Para que um condomínio funcione adequadamente, é preciso que tenha recursos à sua disposição. É para isso que serve a taxa de condomínio cobrada dos moradores e proprietários. Porém, ela não serve apenas para lidar com as despesas recorrentes. Também é necessário ter um fundo de reserva do condomínio para arcar com custos de emergência e reformas na medida do necessário.
Além de reter o dinheiro, é necessário fazer um bom trabalho de administração desse fundo. Trata-se de uma tarefa importante, mas também difícil para o síndico ou administrador. Em alguns casos, isso faz com que ela seja deixada de lado por muito tempo, até o ponto em que isso começa a gerar problemas.
Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar sobre a importância da gestão do fundo de reserva e trazer algumas dicas. Acompanhe!
Por que é importante administrar bem o fundo de reserva do condomínio?
Como já mencionamos, a gestão correta desse fundo é muito importante para garantir seu bom uso. Confira alguns dos motivos a seguir.
Otimizar o uso dos seus recursos
Quando há uma reforma ou melhoria, é necessário usar o fundo de reserva para cobrir essas despesas. Porém, se os gastos não forem bem planejados, pode ser que você desperdice o dinheiro do condomínio sem necessidade. Uma boa administração ajuda a fazer mais com os mesmos recursos.
Evitar defasagem no orçamento
Outra tarefa da administração é garantir que o planejamento financeiro seja seguido. Para isso, os dados bancários do condomínio devem estar sempre atualizados e esclarecidos. Um pouco de atenção é indispensável para evitar defasagem entre o dinheiro real e o que consta no balanço do condomínio.
Preparar-se para emergências
Por fim, mas não menos importante, uma boa gestão também ajuda a preparar o orçamento do condomínio para emergências. Dessa forma, caso ocorra algum defeito na estrutura dos edifícios, ele pode ser resolvido sem grandes dificuldades ou impor taxas extras aos moradores.
Quais são as dicas para administrar o fundo de reserva de condomínio?
Sabemos que se trata de uma tarefa difícil. Por isso, listamos abaixo algumas dicas que você pode implementar para facilitar seu trabalho.
Tenha uma conta separada
Se o dinheiro do orçamento padrão e do fundo de reserva estiverem na mesma conta, fica bem mais difícil manter esses números sob controle. Para facilitar a tarefa, o mais indicado é ter uma conta separada para esse fundo, evitando que ele seja gasto por acidente.
Defina as limitações e o percentual de uso
No geral, há um mínimo necessário em reserva para que o condomínio esteja seguro contra certas emergências e acidentes. Diante disso, o ideal é discutir a questão com os moradores, definindo quanto do fundo de reserva do condomínio pode ser usado e para que propósito.
Agora você entende melhor por que e como administrar o fundo de reserva do condomínio. Naturalmente, o papel do síndico é indispensável nesse caso, assim como na gestão de todas as finanças da empresa.
Quer se aprofundar um pouco mais no tema? Então, veja também quais são as principais despesas de condomínio e como gerenciá-las.
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