato.
Toda a documentação exigida por lei é recolhida, o contrato é redigido e, se for o caso, é escolhido o tipo de garantia locatícia. Visto que a empresa conta com profissionais que entendem sobre dispositivos jurídicos, o contrato será celebrado segundo a lei, algo que garante a segurança dos envolvidos.
6. Vistoria do imóvel
Não é raro ouvirmos histórias de locadores enfurecidos com os danos causados pelos locatários no imóvel. Às vezes, quando a briga chega à justiça, fica uma palavra contra a outra, pois o inquilino nega e o proprietário não tem como provar se o prejuízo foi causado antes ou durante a locação.
A administradora, por sua vez, realiza uma vistoria detalhada sempre que o imóvel é desocupado. Quaisquer falhas são identificadas e apontadas no relatório. Comparando-o ao documento redigido antes da locação, é possível descobrir quem é o responsável pelo dano.
Seja como for, o imóvel é entregue ao novo inquilino conservado, com a comprovação exibida no laudo de vistoria e assinada pelos técnicos da administradora.
7. Divulgação do imóvel
Atualmente, os proprietários precisam elaborar uma estratégia de marketing digital para a divulgação de seus imóveis na internet. Essa prática facilita a locação da moradia, pois, segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada pelo G1, o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas.
Porém, para atrair o público certo, a publicidade precisa ser feita por profissionais especializados. Com o auxílio da administradora de imóveis, a divulgação da moradia ocorre de acordo com as técnicas de otimização para conteúdos virtuais. Dessa forma, o proprietário não terá prejuízos com um imóvel desocupado durante longos períodos.
A que conclusão chegamos? Se o imóvel é um patrimônio voltado à geração de renda, precisa ser gerenciado como qualquer outro investimento importante, concorda? Como vimos, uma empresa especializada na gestão de imóveis é a solução para alcançar o sucesso nesse tipo de negócio.
Agora que você já entendeu a importância de uma administradora de imóveis, o que acha de desfrutar das vantagens desses serviços? Entre em contato conosco e aproveite a tranquilidade de ter seu patrimônio bem cuidado!
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